Encarte do canto praia grande clássico. Qual Cd usar?

O sonho de todo curiozeiro é ver seu pardo encartar o canto praia grande clássico ou outro canto clássico regional. 
Dizem os curiozeiros experientes que em um filhote de curió, apenas 30% depende do pássaro (genética) e a porcentagem maior, 70%, depende única e exclusivamente do treinamento que o mantenedor ministrar ao curió. 
Em tese eles estão certos, para ter um curió que desemboque uma boa cantoria, dependerá de muito esforço e dedicação do proprietário no encarte do canto desejado.
O encarte de canto praia grande clássico é um enigma, muitos filhotes já nascem com dom de cantar muito e precocemente, encartando um canto cada vez mais limpo, vindo a desenvolver um canto perfeito, sem erros, com ótima voz, andamento e balanço, desenvolvendo um canto melodioso que agrada nossos ouvidos.
Outros filhotes, mesmo recebendo aulas de canto de Cd e ouvido o canto do curió mestre ao vivo, demoram um pouco mais para encartar, mas acabam encartando o canto praia grande clássico, muitas vezes se destacando como excelentes repetidores.
Há filhotes, que mesmo com o esforço e dedicação de seu mantenedor em vê-lo encartado, aprendem um canto com defeitos ou muitas vezes não aprendem a cantar, mesmo recebendo treinamento com Cd de canto e ouvindo o mestre ao vivo. Muitos acham que um curió, depois de preto irá encartar um canto clássico, ledo engano, um filhote de curió até os 6 meses de idade já demonstrará como será quando adulto.
Os Cds de canto para encarte dependerá obviamente da preferência do proprietário do filhote, seja ele praia grande clássico ou outro canto regional clássico.
Vamos mencionar sobre os Cds de canto praia grande clássico, canto difundido no Estado de São Paulo nos dias de hoje  muito apreciado e admirado em quase todos os estados do país.
Existe a venda variados selos de Cds para encarte de canto praia grande aos curiós, todos muito bons sem dúvida, sendo a escolha do Cd um critério do mantenedor do filhote, que decidirá qual Selo será melhor para seu pardo, para encarte do canto praia grande clássico.
Eu particularmente costumo usar o Cd Praia Grande Clássico Selo Vermelho até firmar o canto, após mudo para o Cd Praia Grande Clássico Selo Prata FH 30 anos, Sem Repetição. 
Respeito opiniões contrárias, muitos curiozeiros não mudam nunca de Cd, usam o mesmo cd para ensinar o curió pardo a cantar e para manutenção do canto, mesmo depois de preto.
Eu costumo usar o Selo Vermelho por ser um Cd com as notas mais lentas e mais alongadas, o que facilita o filhote a assimilar o canto. Após estar firme de notas, mudo para o Selo Prata FH 30 anos, Sem Repetição. 
Talvez eu esteja errado, mas usar um Cd "com repetição" não fará do curió um repetidor, a repetição do canto é nato do pássaro e dependendo da genética, irá repetir mesmo sendo encartado com um cd "Sem Repetição". 
O treinamento que costumo usar para encartar o pardo é o seguinte: uso um aparelho Tectron, tocando 30 minutos com intervalo de 30 minutos de descanso, ligando o aparelho às 06:00h e desligando às 18:00h. É aconselhável usar um curió, com canto praia grande clássico, uma hora por dia, sempre com isolamento visual entre o mestre ao vivo e o aprendiz. 
Não sou dono da verdade, mas se observarmos veremos que qualquer Cd, independente de Selo, é bom para encarte do canto praia grande clássico.
Os curiós que já se destacaram em torneios, usaram vários "Selos" de Cds de canto, obviamente todos descendentes de grandes raçadores e também da abnegada dedicação de seus proprietários no treinamento de encarte do canto praia grande clássico.

Observe que os Selos usados aos curiós campeões brasileiros foram vários:

- O Curió Cyborg foi encartado no Selo Marrom e imigrou para o Selo Ouro;

- O Curió Big Brother foi encartado no Selo Laranja e depois passou para o Selo Azul;

- O Curió Viola Neto foi encartado no marrom e imigrou para o Selo Ouro;

- O Curió Lual do Valle, segundo soube por amigos, foi encartado no Selo Azul e passou para o Selo Prata;

- O Curió Muralha foi encartado no Selo Ouro Master, imigrou para o Prata na época do Mineirinho e depois, definitivamente para o Selo Prata 30 Anos a partir do Torneio da SERCA de 2008;

- O Curió Professor, ouvi dizer que foi encartado no Selo Prata.

Os atuais curiós de destaque nos torneios, não tenho conhecimento em qual Selo foi usado para o encarte do canto praia grande clássico.
No encarte devemos usar um aparelho e alto falantes de boa qualidade de som, usando necessariamente Cds bem gravados e sem defeitos, pois pelo que se sabe um curió aprende por imitação e um som distorcido ou com riscos no Cd irá atrapalhar o curió no aprendizado, aprendendo a cantar com defeitos.
Devemos frisar também que um curió, não canta o ano todo e nem todos os dias. 
O curió, comparando com nós, tem dias que pode estar com alguma indisposição e não está com vontade de (Autorizado a publicação em Sites e Blogs, desde que cite a fonte e o autor do artigo).com suas atribuições, tendo dias que está motivado a cantar, outros dias nem tanto. Nos dias frios, principalmente na região Sul, um curió dificilmente cantará e se cantar, com certeza cantará pouco e com algumas imperfeições.
A época do ano mais propícia para o curió cantar, com motivação e elegância é durante o período reprodutivo, ou seja, de setembro a fevereiro.
Vale a pena o esforço no encarte de canto, pois um curió canto praia grande clássico com andamento, balanço, voz e melodia, emitindo notas comparado com o acorde de um afinado violino, alegra e encanta quem ouve.

Vilson de Souza.