Curiós que fizeram história - HISTÓRIA DO CURIÓ MURALHA.

O Curió MURALHA em sua curta trajetória, pouco mais de 4 anos de idade, ficou conhecido entre os curiós que se destacaram no canto Praia Grande Clássico, deixando o seu legado marcado na eternidade e entrando para os anais da história.
Nasceu no dia 15 de dezembro de 2006, filho de Faraó X Esmeralda, no Criadouro Mineirinho do Sr. José Dimas Rodrigues, na cidade de Pouso Alegre, Sul de Minas Gerais.
Foi adquirido com 36 dias pelo Dr. Antonio José Franco de Souza Pêcego, da cidade de Uberlândia-MG, o qual merece todos os créditos pelo esforço e dedicação no encarte do canto Praia Grande Clássico.
O Curió MURALHA foi Campeão Brasileiro com Repetição em 2007, quando pardo. Em 2008, já preto, foi Campeão Brasileiro no Praia Grande Clássico com Repetição e Campeão do Torneio dos Campeões na mesma temporada, feito triplamente inédito, isto porque nunca houve nenhum curió pardo que no seu primeiro ano de preto tenha sido Campeão Brasileiro na principal categoria, ou seja, no Praia Grande Clássico com Repetição, que lhe valeu o famoso Troféu Ana Dias, bem como cumulativamente sido o Campeão do Torneio dos Campeões, isso ainda depois de ter sido Campeão Brasileiro de pardo, isto tudo pela FEBRAPS.
Em agosto de 2009, o Curió MURALHA passou para as mão do Sr. Israel Iraídes da Costa, o qual fez um brilhante trabalho como mantenedor, e mais uma vez esse admirável curió foi Campeão do Torneio dos Campeões no ano de 2010, pela FEOSP.
O Curió MURALHA morreu no dia 24 maio de 2011, (com 4 anos, 5 meses e 9 dias), deixando o seu nome gravado para a eternidade, pois, os curiozeiros ao citarem os melhores curiós, obrigatoriamente deverá estar incluído. 
Ao Dr. Pêcego (formador), ao Sr. Dimas - Mineirinho (criador), e ao Sr. Israel (proprietário), os nossos agradecimentos por sua abnegável dedicação e sempre deverão sentir-se orgulhosos por terem conduzido um pássaro de tamanha dimensão.

Vilson de Souza.

Veja abaixo videos produzidos pela Revista Passarinheiros & Cia, homenageando o lendário Curió Muralha: