Importância do tenébrio molitor na alimentação dos pássaros. Como produzir tenébrio molitor.

Para quem quer ter um curió de qualidade, saudável, bem alimentado, e com disposição para cantar, vale a pena o esforço.
Um pássaro saudável, com uma bela plumagem, com disposição para cantar e se reproduzir, depende unicamente de uma alimentação balanceada com mistura de sementes, verduras, banho de sol, água mineral ou filtrada, banho de sol, etc, isso todo passarinheiro sabe. 

Todos nós gostamos de carne, principalmente um suculento churrasco, exceto os vegetarianos. Os pássaros também gostam de carne e no caso a carne dos pássaros é o "tenébrio molitor", por muitos conhecido como "larva" ou "bicho-da-farinha". 

Tenébrio molitor: É o nome dado às larvas do Tenébrio molitor, um besouro do gênero Tenébrio, representante típico da família dos tenebrionídeos, de cor preta ou pardo-escura. Como todos os insectos holometabólicos, atravessa quatro estágios na vida: ovo, larva, pupa, e adulto. As larvas medem tipicamente cerca de 2,5 cm e os besouros adultos vão de 1,25 cm a 1,85 cm de comprimento.

É de vital importância alimentar os curiós com tenébrio molitor, devido ao alto valor nutricional. Para alimentar os filhotes, basta colocar tenébrios na gaiola, que a fêmea se encarrega de alimentá-los, servindo em média 2 a 3 larvas na parte da manhã e 2 a 3 larvas na parte da tarde, por filhote, além de servir ovo com farinhada e tratamento manual no palito ou seringa com papa para filhotes.
Ao curió adulto eu costumo servir 12 larvas por dia.

Muitos curiozeiros não tratam seus curiós com tenébrio molitor por ser difícil de conseguir as larvas, apesar de que hoje em dia já se encontra a venda em pequenas porções vivas, nas agropecuárias e casa que vendem produtos para pássaros.

A criação de tenébrio molitor é relativamente fácil e se você estiver a fim de encarar esse desafio, vou repassar umas dicas de como criar aí em sua casa essas nutrientes larvas.


Criação de Tenébrio Monitor


Para iniciar uma criação de tenébrio monitor em sua casa você necessita-se de uma caixa com aproximadamente 40X40X30 cm. Você encontra a venda em agropecuárias ou casas que vendem produtos para pássaros.


A caixa deverá ser provida de tampa telada, uma vez que os besouros adultos tem asas e portanto podem escapar com facilidade. 

Adquira em uma agropecuária ou casas que vendem produtos para pássaros o farelo de trigo, encha 80% da caixa com farelo de trigo. sobre o farelo de trigo coloque pedaços de 1 banana cortada em sentido longitudinal, com uma espessura aproximada de 2 cm. coloque 1 maçã cortada em quatro pedaços. Coloque 1 pão francês cortado em duas partes. Isso irá servir de alimento para os besouros. Pedaços de embalagem de ovo (bandeja de papelão) ou pedaço de pano dobrado sobre o conjunto: (farelo de trigo, banana e maçã) irão facilitar a captura dos besourinhos, pois estes tendem a se agrupar nas cavas da bendeja de ovo de papelão ou nas dobras do pano. 

O ambiente deve ser mantido relativamente seco, uma vez que os tenébrios não se desenvolvem bem na presença de umidade.

Em 5 a 6 meses ocorre todo o ciclo do besouro (larva, crisálida, besouro). Se você conseguir com um amigo passarinheiro, que já produzir o tenébrio molitor, alguns besouros, as larvar nascerão em menos tempo, em média de 1 a 2 meses.


As larvas se movimentam rapidamente juntamente com os besouro pequenos, já as larvas que estão paradas quase mortas vão se transformar em crisálida e depois em besouro que botarão ovos para o nascimento de outras larvas. Manter longe do alcance de predadores, como exemplo a formiga.


Quando sua criação de tenébrio monitor estiver pronta, separe algumas larvas, e as coloque em um pote pequeno com leite em pó. As larvas vão se alimentar com o leite em pó e quando consumidas pelo filhotes, se tornarão um alimento duplamente rico em proteínas. 

A alimentação dos filhotes com tenébrio molitor deve ser deixado por conta das mães. Você não deve colocar o tenébrio monitor diretamente no ninho dos filhotes, e sim colocar em um comedouro de aclílico transparente e deixar que a mãe faça isso.


Nesse momento é importante observar os cuidados que as mães dispensam quando estão alimentando os filhotes com tenébrio molitor. Um espetáculo incrível!


Deixar a disposição da mãe 2 a 3 tenébrios (larvas) na parte da manhã e 2 a 3 tenébrios (larvas) na parte da tarde, para cada filhote por Dia. 

O tenébrio monitor é como se fosse "carne" para os curiós, ou seja, um complemento alimentar, não é um alimento único, portanto deixe a disposição dos curiós os alimentos de praxe que costuma por nos comedouros da gaiola.

Não esqueça: Quando sua criação de tenébrio monitor estiver pronta, separe algumas larvas, e as coloque em um pote pequeno com leite em pó. As larvas vão se alimentar com o leite em pó e quando consumidas pelo filhotes, se tornarão um alimento duplamente rico em proteínas. 
Para quem quer ter um curió de qualidade, saudável, bem alimentado, e com disposição para cantar, vale a pena o esforço.

Um abraço!

Vilson de Souza.