Dicas na formação do curió canto praia grande clássico.

Um erro comum de quem inicia nos curiós é a mudança constante do curió de lugar, ou seja do "prego". Também já cometi esse erro.
O curió é territorialista, e para ser disposto e valente, primeiro tem que ser valente no seu micro território, ao redor do seu preguinho.
Esse preguinho, pode ser a estaca onde ele fica, o pequeno cômodo acústico em sua casa ou até mesmo um prego na parede.
Deixe o pardo ter o seu território, cantando bem e valente e só comece a puxá-lo, ou seja, levá-lo para outro local ou estaca, quando estiver firme de notas, sem gritos ou cortando o canto.
Quando sentir que ele está seguro cantando fora do seu "prego", mude o local de puxá-lo, ou seja, mude a estaca de lugar ou o prego onde habitualmente o colocava, fora do seu micro território. 
Para quem pensa em torneios é interessante que o pássaro durma a noite encapado para se acostumar com capa, e quando for puxá-lo coloque a capa, espere alguns minutos e ai sim coloque-o na estaca, ou em outro prego. Se não cantou em 5 minutos, capa e prego novamente.
O curió é territorialista, e seu instinto é cantar para atrair a fêmea e demarcar seu ambiente. Curió que fica frouxo, mole ou pouco apresentador, com certeza o culpado é o dono, a inteira falta de "munheca". Isto tem que ser condicionado desde filhote, como uma criança, para que não tenha traumas. Claro, levantar um curió já adulto é possível, mas muito mais difícil sem meios artificiais como fêmeas ou "chias". 
Não brinque com o pardo, não converse ou estale dedos. O pássaro fica lerdo e manhoso (também já cometi esse erro). Quando estiver valente, eventualmente pode-se fazer isto, mas principalmente se ele veio até você. Curió bom canta fácil em qualquer lugar e em qualquer hora. Se ele encasalar com você, se for levá-lo a um torneio é a mesma coisa de levar uma fêmea no carro.
Coloque o Cd em volume bem baixo, e preferivelmente som entre os intervalos. O pássaro acostuma-se com a voz humana, além de ser estimulado pelo barulho. O volume alto inibe inicialmente o pássaro, além de distorcer o som.
Quando estiver firme de notas, cantando bem, aumente o volume do som para estimular a demanda. 
Cada um defende seu peixe, mas na minha opinião Cd não faz passarinho repetir. Repetição é genético. Um bom Cd para encartamento seria um feito da seguinte forma: Entrada alteada em 10% de volume, com três samaritás, todas cantadas com 4 batidas de praia e fechamento com 5 batidas de praia, intervalos longos de 30 segundos a 1 minuto em cada cantada, sendo desta forma: 3-3-3 e 6 repetições. Este intervalo de certa forma previne do curió repetidor vir a dar "retorno", e a menor repetição estimula talvez o "fechamento de canto". Atualmente nos torneios de canto, o curió fechador sai na frente.
O balanço e o andamento são do curió, acredito que o Cd tem pouca influência. 
Uma dica que esquenta muito o pássaro antes de ser puxado é o milho verde. Condicione-o com milho verde 30 minutos antes de puxá-lo, e quando for fazê-lo tire o milho verde da gaiola. O milho verde hidrata rápido, e esquenta o curió, além de melhorar as fezes. Se estiver muito quente, o pepino é uma boa pedida.
O amigo Pêcego é certo ao dizer que não se deve gastar as baterias do curió antes da estaca, não importa se cantou bem no carro, no colo ou no café da manhã, o importante é cantar nos 5 minutos. Não abra o curió antes da prova, no máximo mostre o local para o mesmo, a estaca que irá cantar, deixe dar uma ou duas cantadas, para marcar o ambiente e só.
Quando estiver firme dentro de casa, ou nos domínios da mesma, comece os passeios com carro, inicialmente com a gaiola encapada. Apenas andar de carro já é muito valido, para se acostumar com o barulho, com o som, os mexidos e adquirir resistência. Curió é "maria gasolina", adora passeios, mas na hora certa. Aguente a ansiedade, e não prejudique seu campeão.
Para quem usa mestre ao vivo, tente colocá-lo principalmente pela manhã, pouco tempo ao dia. O contrário vale para mestres que não brincam durante o dia, rasgam pouco, e não cantam "mole" durante o dia.
Mestre também erra, rasga, alguns dão até "QUIM TÓI", por isto use-o com parcimônia. O melhor mestre é o de pouca repetição, em torno de 4 a 6 samaritá. Se o filhote for encartado em Cd de grande repetição ou com mestre muito repetidor, tem chance alta de "pegar carona" no Cd, e "comer" a entrada de canto.
Tem gente que entope o pássaro com o Cd ligado o dia todo. Pura toliçe. O pai no mato canta de longe, e o filhote escuta poucas vezes ao dia. Seja observador e procure entender o que o pássaro está lhe dizendo.
Acho suficiente o Cd ser tocado apenas poucas vezes ao dia, ou para quem usa o timer, uma boa pedida é 20 minutos ligado por 60 minutos desligado com som de rádio FM durante este intervalo. O Cd com muita repetição, tocado o dia inteiro induz o curió a não dar a entrada, e já começar no "QUIM QUIM" - módulo de repetição.
O Cd sem repetição, tocado constantemente, pode induzir ao "retorno de canto". O Mantenedor deve ter feeling para conhecer e corrigir rapidamente este tipo de falha.
Se necessário for, consulte um amigo de confiança, honesto preferivelmente que não esteja disposto a comprar o seu pássaro. Sempre que um "amigo" estiver indo muito a sua casa, falando mal de pássaro de outros e principalmente, colocando defeitos no seu, desconfie: ele está querendo comprar seu curió. 
Não o venda sem antes consultar um grupo de discussão nas redes sociais ou ainda, como já disse, um amigo de confiança. Grave-o, divulgue-o no You Tube e receberá nas redes sociais muitas dicas de grandes criadores, que entendem e terão boa vontade em ajudá-lo.
Não mude o Cd que o pássaro ouviu no ninho, resista aos palpiteiros, eles são muitos. Repetição é genética, não acredito que um Cd faça um pássaro repetir, mas como já disse, a venda de Cds da lucro para as lojas que vendem.
Se ouviu o Selo Prata 30 anos, mantenha-o. Uma boa dica é a gravação, por exemplo de dois curiós diferentes com selo igual, como o Ana Dias e o Olho D´agua, um canta e outro responde. Deve-se altear a entrada do Olho D´agua, pois a mesma é mais baixa, e tive amigos que o usaram apenas ele, e o filhote veio "comendo" o "TI TUI".
Na minha experiência, o Cd Prata Fast encarta mais rápido, mas também perde-se mais fácil, pois tem notas mais curtas, e por ser mais rápido, o pássaro pode pular mais facilmente uma ou outra nota. Quanto maior a velocidade, maior a freqüência da nota emitida, e por isto, mais fácil o encartamento. 
Por isto alguns curiós tendem a pular o segundo "TE", é da ligação ou o segundo "QUIM" após o samaritá. Em alguns Cds de canto, com o uso de programas de gravação, pode-se perceber esta alteração de freqüência. Como diz o amigo Gilson Barbosa, cada curió tem o seu próprio disco.
Se o curió falha alguma nota, o ideal é a gravação de um Cd personalizado, usando programa específico (soundfourge ou audacity por exemplo), com a nota alteada em 10 a 20% do volume no máximo, para se evitar distorção.
Alguns acreditam que o curió deve ficar afastado mais que 5 cm da parede para encartar mais fácil... não sei dizer se isso é verdade.
Se for comprar um filhote e o no criatório as fêmeas que estão com filhotes estiverem perto de muitas fêmeas solteiras (cantam e dão "QUIM TÓI" ou de galadores cantando e rasgando no criatório... fique de olho... pode perder tempo e ou dinheiro. Pode dar até certo, mas prevalecerá a sorte.
Acredito que o curió sai com 70% do encartamento do criatório. Ouviu besteira, vai falar besteira.
ahhhhh mas os galadores ficam longe, o filhote não ouve... as minhas fêmeas cantam praia, não atrapalha.... Não é verdade! Só quem Já caçou sabe, sem o caçador ouvir o curió já dá o sinal, ele já ouviu o outro há muito tempo e você nem percebeu... eles ouvem há mais de 100 metros. 
Fêmeas sem filhotes dão "QUIM TÓI"(canto liso), e os filhotes pequenos ouvem. 
Se quer ter um curió clássico, imprima as notas de canto e aprenda as notas. Não seja tão tolo ao ponto de não saber porque elogiam ou criticam o seu curió. Como querer ter um clássico se não sabe ao pé da letra o que é o canto clássico, o retorno, o "QUIM TÓI", o corte. Aprenda, busque saber.
Curiós juntos... se estiverem cantando certo, em cômodos separados é possível sim. Conheço muitos criadores, com vários troféus, que deixam o pau quebrar. Mas a prática é perigosa se tem andamentos de cantos distintos ou se algum deles tem detalhes no canto. Se alguns está se saindo mal, pulando nota, aí sim, vai para capa ou para o chão. Geralmente todos confluem para uma mesma voz e andamento, daí a importância do mestre ao vivo/dominante. 
O filhote tem que ser condicionado, saiu do seu preguinho é para cantar. Tire-o de onde fica e coloque inicialmente ao lado de algum estímulo. Eu uso a torneira. No início ficam mudos, depois pialam, dai churrilham. Ficou um tempinho... trate dele, como agradecimento, igual cachorro e volte-o para seu lugar. Toda vez coloque-o neste mesmo lugar, ou seja, um preguinho do lado da pia por exemplo. Daí quando ele já estiver cantando bem neste lugar, firme de notas comece a tirar toda a capa, e ele vai dominar por completo este local.
Quando menos esperar, ele estará dominando a casa. Curió tem que ter agradecimento, igual cachorro. De trato,limpe a gaiola só depois dele cantar.
Se ele já estiver no ponto de passear, leve-o de gaiola suja, sem comida nova. No estímulo de retirar a capa para cantar, ele vai direto para o comedouro ver as novidades e petiscos.
Para ele ter confiança passeie com ele nos finais da tarde, onde o céu é mais calmo e sem muitos pássaros cantando. Ande com ele na praça, com gaiola na mão, ele vai ter confiança e estará seguro ao seu lado, de quem realmente gosta dele e o protege.
Longe de ser o dono da verdade, dissertando apenas de opinião própria, respeitando as opiniões contrárias, e tentando contribuir, estes são alguns truques que uso, após muito sofrer e muito ouvir.
Boa sorte e sucesso!

Escrito por Cleuber Barbosa de Oliveira.

Vilson de Souza.