Canto clássico e seus problemas.


1. O Canto Praia Grande Clássico.

É interessante notar que os cantos curiós diferem de acordo com suas regiões de origem. Assim, o Curió Canto Praia Grande origina-se, como o próprio nome indica, da Praia Grande, litoral sul de São Paulo. Pela sua beleza e canto de ricas notas musicais, com voz característica de Praia Grande, cujo som melodioso nos lembra os acordes de um violino, é o preferido pela grande maioria dos curiozeiros.

2. Curió que não aprende cantar Praia e só tem notas estranhas.

Pesquisas comprovaram que os curiós que não aprenderam a cantar apesar de terem ouvido o CD de Canto Praia, podem apresentar este problema por três motivos principais: 

a) o CD utilizado para o filhote pode ser uma cópia PIRATA do original, portanto fora de frequência. Os CDs originais são gravados na frequência de 3500 Hz, conforme estudo e orientação dos professores especializados na UNICAMP (Universidade de Campinas).

b) No criatório, durante os primeiros 30 dias de vida (período em que o filhote assimila o canto), ele pode ter ouvido o reprodutor ou outras fêmeas cantarem.

c) O filhote, durante o aprendizado, pode estar estressado, portanto não assimila o canto. Este stress pode vir do fato dos filhotes serem criados no mesmo gaiolão com a mãe e os irmãos. Portanto, ao adquiri-lo, medique-o com anti-stress.

3. Curió que falha nota.

Temos que entender que o curió não canta doze meses por ano. O auge de sua cantoria acontece nos meses de reprodução, que ocorre de setembro a dezembro de cada ano. Fora desta época, é normal que o curió apresente alguma deficiência em seu canto, inclusive cortes de canto e rasgadas. Caso esta falha permaneça durante o período citado acima, têm-se conseguido excelentes resultados colocando uma gaiola com uma fêmea ao lado e aumentando o volume do CD, durante 20 dias.

4. Curió não repete.

Os casos mais comuns observados são:

a) Um curió filho de um repetidor não necessariamente será um repetidor, pois pode ter absorvido geneticamente a mãe ou os avós, que não repetem. O irmão, pode ser repetidor.

b) O curió pode estar com o sistema respiratório atrofiado, e têm-se conseguido com sucesso fazê-lo repetir colocando-o numa voadeira (gaiola grande ou de criação), instalando um poleiro de cada lado, forçando-o a voar durante 30 dias, de preferência após a muda de pena, a fim de que possa exercitar e melhorar sua capacidade pulmonar.

5. Voz fina, Metálica ou Musicada.

a) Voz fina ou grossa é genético, e o filhote pode absorver a voz do pai, da mãe ou do casal significando que um filhote pode ter voz fina e o irmão, voz grossa.

b) A voz metálica (o que para o canto Praia Clássico significa defeito) o curió adquire com a má qualidade de som, principalmente quando se usa auto-falantes de carro com twiter, que é próprio para ressaltar sons metalizados. O auto-falante ideal é o tipo super-pesado, que possui o cone central de papelão.

c) A voz musicada é normalmente adquirida em ambiente que produz eco, tais como cozinha, banheiro e outros locais revestidos com azulejo. O ambiente ideal deve ser acústico, de prefência com móveis, tapetes, cortinas, etc., para suavizar o som ouvido pelo curió.

6. Sem as notas de Entrada de Canto.

Esta falha deve ser observada durante o aprendizado, ou seja, antes de completar um ano e de se tornar um vício. Normalmente, o curió que apresenta este defeito deve ter ouvido durante o seu aprendizado o canto de um CD com repetição, no qual a incidência de entrada de canto é pequena. Para corrigir, é necessário colocar um CD com canto sem repetição, contendo as duas primeiras notas alteadas e com espaço de 15 segundos entre uma cantada e outra, durante 30 dias. Recomendamos o CD Selo Vermelho. 

7. Retorno de Canto.

É chamado de retorno de canto todo o curió que durante a cantada retorna à nota de entrada de canto, o que é considerado defeito. Este curió normalmente é repetidor e durante o seu aprendizado deve ter ouvido CD com canto sem repetição, além da fase recomendada. Para corrigir, é necessário coloca-lô em um ambiente não muito claro ouvindo o CD de canto com repetição, não expondo o curió para cantar, evitando assim a persistência no vício. Recomendamos os CDs Selo Laranja, Marrom ou Azul. 

8. Notas de Batidas de Praia.

Quando o curió não tem as notas de batidas de Praia (tué tué tué) no fim de cada canto, quando tem menos que três notas ou quiser melhorar o balanço de canto, é necessário colocar um CD Selo Prata por ser o mais rico em notas deste tipo. 

9. Quim Quim Tói.

A denominação Qui Quim Tói, ou Quim Tói, equivocadamente utilizada pelos curiozeiros de São Paulo, nada mais é do que uma passagem de canto "liso" ou Canto Praia Simples, onde o curió Canto Clássico deixa de emitir oito notas, inclusive o Samaritá. É comum um curió clássico adquirir este defeito ao ouvir outro com o mesmo problema ou ao ouvir um curió Canto Praia Simples. É de conhecimento que vários curiós famosos recuperaram-se deste defeito, tendo sido isolados de outros pássaros, ouvindo somente o CD, por mais de 6 meses. 

10. CD Pirata.

Todos os CDs originais de Canto Curió Praia Grande Clássico "Ana Dias" que se encontram no mercado são gravados com a frequência correta de 3500 Hz, que conforme estudo de especialistas são as mesmas reproduzidas pelos curiós quando cantam para seus filhotes durante seu aprendizado. Ao tirar uma cópia do CD original, a frequência diminui descaracterizando o canto, fazendo com que o curió venha a ouvir as notas distorcidas. Portanto, evite o CD pirata, não comprometendo assim tanto o aprendizado do curió quanto o bom funcionamento do seu aparelho.

Fonte: www.avedomestica.com.br

Vilson de Souza.