Curiós que fizeram história - HISTÓRIA DO CURIÓ CARBONO.


O Curió Carbono nasceu no dia 19 de dezembro de 2011, na cidade de São Caetano do Sul-SP, filho de Guerreiro X Cruzada 220, no Criatório Barcelona do Sr. Iberê Mantovani.
O seu pai, Curió Guerreiro (criação do Joca), é da linhagem genética do Curió “Fugitivo” e sua mãe Cruzada 220, linhagem genética “Curumim”, fêmea que por ironia do destino veio a óbito quando seu filho Carbono e mais um irmão de ninho tinham apenas quatro dias de vida.
O Curió Carbono nasceu diferenciado, sendo precoce no encarte do canto praia clássico, pois aos seis meses de vida, abriu o canto limpo, com voz, andamento, balanço e melodia, sendo digno de um futuro campeão. Seu proprietário, Sr. Samuel Barros o puxou e na mesma hora ele cantou, sem nunca precisar treinar para cantar na estaca.
No ano de 2012, o Sr. Samuel Barros participou de nove etapas do Campeonato Brasileiro, sendo que na etapa da cidade de Lins-SP, ficou em 1º lugar no Canto Praia Clássico Pardo Sem Repetição. Ao final do campeonato, ficou em 5º lugar no canto Praia Clássico Pardo Com Repetição.
No ano de 2013, o Curió Carbono foi disponibilizado para o Sr. Vitor Padovan de São Paulo-SP, sendo que após algumas semanas depois de adquirido, o Sr. Vitor o deixou na casa de seus pais, vindo a fugir da gaiola, o que desesperou a todos, pois imagine um curió solto na cidade de São Paulo, provavelmente morreria de fome ou seria morto por algum gato em algum telhado, sem considerar que seria uma perda lastimável. Diante do acontecido, o Sr. Vitor desencadeou uma “Operação Resgate”, pedindo ajuda a Deus, pois só por milagre o resgataria, pois todos sabem que um pássaro nascido e criado em ambiente doméstico, se fugir da gaiola, dificilmente ficará por perto e devido ao susto de estar em um mundo diferente ao seu lar “gaiola”, voará sem destino para bem longe. Com a ajuda de Deus o milagre aconteceu e após sete horas debaixo de um sol muito forte, o Sr. Vitor conseguiu pegá-lo em uma árvore próximo a sua residência.
O Curió Carbono participou em 2013 de 16 das 17 etapas no Campeonato Brasileiro, já como preto, disputando com cerca de 150 curiós e conquistou o Campeão Brasileiro/2013, pela FEOSP, já sendo considerado campeão com quatro etapas de antecedência, (fato inédito), na categoria Canto Praia Clássico com Repetição, conquistando assim o Troféu Ana Dias – O OSCAR DO CURIÓ, sem dúvidas, o troféu mais sonhado e cobiçado por todos os Curiozeiros do Brasil.
Sinceros agradecimentos ao Sr.Iberê Mantovani do Criadouro Barcelona (criador), por criar esse pássaro que aos quatro dias de vida ficou órfão da fêmea mãe, o criando com muita dedicação e amor, o tratando no bico; ao Sr. Samuel Barros pelo esforço e dedicação na formação do Canto Praia Clássico, fazendo um brilhante trabalho no encarte do canto e ao Sr. Vitor Padovan que não mediu esforços e soube dar continuidade ao trabalho, fazendo um manejo perfeito e um treinamento eficaz, o transformando no Campeão Brasileiro do Canto Praia Clássico 2013. Todos são dignos de elogios, pois graças a esses admiráveis curiozeiros, que sem sombra de dúvidas, transformaram esse magnífico pássaro em um curió de canto perfeito.

Vilson de Souza.

Curió Carbono em treinamento - Veja o video.