A importância das vitaminas aos pássaros.


Uma alimentação balanceada, correta e bem equilibrada, é muito importante para os pássaros, além de um complemento alimentar, para que se possam manter uma boa saúde durante o ano todo e, conseqüentemente, estarem preparadas para a muda de penas, os torneios, a época da reprodução, entre outras fases.
Esse “reforço alimentar” é feito por meio de vitaminas, como por exemplo A, B, B1, B2, B3, B6, B12, C, D e E, além de cálcio, ferro e os aminoácidos. 

Vitamina A: Essencialmente para o crescimento dos pássaros, atua sobre audição, visão e o equilíbrio da ave. Pode ser encontrada nas verduras e na gema de ovo.

Vitamina B: Atua no sistema nervoso, previne doenças do fígado, rins e coração. Está nas cascas das sementes, verduras, gema de ovo e tomate.

Vitamina B1: Responsável pelo desenvolvimento muscular, sistema nervoso, postura e desenvolvimento de embrião. Está disponível na maçã e na gema de ovo.

Vitamina B2: Atua nos ovos, dando maior fertilidade, crescimento dos filhotes e sistema nervoso. Vale lembrar que a falta pode causar raquitismo e o peso baixo. É encontrada no alpiste e na gema de ovo.

Vitamina B3: Fortifica e mantém a textura da pele e pode ser encontrado nos cereais, almeirão e gema de ovo.

Vitamina B6: Atua sobre o fígado, sistema nervoso e no crescimento e a pele. É encontrada em cereais, almeirão e gema de ovo.

Vitamina B12: Ela é necessária no crescimento e nascimento dos filhotes e está nos complexos vitamínicos.

Vitamina C: Previne das enfermidades infecciosas no parelho respiratório. É encontrada no almeirão e na couve-manteiga, além de ser rica em ferro.

Vitamina D: Também conhecida como vitamina anti-raquitica, pois controla o aproveitamento do fósforo e do cálcio, ambos são importantes para o perfeito desenvolimento dos ossos. Os pássaros administram essa vitamina através do banho diário de sol.

Vitamina E: É uma vitamina lipossolúvel e tem a função de garantir o bom desenvolvimento do tecido muscular. É necessária para a formação das células sexuais, além de ser vital ao sangue. Pode ser encontrada em nozes, avelã, gérmem de trigo, brócolis, batata doce, leite, cereais integrais, aveia e abacate.


As verduras são muito importantes para a manutenção da vida saudável dos pássaros e o desenvolvimento dos filhotes, pois são muito bem aceitas por eles. Rica fonte de ferro, as verduras como couve-manteiga e almeirão, são um ótimo complemento alimentar, que ajudam a fortificar a saúde dos pássaros. É importante lembrar que estas verduras devem ser adquiridas em locais de boa procedência e devidamente higienizadas, lavadas em água corrente, para evitar a algum tipo de contaminação que possa comprometer a vida do pássaro.
É aconselhável o uso de verduras com coloração verde escura, como é o caso da couve e do almeirão, que contém ainda mais quantidade de ferro. A couve manteiga, por exemplo, possui 0,8 mg de ferro a cada 40 gramas. Contudo todo cuidado é pouco, antes de colocar a verdura na gaiola. Analise bem a folha, coloque para os pássaros apenas folhas sadias, sem qualquer danificação ou presença de agrotóxicos. O uso de verduras orgânicas é a mais recomendada.
Não podemos esquecer que nem todos os tipos de verduras folhosas podem ser administradas ao pássaros. O alface, por exemplo, não pode ser dado aos pássaros, pois causa diarréia e sonolência na ave, deixando-a fraca e prejudicando o plantel. A couve manteiga é rica em vitamina A e vitamina C, além de cálcio, beta caroteno e elevada quantidade de antocianinas e fibras. Por isso é a mais recomendada, além de ter maior duração, não murchando facilmente como as demais hortaliças.
Outra dica importante é sempre oferecer as verduras aos pássaros logo pela manhã, para que eles possam se fortalecer já no início do dia, repondo as energias gastas durante à noite, período em que a ave fica mais tempo sem se alimentar.

Além disso, é recomendável que as hortaliças sejam ministradas aos pássaros de duas a três vezes por semana. No caso, de fêmeas com filhotes, a verdura folhosa pode ser dada todos os dias, pois assim os filhotes podem ser tratados pela mãe com mais esta opção, que fortalecerá a saúde do filhote, o qual terá mais chance de se tornar uma ave de porte grande, saudável e forte.

Vilson de Souza.