Canto do Curió - Necessidade da Carretilha (serrada, rasgada ou rachada).


A Carretilha é de uma importância muito grande no entendimento das manifestações canoras dos Curiós, o seus significado e importâncias no contesto do aprendizado do canto leva-me a afirmar que a “Carretilha” (serrada, rasgada ou rachada etc.) é dentre as manifestações sonoras a mais importante ou uma das mais importantes pelo papel que desempenha no cortejamento das fêmeas, bem como na defesa do território.

Duas questões deverão ser levadas à apreciação no contesto da Criação Doméstica e suas finalidades:

1. Reprodução Doméstica do Curió.
2. Criação Doméstica do Curió de Canto Clássico.

Reprodução Doméstica do Curió

Na reprodução dos Curiós, e aí incluímos a reprodução doméstica a Carretilha desempenha função sexual importante. 
No cortejamento das fêmeas é elemento indispensável, na maioria dos casos as fêmeas exigem que os curiós carretilhem para elas como condição indispensável a que se coloquem em posição de Cópula, embora algumas fêmeas após o conhecimento e manejo com determinado macho, consumam o ato abrindo mão deste pré-requisito.
Este som constitui-se de uma seqüencial semelhante à de um Carrilhão contínuo, modulado e repetitivo, na maioria das vezes intercalados de “Gritos de Guerra” e vocalizações outras que se assemelham aos sons produzidos pelo trabalho das carretilhas, (em seu vai-e-vem) serrotes, ou peças de pano sendo rasgadas. Soam para as fêmeas como senhas de acesso à cópula, e mais, os machos são identificados e aceitos pelos elementos sonoros contidos na sua Carretilha. 
O ritual do acasalamento compreende várias posturas determinantes de uma maior ou menor eficiência do cortejamento e aceitação do macho pelas fêmeas. Cantadas impregnadas de Carretilhas e elementos sonoros estridentes como Ti Ti Ti, Trín Trín Trin, Vi Vi Ví etc. constitui-se características indispensáveis em Cortejadores e Galadores.
A carretilha também é usada como elemento de intimidação dos semelhantes em defesa do território, Quanto mais Carretilhador for um Curió mais eficiente será no cortejamento e defesa do seu Território.

Criação Doméstica do Curió de Canto Clássico

Na criação doméstica do curió de canto clássico busca-se a perfeição da obra canora do curió primando pela sua qualidade, originalidade e pureza do seu canto na melhor forma perfeita, tornando-se modelo digno de imitação, logo não cabe nesta definição Carretilhas nem Gritos de Guerra nem nenhum tipo de vocalização que venha contrapor os dotes de um virtuose.
Estamos pelo que nos parece em uma contradição, como exigir que um Curió abra mão de vocalização tão importante como carretilhar? No entanto não podemos aceitar elementos de cortejamento no conto de um Curió Clássico, contudo deve saber carretilhar quando necessário, porém como “Arte do Ofício” não o faz com freqüência ou não deve fazê-lo, por cuidado, técnica ou primor do seu proprietário. Curiós de Canto Clássico não devem ser despertados ao cortejamento e muito menos manejados com fêmeas para não adquirirem em seus cantos vícios de vocalizações e de cortejamento.
A Carretilha é uma Rachada de qualidade, digamos, planejada e Vetorizada no filhote atendendo assim as suas necessidades de Carretilhar, evitando improvisações por ausência desta instrução e que o Curió crie “Serradas” e “Rachadas” desprovidas de planejamento e fruto de manifestação espontânea e de má qualidade sonora. 
Todo Curió deve aprender uma Carretilha melodiosa e se possível de som “Retinido” “Tilintante” e “dobrado”, caso não tomemos esta providência fatalmente irá por conta própria improvisar uma Rasgada no momento em que seus extintos assim o exigirem, e todo o nosso trabalho ficará comprometido com tão indesejável manifestação sonora. Temos observado o costume de cantar com a incorporação de Carretilha na estrutura do canto de alguns curiós, e ainda com a incorporação de Gritos de Guerra do tipo (Voiaquiu, Taís Tais, Chau Chau, Iuil, Leco Leco, Rinha Rinha etc.) constituindo-se em defeitos gravíssimos .
Todo Curió de Canto Clássico deve aprender uma Carretilha por iniciativa do seu instrutor e usá-la moderadamente, contudo o ideal é que use o mínimo possível já que não participará de disputas canoras e muito menos de cortejamentos, contudo se necessário saberá fazê-lo com a qualidade exigidas aos Clássicos.
Curiós Carretilhadores mesmo quando possuidor de bom canto são sempre indesejáveis por possuírem maus hábitos canoros.

Escrito por Gilson F. Barbosa.

Fonte: curioonline.com.br

Vilson de Souza.
Curió cortejando a fêmea (rasgando) - veja o video abaixo: