Curiós que fizeram história - HISTÓRIA DO CURIÓ GAIOLA PRETA.


O curió "Gaiola Preta" foi um grande raçador, filho de um curió mateiro com uma fêmea de nome "Santista".
Nasceu em 1976, na cidade de Botucatú-SP, na Rua João Passos, em um viveiro, na casa do Sr. Agenor. 
Ganhou o nome de "Gaiola Preta" em virtude de que seu pai vivia em uma gaiola preta, por isto colocaram este nome no primeiro filhote.
O curió "Gaiola Preta" faz parte de um seleto grupo de curiós que ficaram nos anais da história entre os curiozeiros e deixaram sua genética espalhada por mais de 30 anos, onde fizeram parte destes legendários curiós, além do curió "Gaiola Preta", os curiós "Soberano", "Maravilha", "Miracatú", "Xodó", "Mirante", "Xamego", entre outros.
O curió "Gaiola Preta" foi considerado um dos maiores “raçadores“ de todos os tempos e possuiu a fantástica capacidade de passar suas características genéticas aos seus filhotes. 
Por mais de 20 anos o curió "Gaiola Preta" pertenceu ao Sr. Hermínio de Botucatú-SP. Nunca se destacou em torneios porque seu proprietário não se interessava em participar. O Sr. Herminio costumava emprestá-lo para amigos criarem, e um destes era o Dr. Antonio Seconha, de Botucatú-SP, o qual com a fêmea de nome "Esperança" tirou vários filhotes dele, entre eles os curós "Amanhecer", "Entardecer" e "Estrela da Serra, sendo que este último pertenceu ao Sr. Antonio Pereira, de Botucatu-SP. 
O curió "Gaiola Preta" gerou filhos conhecidos, entre eles o curió "Tilim", que pertenceu ao Sr. Jair de Marília e o curió "Matuto", considerado o mais refinado, filho do "Gaiola Preta" com sua própria mãe (Santista).
O último proprietário do curió "Gaiola Preta" foi o Sr. Luiz Negrisoli (paulista que reside em Rio Branco-AC), o qual possuiu três curiós galadores, filhos do curió "Gaiola Preta", que perpetuou a sua genética e pode provavelmente estar inserido hoje em nossos curós galadores, sejam eles com fator genético desses três curiós do Sr. Luiz Negrisoli ou dos curiós "Tilim", "Matuto", entre outros.
Contam os curiozeiros que conheceram o Curió "Gaiola Preta" que em uma das vezes que foi emprestado, ficou no meio de vários Canários da Terra, mesmo assim, na plenitude da forma, passava 30 cantos. 
Tal pai, tal filhos, o Curió "Gaiola Preta" gerou excelentes filhos conhecidos e famosos, entre eles: O Curió "Tilim" um excepcional curió galador; o Curió "Matuto", Considerado o mais refinado, filho do Curió "Gaiola Preta" com sua própria mãe (Santista). 
Por mais de 12 anos o Curió "Matuto" foi de propriedade do Sr. Odair de Jundiaí-SP, onde gerou mais de uma dezena de filhotes que se saíram excelentes repetidores que passavam muitos samaritás: são eles os Curiós "Limoeiro", "Timoneiro", "Goiano", "Albatróz", Navegante", "Resplendor", "Caxingui", "Bethoven" e "Pavaroti".
Durante seus 22 anos que ficou com o Sr. Hemínio, o Curió "Gaiola Preta" recebeu inúmeras propostas de compra, porém nunca se interessou em vendê-lo. 
O Sr. Luiz Negrisoli (paulista que reside em Rio Branco-AC) já estava pesquisando sua raça e procurando descendentes dele, contactou com o Sr. Hemínio sobre a possibilidade da venda. Como o Sr. Hemínio estava bastante ocupado com seus afazeres profissionais e vendo que o Sr. Luiz se interessava por ele para poder manter sua genética viva, depois de pensar, juntamente com a esposa, concordou em vendê-lo.
O Sr. Luiz tirou três filhotes com ele. Um deles não deu repetidor e não cantava bem, porém já tirou filhotes repetidores e de bom canto. O Sr. Luiz tentou repetir suas cruzas para chegar o mais próximo possível do pai. O Sr. Luiz também trabalhou para difundir a modalidade de canto praia grande na região de Rio Branco-AC.
Os curiozeiros que conheceram o Curió "Gaiola Preta" contam que depois que estava com Sr. Luiz, "Gaiola Preta" sofreu um acidente, quando foi atacado por um rato e teve seus dedos mordidos, e por esse motivo tiveram de amputar.
O Curió "Gaiola Preta" até mesmo no dia de sua morte se portou fora de série e sensacional. Relatos do Sr. Luiz, que no dia 22 de outubro de 2005, um sábado, o curió "Gaiola Preta" galou uma fêmea, filha de Miragem e Safira, as 06:00 horas da manhã, ás 11:00 horas o Sr. Luiz ainda o viu cantando na prateleira das fêmeas no criadouro. Às 12:00 horas, quando o Sr. Luiz foi fechar a porta do Criadouro para ir almoçar, constatou que o Curió "Gaiola Preta" havia morrido. Deixou quatro fêmeas galadas com nove ovos cheios. 
O Sr. Luiz se sentiu feliz e satisfeito por ter sido proprietário deste extraordinário Curió. Através dele, o Norte do Brasil, Estados do Acre e do Pará, ficaram conhecidos no meio dos criadores de curiós de canto praia grande.
Todos os anos criadores de curió tiram filhotes que encartam cantos praia grande clássicos e repetidores. 
Na cidade de Belém-PA, o Curió "GP-20", filho de "Gaiola Preta" fez sucesso gerando vários filhotes encartados e repetidores. O Curió "GP-01", filho de ("Gaiola Preta" X "Fêmea Mateira") transmitiu a raça, deixando espalhada a genética para mais de 50% de seus filhotes.
Não há registro do dia e mês de nascimento do Curió "Gaiola Preta", só que nasceu no ano de 1976 e faleceu em 22 de outubro de 2005, portanto em 29 anos de vida, fez história e deixou sua genética espalhadas por vários estados brasileiros, inclusive o seu curió ou seus curiós que você possui hoje, podem ter herdado genética desse notório e extraordinário curió raçador.
Escrito por: Paulo Schiavon - colaborou: Sr. Luiz Negrisoli, em 8/11/2003.


A Morte do Curió "GAIOLA PRETA".

Coroando seu período de vida, até mesmo na morte "Gaiola Preta" se portou fora de série e sensacional.
Dia 22 de outubro de 2005, um sábado, galou uma fêmea, filha de "Miragem" e "Safira", as 06:00h da manhã, às 11:00h ainda o vi cantando na prateleira das fêmeas e ao meio dia quando fui fechar a porta para ir almoçar, constatei que o mesmo havia morrido.
Deixou quatro fêmeas galadas com nove ovos cheios. Hoje (05/11/05) já nasceram seis filhotes, faltando nascer três ovos da última fêmea.
Apesar do ocorrido, me sinto feliz e satisfeito por ter sido proprietário deste extraordinário CURIÓ. Através dele o Norte (Acre e Pará) ficou conhecido no meio dos criadores de curiós de canto praia. Todos os anos tiramos filhotes clássicos e repetidores. 
Em Belém, em parceria, o seu filho "GP-20", faz sucesso com vários filhotes encartados e repetidores.
Aqui temos o "GP-01" (filho de mateira) que transmite a raça para mais de 50% de seus filhotes.
Tenho no plantel oito filhas e três filhos (netas e netos) e cuidadosamente farei os cruzamentos para que seja alcançado/refinado esta genética que tanto alegrou a todos os curiozeiros.
Gostaria de deixar registrado o meu agradecimento ao Sr. Herminio Nilson, ex-proprietário, por ter me possibilitado este convívio com o lendário "Gaiola Peta" e a todos os criadores que preservam esta grande raça, especialmente aos criadores de Botucatu-SP, onde nasceu o maior raçador do Brasil.
Um abraço do amigo e muito obrigado.
(Escrito por Luiz Carlos Negrisoli, em 7/11/2005).

Eu particularmente, acredito muito em herança genética em nossos curiós, respeitando as opiniões contrárias.

“Ninguém transmite aquilo que não herdou e sempre o bom fruto descende de uma boa semente!”

Vilson de Souza.