Curió Canto Paracambi Clássico - Canto belo e majestoso.


O canto Paracambi originário da cidade de Paracambi, no interior do Rio de Janeiro, está sem dúvida entre os cantos de curió mais bonitos do Brasil, segundo afirmam seus admiradores. É, ou melhor, era muito comum nos Estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo.
.
Muitos curiozeiros fizeram longas viagens ao criatório do Mestre Marcílio, na cidade de Matias Barbosa-MG, na tentativa de obterem o melhor exemplar de Curió Paracambi da época, evidenciando o belo canto do pássaro. Muitas vezes, o canto Paracambi foi confundido com o próprio pássaro.

Esse canto tornou-se famoso pelo desempenho inesquecível de pássaros da estirpe dos Curiós Rompe Nuvem, Carijó, Caboclo, Coroado e muitos outros. A diferença básica entre os cantos dos pássaros acima descritos reside, principalmente, no andamento do canto, tendo todos eles a mesma melodia. Aliás, se não fosse a iniciativa pioneira dos proprietários destes pássaros grandiosos com relação à reprodução de seus cantos em fitas cassete e CDs, hoje já não mais haveria um curió sequer cantando o Canto Paracambi.
O canto Paracambi São José, originário da região de São José, zona rural de Paracambi, já foi sinônimo do mais belo canto que a natureza poderia produzir.
.
Quando os curiós viviam em estado selvagem, situação que hoje praticamente só existe em algumas regiões do Norte e Nordeste, o canto se manteve de geração após geração. Por iniciativa dos verdadeiros amantes desses pássaros, começou-se a sua criação em ambiente doméstico. Para formar os cantos dos filhotes, os criadores os deixavam ouvindo os cantos gravados em fitas cassete ou em CDs, como se fossem o pai e os tios dos mesmos cantando livres na natureza.
.
Os criadores paulistas, por serem mais organizados, saíram na frente e impuseram ao país o chamado canto Praia Grande, originário do litoral sul de São Paulo, que logo se tornou padrão nacional. Na verdade, o canto Praia se tornou uma grande indústria, que por pouco não engoliu os diversos cantos regionais, que só não desapareceram graças à paixão de dedicados criadores regionais.
.
Em torneios, o canto de curió Paracambi tem como padrão cantar pelo menos dez notas, podendo ainda o pássaro emitir doze notas sem prejuízo para o julgamento e o seqüencial das notas deve seguir o sonograma padrão que são:
.
  • Entrada de Canto: ti – tui – tuil – tié – tié – tiu – tam – tiam
  • Módulo de repetição: tuil – tié – tió – tió / tuil – tié – tié – tiu - tam – tiam
Para alcançar a nota total do juiz, leva-se em consideração a voz, a melodia e a harmonia: 
- o número de notas, 10 ou acima; 
- entrada de canto longa e definida; 
- por emitir pelo menos dois cantos, um de entrada e um outro de arremate; 
- pelo andamento moderado; 
- pelo seqüencial das notas seguidas pelo sonograma padrão.

Vilson de Souza.