A importância da vermifugação dos pássaros.


Muito importante uma alimentação balanceada aos pássaros, o banho de sol diário nos dias que o sol raiar, o banho diário com *três gotas de vinagre de maçã na banheira, e também considera-se de suma importância a vermifugação dos pássaros. 

*três gotas de vinagre de maçã na banheira: deixa os pássaros com uma bela plumagem lisa e brilhante. 

Considerando como exemplo, um cão vermifugado na época adequada, alimentado com uma ração canina de boa qualidade, nota-se um cão belo e saudável, com um pêlo bonito e brilhante. Partindo desse princípio, um curió sem verminose, sem dúvida é um pássaro belo e saudável, com uma linda plumagem, com uma incontestável disposição para cantar e libido para se reproduzir durante a temporada primavera/verão. 
As verminoses são comuns e podem causar a morte das aves. Os nematóides (vermes redondos) mais comuns e mais patogênicos para os psitacídeos são o Ascaris e a Capillaria, que parasitam o sistema digestivo (intestino principalmente). Aves com verminose podem não apresentar sinais clínicos (sintomas) se a infestação for baixa. Outras aves apresentam emagrecimento, má absorção do alimento, crescimento retardado nos filhotes, diarréia, fezes escuras e sanguinolentas e conseqüente morte. Grande quantidade de Ascaris pode causar obstrução do intestino e levar o pássaro a morte. O diagnóstico das verminoses é feito pelo exame microscópico de fezes, que deve ser solicitado a um Médico Veterinário. A desverminação deve ser feita todos os anos ou conforme orientação veterinária. O vermífugo deve ser ministrado com cautela, evitando dose excessiva, que pode causar intoxicação nos pássaros. 
Vermífugo NÃO deve ser ministrado nas seguintes situações: Aves em reprodução, debilitada e em muda de penas (a muda atrapalha a resistência imunológica da ave e se for dado nessa época pode abrir uma porta de entrada para alguma infecção). Também não devemos vermifugar pássaros antes de cinco meses de vida, a menos que seja necessário, isto é, que tenha sido detectado algum verme no exame de fezes. 
Devemos vermifugar os curiós todos os anos, duas vezes no ano, no início de março e no início de agosto, considerando-se que março acaba o período reprodutivo e agosto antecede o período reprodutivo (setembro a fevereiro). Geralmente a muda de pena nos curiós ocorre no mês de junho, portanto não irá coincidir nos meses sugeridos para a vermifugação. 
Existe a venda diversos vermífugos para pássaros, todos com a mesma fórmula. Eu particularmente uso o Avetrin Vermífugo, ministro 5 gotas em um bebedouro de 50 ml, por três dias consecutivos, sendo a única fonte hídrica durante este período, ou seja, não coloco banheira para banho e nem dou verduras durante esses três dias. 
Indispensável falar, mas uma limpeza diária nas gaiolas é primordial, a verminose ocorre em pássaros com gaiolas e viveiros sujos, devido a contaminação do fundo e poleiros com fezes, o que ocasiona a contaminação intestinal com os alimentos ingeridos pelos pássaros. De nada adianta uma vermifugação correta e se descuidar com a manutenção diária das gaiolas e viveiros. 

Vilson de Souza – Navegantes-SC.