Paixão por curió mantém vivo o encanto pelo pássaro.


Pessoas de profissões diferentes, mas todas ligadas por um mesmo hobby, a paixão por um pássaro, cujo significado em língua indígena é: "amigo do homem". Essas pessoas é que formam o Clube de Criadores de Curiós de Santos, que foi fundado em 1970 com o intuito de unir, num mesmo espaço, os interessados em dividir suas experiências sobre o canto de um pássaro que atrai muitos admiradores.
Segundo o presidente do clube, Aníbal Simões Filho, o local está mais associável. "Nós alugamos o salão para festas, mesmo para quem não é sócio, por um preço acessível, e organizamos festas típicas para arrecadar mais dinheiro ao clube e atrair interessados pelo pássaro".

De acordo com o presidente, o clube tem boas relações com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis - IBAMA e, dessa forma, tem liberdade para promover torneios aos curiozeiros. Todas essas competições são agendadas pelo IBAMA, e são divididas em quatro categorias.

Aníbal não se preocupa apenas com os torneios, está sempre tentando melhorar o local. "As instalações do clube são ótimas, fornecem conforto aos associados, além de almoços de segunda à sábado. Lá, eles podem jogar carteado e sinuca. Essa foi uma maneira para atrair pessoas mais novas para conhecer os pássaros e quem sabe se interessar em participar dos torneios", explica."Eu tenho quase 50 anos e sou o mais novo sócio do clube. É preciso promover eventos que atraiam o público mais jovem", completa Aníbal.
Hoje, o clube tem cerca de 790 associados. O presidente garante que o local está muito bem organizado e sem nenhuma dívida, mesmo que dos 790 sócios, tenha apenas 113 pagantes. "O sustento do clube, além dos associados, vem das festas promovidas e dos torneios. Com isso, as contas ficam em dia e não falta dinheiro em caixa." A secretária do clube, Flávia Moura de Lima, comenta que os dias de maior movimentação são os domingos. "Nesse dia, os associados se juntam, trazem seus pássaros e também aproveitam para jogar. Em dia de semana, o movimento é mais fraco, mas às vezes aparecem alguns sócios para jogar baralho, jogo preferido entre eles".


Saiba um pouco mais sobre o pássaro que torna o Clube dos Criadores tão importante para os curiozeiros de Santos-SP:
O canto - No ambiente natural, o canto é passado de pai para filho, mas os criadores aplicam uma técnica peculiar para desenvolver as melodias. De acordo com o juiz de canto da Federação Brasileira, diretor da FEBRAPS e detentor dos direitos dos CDs de canto Ana Dias, Olívio Nishiura, o canto dos grandes campeões é gravado em fitas ou CDs e reproduzido ao pequeno aprendiz, fazendo com que se torne um belo cantor.
"O canto ideal deve ser limpo, melodioso, e fluente, com assovios sonoros e fortes. Porém, além de boa cantora, a ave também é uma ótima imitadora, por isso é aconselhável criá-las longe de qualquer outra espécie de pássaro canoro, explica Olívio.

Para formar um curió campeão, entretanto, não basta ter uma ave de bom canto. Segundo o juiz, treinadores experientes levam seus curiós para passear a fim de acostumá-los com o movimento, pois assim os pássaros não se surpreendem durante as competições.

Conheça um pouco da espécie
 - Para distinguir o macho da fêmea antes de um ano, somente fazendo o exame de sexagem. Depois o macho adquire a cor preta com peito vinho, enquanto a fêmea continua com a cor parda.
Os filhotes são tratados pela mãe, com ração à base de ovo até os 30 dias de vida, época em que eles começam a comer sozinhos. Em seguida, são separados em gaiolas, quando os machos estão prontos para aprender o canto (somente os machos cantam).

O curió é originário da fauna brasileira, habita em regiões quentes e alimentam-se de sementes e pequenos insetos. Olívio explica que o canto - sua maior qualidade - fez dele um pássaro prestigiado pelos criadores e isso o tem salvado da deterioração ambiental.

Por sua beleza e o canto de ricas notas musicais, é o preferido pela grande maioria dos passarinheiros de todos os Estados do Brasil, comenta Olívio.

É importante lembrar que os curiós são adquiridos através de Criadores Comerciais ou Amadores, devidamente registrados no IBAMA.

Competição - Anualmente, a FEBRAPS promove, entre os meses de agosto a dezembro, campeonato de "Curió Canto Praia Grande" em todo território nacional.

São 20 torneios oficiais brasileiros. "Cada competidor deverá pendurar a gaiola com o seu curió em uma estaca durante cinco minutos. O pássaro é julgado por dois juízes federados e recebe uma nota de zero a dez. No final, são classificados os cinco melhores", explica o juiz.

De acordo com Olívio, um curió com bom nível de canto, chega a atingir valores altíssimos, equivalente a um apartamento, ou dois carros. "Sempre orientamos aos iniciantes, para adquirir um filhote de boa procedência e genética, registrado no IBAMA, e ensiná-lo a cantar utilizando um CD Ana Dias, que em menos de oito meses poderá ter um futuro campeão".

Os interessados em se associar ao Clube de Criadores de Curiós devem ser apresentado por alguém que já é associado. Depois devem levar duas fotos 3x4, comprovante de residência e pagar uma taxa. Para mais informações, a pessoa deve entrar em contato pelo telefone 13-3239-3259. O Clube fica na rua Benedito Ernesto Guimarães, nº 91, no bairro do Marapé, em Santos-SP.


Escrito por: Gabriela Aguiar.