Biografia - Criadouro Paraíso da Praia - Torres-RS e Esteio-RS.


Como dizem meus amigos gaúchos:
"Mas barbaridade guri, prá tu fazer um bom chimarrão, precisa de uma erva-mate de qualidade, tchê !!!"


Dois irmãos gaúchos do litoral norte do Rio Grande do Sul, movidos pela paixão por curiós, com determinação e boa vontade fizeram de suas metas um sonho realizado, criam curiós de excelente genética.
Com um plantel de 6 machos galadores e 18 fêmeas matrizes, o Criadouro Paraíso da Praia se preocupa mais com qualidade do que com quantidade, possuindo em seu plantel a genética dos melhores curiós raçadores do país.
Leia e aprecie a Biografia do Criadouro Paraíso da Praia.
Um abraço!
O Editor.


O criadouro PARAÍSO DA PRAIA nasceu da união de esforços de dois irmãos apaixonados por curiós, nascidos e criados na cidade de Torres, litoral norte do Rio Grande do Sul, Serginho mudou-se, em 1980, para a cidade Esteio-RS, região Metropolitana de Porto Alegre-RS, onde mora até hoje, distantes há mais de 200 km, Paulinho, o irmão mais velho, continuou na cidade.
Serginho no Criadouro em Esteio-RS    e    Paulinho no Criadouro em Torres-RS
Mesmo distantes, o amor incondicional pelos curiós, não os fez desistirem de seus sonhos e ideais e hoje o criadouro PARAÍSO DA PRAIA, possui três ambientes instalados em Torres-RS.

Criadouro 1 – fêmeas solteiras.
Criadouro 2 - fêmeas criando.
Criadouro 3 - para os galadores.

Na cidade de Esteio-RS possui quatro novos ambientes muito bem pensados e projetados para comportar todas as etapas necessárias para uma boa criação.

Possui um primeiro ambiente (Ambiente 1) propício para a gala, com controle de umidade e temperatura. 
Ambiente 2 é uma sala totalmente isolada e tratada acusticamente, da mesma forma com controle de temperatura e umidade, para as fêmeas chocarem seus ovos. O diferencial começa aí, com caixas de som de alta fidelidade passando o canto do mestre, que está em um outro ambiente com um microfone de lapela de ótima qualidade, sendo assim, cantando naturalmente sem a influência de filhotes churriando e fêmeas pialando. São intercaladas as melhores cantadas do mestre durante o dia com o CD Prata Moretti.

Plantel:
Atualmente o criadouro conta com as seguintes genéticas:
Matuto, Bugrinho,Soberano, Guardião, Curumim, Milhete,
Talibú,  São Vicente, Xodó, Prata, Pata, entre outras.

As cruzas são todas planejadas estrategicamente por Serginho e o seu irmão e sócio Paulinho para as matrizes cruzar com os galadores escolhidos previamente, para alcançar os resultados planejados buscando o equilíbrio entre encartamento, voz, andamento, repetição, melodia e apresentação.

Informações dos Galadores:

CHAMEGUINHO DA PRAIA - Filho do casal que mais deu resultados no criadouro do Marcos Tomazzati (Barretos-SP), Renegado com Chamego. Quando pardo cantava clássico com repetição, mas infelizmente acabou perdendo notas.

POPÓ RS - FILHO DO POPÓ (NETO DO MATUTO II) - Pássaro calmo, possui a legítima voz de matuto, canta clássico e é um execelente repetidor.

PRÍNCIPE RS - Curió que tem porte realmente de um príncipe com uma genética invejável. Galador de alta repetição com cantadas acima de 3 minutos.

SONHADOR DA PRAIA - Fillho do FARAÓ, irmão do MURALHA (campeão Brasileiro de pardo e preto com repetição).

TALIBU - Filho do Talibú do seu Dárcio Mastelari com 375/ADS. Genética antiga que pretendemos preservar no criatório.

ZORBINHA - Descendente de uma genética antiga do Rocha, Neto e Esquerda. Galador que geralmente canta com repetição.

Informações das Fêmeas:

Fêmeas - filhas do PRINCÍPE NEGRO, um dos melhores filhos do SOBERANO 306 (Criadouro do sr. Edgard de Carvalho).

Filhotes:
Agora em Esteio, quatro novos ambientes muito bem pensados e projetados para comportar todas as etapas necessárias para uma boa criação. Possui um primeiro ambiente (Ambiente 1) propício para a gala, com controle de umidade e temperatura. O Ambiente 2 é uma sala totalmente isolada e tratada acusticamente, da mesma forma com controle de temperatura e umidade, para as fêmeas chocarem seus ovos.
O diferencial começa aí, com caixas de som de alta fidelidade passando o canto do mestre, que está em um outro ambiente com um microfone de lapela de ótima qualidade, sendo assim, cantando naturalmente sem a influência de filhotes churriando e fêmeas pialando.
São intercaladas as melhores cantadas do mestre durante o dia com o CD Prata Moretti. 
Após 35 dias, em média, depois de serem sexados, os filhotes machos vão para o Ambiente 3. Nesta sala os pardos são colocados em prateleiras onde apenas se escutam, incentivando-se mutuamente a churriarem, desta forma exercitando a seringe. Assim como o Ambiente 2, esta sala é totalmente isolada e tratada acusticamente da mesma forma que possui caixas de som recebendo o canto do mestre e do CD. Este ambiente também é 24 horas por dia monitorado por câmeras e microfones, possuindo-se total controle do que está acontecendo com os filhotes. Assim que iniciarem os primeiros assovios, os filhotes serão encaminhados para o destino adequado.
O quarto ambiente (Ambiente 4) também é isolado e tratado acusticamente e é onde ficam os galadores.
Como podemos ver foi desenvolvida uma estrutura ótima e inovadora, um alto investimento pensando em maximizar a potencialidade e qualidade da já excelente genética dos curiós aqui criados.

********************************************************
VEJA ABAIXO, SLIDE E VIDEOS DO 
CRIADOURO  PARAÍSO  DA  PRAIA
(Caso queira ver a foto do Slide com mais detalhes, posicione o cursor sobre a foto)


********************************************************
Clique PAUSE ou STOP no Audio do Canto Praia Grande Clássico (ACIMA,  NO INÍCIO DA PÁGINA)
para assistir os Videos abaixo:














********************************************************
Clique no Link abaixo e visite o Site do 
CRIADOURO  PARAÍSO  DA  PRAIA