Criação de Curiós - Filhotes bem tratados = filhotes saudáveis.

.Aos poucos os criadores vem parando de tratar os filhotes de Curió com larvas (Tenébrio Molitor), grilos e cupins, uma vez que a cada dia surgem produtos específicos que facilitam a vida do criador e melhoram à saúde dos filhotes, fazendo com que eles cresçam saudáveis, diminuindo a taxa de mortalidade. Para tanto está sendo utilizado ração comercial própria para curiós, que é vendida a um preço bastante acessível.
.
Você deve acostumar as fêmeas com esta alimentação antes do início do período de choca, trocando gradativamente a comida que ela está acostumada pela ração extrusada. Misturar gema de ovo cozido por 20 minutos, moída com um garfo ou passado em um peneira à farinhada comercial, a gema de ovo moída deixará a farinhada mais úmida, mais nutritiva e mais ao gosto das fêmeas. Os filhotes do próximo ano e portanto as novas fêmeas já nascerão habituadas à nova alimentação que deverá ser oferecidas com mais uma opção à todos os curiós.
.
A ração extrusada é bem completa, mas nada impede que você crie seus filhotes com larvas de Tenébrio Molitor, mas de preferência as larvas de Tenébrio Molitor devem ser criados em sua casa. Veja Artigo postado no Blog: A importância do Tenébrio Monitor (larvas) na alimentação do curió. Como fazer uma criação de tenébrio monitor em casa. (Clique Aqui).
Uma dica interessante é pegar algumas larvas no dia anterior ao que você for dar para a fêmea tratar dos filhotes, colocando-as em um copo com leite em pó, assim os Tenébrios vão se alimentar com o leite e quando forem consumidas pelos filhotes, se tornarão um alimento duplamente rico em proteínas. Você também pode fornecer outros alimentos como gafanhotos, cupins, pão molhado em água e milho verde, além das misturas para pássaros, alpiste e painço, ovo (clara e gema) cozido.
.
A alimentação dos filhotes deve ser deixado por conta das mães, basta deixar que os pais façam isso. Deixe a disposição da mãe os alimentos comuns e adicionar de 05 a 08 Tenebrios Molitores para cada filhote por Dia. Seja qual for o alimento, sempre veja se ele não está azedo, velho, estragado, de preferência saiba a procedência dos alimentos, evitando assim frutas e verduras que foram “tratadas” com inseticida, além disto, alimentos como o pão molhado e o milho verde devem ser retirados da gaiola após 1 hora no máximo.
...
Escrito por: Vinícius Manhanini.
.
........ Veja o Video - fêmea de curió tratado seus filhotes ........
Clique PAUSE ou STOP no Audio do Canto Praia Grande Clássico (ACIMA,  NO INÍCIO DA PÁGINA)
para assistir o Video.