terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

A importância do Tenébrio Monitor (larvas) na alimentação do curió. Como fazer uma criação de tenébrio monitor em casa.


É de vital importância alimentar os curiós e seus filhotes com  tenébrio molitor (popularmente conhecido por "larvas") em virtude do alto valor nutricional. A criação de tenébrio molitor é relativamente fácil e podem ser criados em casa.  

Criação de Tenébrio Monitor em casa
Para se iniciar uma criação de tenébrio monitor em casa necessita-se de uma caixa com aproximadamente 40X40X30 cm.
A caixa deverá ser provida de tampa telada, uma vez que os besouros adultos tem asas e portanto podem escapar com facilidade. Preenche-se a caixa com uma camada de farelo de trigo; sobre esta camada coloca-se pedaços, cortados em sentido longitudinal, com uma espessura aproximada de 2 cm, de banana, chuchu e maçã, que servirão de alimento para os besouros. Podem ainda ser colocados amendoins e pedaços de pão. Pedaços de embalagem de ovo (bandeja de papelão)  ou pedaço de pano dobrado sobre o conjunto: (farelo de trigo, fatias de banana, chuchu e maçã) irá facilitar a captura dos besourinhos, pois estes tendem a se agrupar  nas cavas da bendeja de ovo de papelão ou nas dobras do pano. O ambiente deve ser mantido relativamente seco, uma vez que os tenébrios não se desenvolvem bem na presença de umidade.
Em 4 a 5 meses ocorre todo o ciclo do besouro (larva, crisálida, besouro). 
As larvas se movimentam rapidamente juntamente com os besouro pequenos, já as larvas que estão paradas quase mortas vão se transformar em crisálida e depois em besouro que botarão ovos para o nascimento de outras larvas. Manter longe do alcance de predadores, como exemplo a formiga.
Quando sua criação de tenébrio monitor estiver pronta, separe algumas larvas, e as coloque em um pote pequeno com leite em pó. As larvas vão se alimentar com o leite em pó e quando consumidas pelo filhotes, se tornarão um alimento duplamente rico em proteínas. 
A alimentação dos filhotes com tenébrio molitor deve ser deixado por conta das mães. Você não deve colocar o tenébrio monitor diretamente no ninho dos filhotes, e sim colocar em um comedouro de aclílico transparente e deixar que a mãe faça isso.
Nesse momento é importante observar os cuidados que as mães dispensam quando estão aliementando os filhotes com tenébrio molitor. Um espetáculo incrível!

Deixar a disposição da mãe 8 tenebrios molitores para cada filhote por Dia. 
O tenébrio monitor é como se fosse "carne" para os curiós, ou seja, um complemento alimentar, não é um alimento único, portanto deixe a disposição dos curiós os alimentos de praxe que costuma por nos comedouros da gaiola.
Não esqueça: Quando sua criação de tenébrio monitor estiver pronta, separe algumas larvas, e as coloque em um pote pequeno com leite em pó. As larvas vão se alimentar com o leite em pó e quando consumidas pelo filhotes, se tornarão um alimento duplamente rico em proteínas. 
Prá quem quer ter um curió de qualidade, bem alimentado, bom de canto e com bela plumagem, postura e altivez, vale a pena o esforço.
Um abraço!

Vilson de Souza - Sorocaba-SP
(Autorizado a cópia deste Artigo para Blogs e Sites, desde que seja citado o nome do autor e a fonte).
**************************************************************
VEJA O VIDEO SOBRE TENÉBRIO MOLITOR POSTADO ABAIXO:
**************************************************************
Clique PAUSE ou STOP no Audio do Canto Praia Grande Clássico (ACIMA - NO INÍCIO DA PÁGINA) para assistir o Video abaixo.

5 comentários:

GILSON & RAI GOLFINHO disse...

olá bom dia. as lavas dos meus tenebrio são muito pequenas atige no maximo 15 mm! por que será?

Vilson-Gladiador disse...

Olá amigo.
No início as larvas são bem pequenas mesmo, com o tempo elas vão aumentando de tamanho.
procure misturar um pouco de leite em pó junto ao farelo de trigo e coloque também pão francês (dividido ao meio) sobre o farelo de trigo para elas se desenvolverem.
Um abraço!

Unknown disse...

Alguém tem os valores nutricionais do tenébrio? Pode-se utilizar na alimentação humana como fonte proteica?

luiz felipe disse...

amigo...aconselho tirar as frutas e legumes do contato com o alimento pois podem criar fungos,coloque um papel toalha ou pano e coloque por cima e retire após 3 dias..prefira legumes ou verduras frutas são mas propicias a fungos que podem destruir sua colonia!

Nelson Filho disse...

Meu curio não come tenebrio o que devo fazer

Postar um comentário