Infertilidade na criação de curiós. O que está acontecendo de errado?

Ovoscópio - Ovo branco (não galado).
Uma das perguntas mais ouvida entre os curiozeiros é: O que fazer para meu curió galador voltar a encher ovo? As pessoas pensam que existe um remédio único e milagroso que trará a sua maravilhosa ave ao apogeu de Afrodite. Não existe milagre. O primeiro passo é observar se seu curió galador está em condições de reproduzir, ou seja, está obesa ou não. Ave obesa não reproduz pelo simples fato de superaquecer a mesma levando a uma não produção de espermatozóides nos machos ou óvulos na fêmea.

O segundo passo é observar as condições higiênico-sanitários do plantel. Muitos criadores de pássaros só gritam por ajuda quando já perdeu mais de 50 ovos em branco. Todo criador de  pássaros deve pensar com 1 ano de antecedência os seus passos. Não adianta que não vai salvar a temporada no meio. Todo plantel deve fazer exame parasitológico de fezes. É o mínimo! Mas se for uma pessoa com visão, fará também cultura e antibiograma, salmonelose e micoplasmose.

A visão empresarial deve mudar. Isso se chama investir no seu plantel. Muitos compram curiós galadores por pequenas fortunas e não investem 1 real com veterinário, exames e profilaxia. E quando investe quer resultado imediato.

Então, já vimos que obesidade atrapalha tanto o macho quanto a fêmea, assim como outras doenças como micoplasmose, salmonelose e outras bactérias. Conto um segredo, 90% dos seus problemas estão aqui. Agora o grande vilão de todos é o excesso de medicamentos que são usados. É remédio pra tudo. É prevenção que escuto falar. Prevenção de que? Alguém toma remédio para prevenir gripe, diarréia ou pneumonia? Só se for um hipocondríaco. Outro fato é o uso de medicamentos sem rótulos e inapropriados que se vendem em torneios.

Vamos amadurecer e termos senso crítico das coisas. Ainda bem que proibiram a venda de antibióticos sem prescrição de um profissional. A guerra mercadológica é absurda e parece que existe alguém gritando comprem... comprem... 
Medicamentos só com o consentimento do seu veterinário.

Não existe milagre. Em fêmeas vocês devem ter o mesmo raciocínio. Vejo muita gente sobrecarregar suas fêmeas de carbohidratos e proteínas como se isso fosse resolver todos os problemas. Vejo muita gente dar ração de codorna e de galinha para Curiós somente pela ganância de vê-la colocar 3 ovos. A fábrica um dia vai parar e uma fêmea que deveria viver no mínimo uns 20 anos não passa de 8. Valeu à pena? A vida útil reprodutiva seria muito maior se respeitássemos mais a fisiologia de nossas aves.

O que faço de errado para meu curió macho não encher ovo? É uma mistura de despreparo, desqualificação de mão-de-obra e desespero em ver seu patrimônio simplesmente desvalorizado em 1 ano. Então quando já vem com a história que o macho não enche ovo, pergunto se sinceramente quer recuperá-lo ou não, pois amigo criar é uma arte. Não automediquem suas aves, pois com certeza só vai piorar a situação delas. Os criadores de pássaros erram, tentando acertar!

Dr. Felipe Victório de Castro Bath - Médico Veterinário.
.
Uma alimentação balanceada, evitando a obesidade nos curiós:
As sementes deverão constar na alimentação diária em todas as fases da criação. Sempre forneça 50% Alpiste, 30% de Painço branco 10% de senha e 10% de arroz em casca. Poderá ser acrescentado também, Painço verde, Perla, Niger, Aveia, Girassol e Cânhamo.
As sementes são uma das maiores fontes de doenças de um plantel, pois se armazenadas incorretamente ou ficarem velhas geram fungos (micotoxinas), deverão ser adquiridas de um fornecedor conhecido e que tenha boa rotatividade nas vendas para garantir sementes novas .
Não estocar sementes pôr mais de 30 dias.

VERDURAS E LEGUMES
As verduras podem ser (couve, almeirão, chicória, espinafre, catalonia) e legumes (milho, abobrinha, jiló) poderão ser dados ocasionalmente durante todas as fases da criação. O grande cuidado a se tomar são com as verduras, pois deverão ser bem lavadas.
FARINHADA
A farinhada pode ser encontrada facilmente em lojas especializadas em aves e pássaros, e deverá ser dada de 2 a 3 vezes pôr semana no período de manutenção e diariamente no período da muda de penas e reprodução. Não deixar a farinhada disponível pôr mais de 6 horas, pois ela se deteriora. Cuidado para não deixar as aves obesas, pois elas dificilmente procriam quando muito gordas.

Fonte: www.cantoefibra.com.br