O Criador de Pássaros e a preservação.

O fascínio por pássaros em gaiolas pelos brasileiros vem de longa data. Os pássaros canoros são os preferidos, mais pelo seu belo canto do que pela sua beleza, principalmente curiós, bicudos, azulões, trinca-ferros, coleiros e canários da terra. Nas décadas de 60 e 70 existia em habitat natural um número expressivo desses pássaros silvestres vivendo em nossas matas.

Junto com o progresso veio modernas máquinas agrícolas que revolucionaram a vida do produtor rural e junto veio também os agrotóxicos, que junto com fertilizantes e adubos, aumentaram consideravelmente a produção de alimentos, para atender a demanda brasileira e mundial.

A extração de árvores nativas pelas Madeireiras, devastaram gradativamente as nossas florestas. A ganância do homem em ganhar dinheiro fácil, explorando a natureza, fizeram com que alguns madeireiros e fazendeiros destruíssem áreas extensas da mata brasileira, derrubando árvores centenárias sem se preocupar com o replantio, acabando com grande parte da mata nativa, seja para produzir madeiras ou para o plantio de pasto para a criação de gado.
O progresso é bom e necessário para todos nós, isso não resta dúvida, mas tudo tem que ser feito com critérios, que venha a favorecer a vida humana e não destruir o planeta e dizimar com o ser vivo na face da terra.                                                                
Diretamente ligados ao desmatamento desenfreado e ao uso de agrotóxicos está a ameaça de extinção de nossos pássaros nativos. Muitas aves que nossos pais e avós viam em grande abundância na natureza, hoje só podemos ver em gaiolas, devido ao interesse preservacionista de abnegados criadores amadoristas e comerciais, principalmente os curiós e bicudos, que hoje em dia existem poucos exemplares no norte e nordeste do país, vivendo em seu habitat natural.
A caça predatória de nossos pássaros nativos também contribuíram e ainda contribuem com a ameaça eminente da extinção, pois para cada pássaro capturado na natureza, dezenas de filhotes deixam de nascer. O contrabandista de pássaros está preocupado com a venda e com a ganância pelo dinheiro fácil e não com a criação. Geralmente quem adquire esses pássaros ilegais, compram com o objetivo de ter um pássaro para cantar na gaiola e não para reprodução em ambiente doméstico. 
Apesar da fiscalização dos fiscais do Ibama e de policiais militares ambientais, seria descabido dizer que não existe captura ilegal de pássaros silvestres por contrabandistas indescrupulosos em nossas matas. 
Em algumas regiões do país vendem-se livremente pássaros silvestres capturados na natureza em feiras livres e lamentavelmente pessoas que freqüentam esses locais são condizentes com o comércio ilegal, nem se dão ao trabalho de fazerem uma denúncia anônima para órgãos ambientais responsáveis pela fiscalização.
Muitos pássaros silvestres da fauna brasileira capturados ilegalmente em nossas matas são contrabandeados para países da Europa e Estados Unidos, com o objetivo da reprodução comercial, onde os criadores de pássaros desses países recebem a colaboração, o apoio e incentivos fiscais do governo, pois é notório dizer que um criadouro comercial gera emprego e renda para o país. Em nosso país infelizmente isso não acontece, pelo contrário, as cabeças pensantes dos nossos órgãos ambientais se preocupam mais em restringir, limitar, proibir e criar normas e instruções normativas do que promover, apoiar e incentivar a criação de pássaros em ambientes domésticos.
Os principais prejudicados com essas atitudes dos órgãos ambientais, são sem dúvida os criadores amadoristas de passeriformes, pois o amador cria pássaros por hobby, destacando-se como um preservacionista por excelência, movido por uma paixão pessoal e preocupado com a preservação das espécies ameaçadas de extinção. Uma vez ouvi um funcionário de um órgão ambiental dizer que “o criador amador de pássaros não pode comercializar filhotes, pois não possui CNPJ e não recolhe imposto para o país”, como se isso fosse função do Ibama em se preocupar com arrecadação de impostos e não função da Receita Federal. Aí fica a pergunta no ar: O Ibama está preocupado com a arrecadação de impostos ou com a preservação de nossos pássaros ameaçados de extinção?
O Criador Amador cria pássaros com o intuído de ouvi-lo cantar, para participar de torneios de canto e fibra e principalmente para preservar espécies ameaçados de extinção, pois se não for pela dedicação e empenho desses valorosos criadores, em um futuro próximo, as gerações futuras só conhecerão algumas espécies de pássaros da fauna brasileira, nas fotos dos livros de Biologia.
O criador de pássaros faz o que gosta, preserva pássaros ameaçados de extinção, criando em ambiente doméstico reduzindo consideravelmente o comércio ilegal de pássaros silvestres capturados na natureza e principalmente colabora com as gerações futuras, que poderão ver e ouvir ao vivo e a cores nossos pássaros cantando.

Escrito por: Vilson de Souza – Sorocaba-SP
(Autorizado a cópia deste Artigo para Blogs e Sites, desde que seja citado o nome do autor e a fonte).