Técnicas utilizadas no encarte do canto praia grande clássico.

Muitas técnicas são utilizadas pelos criadores e mantenedores de curió no encarte do canto praia grande clássico. Sabe-se que muitos curiós não encartam 100% do canto praia grande clássico, aprendendo a cantar, porém omitindo algumas notas. Isso ocorre devido a técnica utilizada no encarte, a maneira como o filhote foi criado, ouvindo outros curiós de canto imperfeito ou criado ouvindo o canto de outros pássaros.
Muitos curiozeiros contestam genética em curiós, dizem que é balela, que é um adjetivo para criadores valorizarem seus filhotes de curiós, respeito a opinião de todos, mas no meu ponto de vista, acho genética um fator primordial.
Quando for adquirir um curió, com o intuito de encartar um canto praia grande clássico perfeito, procure adquiri-lo ainda filhote entre 40 dias a 3 meses de idade, de preferência filhote de casal que já tenha obtido bons resultados, que seja descendentes, irmãos ou irmãs de curiós que já tenham se destacado como repetidores.
São várias as técnicas utilizadas no encarte do canto praia grande clássico, há criadores ou mantenedores que utilizam a técnica do travamento, colocam um casal de filhotes na mesma gaiola, usando um aparelho de som para encarte, utilizando o cd de canto praia grande sem repetição, tocando 30 minutos e desligado por 30 minutos, ligando o aparelho através de fotocélula ao amanhecer e desligando ao anoitecer. O objetivo de colocar o casal de filhotes de curiós na mesma gaiola é travar o macho, pois estando junto com a fêmea, ele não irá cantar e conseqüentemente irá prestar mais atenção no canto do cd, assimilando todas as notas. Esse procedimento é feito até a muda de pardo. Após a muda, separa-se o macho e coloca-se em uma gaiola voadeira durante 20 dias para exercitar os sacos áureos e repetir. A fêmea poderá ficar em outro ambiente (chamando ou pialando), não deverá ser mostrada ao macho, substituindo o cd para cd com repetição, ligando ao amanhecer e desligando ao anoitecer, tocando 30 minutos e desligado por 30 minutos. O curió macho, ao ouvir as pialadas e chamadas da fêmea, será motivado a cantar e por em prática o que aprendeu.
Outra técnica utilizada por alguns criadores ou mantenedores, é colocar um cd de canto, ligado em um sistema stéreo, com duas caixas distante uma da outra, sendo que o som toque em uma caixa e responda na outra. Hoje existe a venda aparelhos de encarte com temporizador que dispõe desse recurso, com saídas independentes de som, ou seja, colocando duas caixas distante uma da outra, saindo o som numa caixa e respondendo em outra. O objetivo desta técnica é baseado no aprendizado dos filhotes de curió na natureza, onde os filhotes são expulsos do território do pai, para seu próprio território, onde o filhote aprende o canto ouvindo o pai cantar em uma direção e ouvindo outro curió cantar em outra direção. O curió é um pássaro territorialista por natureza, sendo que cada um vive em uma determinada área, cantando para demarcar seu território e intimidar algum curió que invada o seu território.
Existe uma técnica pouco usada para encartar filhotes, colocando vários filhotes em suas respectivas gaiolas, no mesmo ambiente, sem divisor visual nas gaiolas, onde todos se vêem, tocando o cd de canto. O curió ou curiós com mais fibra, irá se destacar no canto, sendo separados para outros ambientes e continuado o treinamento de encarte, de forma individual. Essa técnica é pouco usada pelo fato de uns curiós se destacarem no canto e os demais ficarem intimidados e com medo e não aprenderem o canto.
A técnica de confinamento visual é muito utilizada por muitos curiozeiros, utilizando capa nas gaiolas ou uma divisória entre as gaiolas, onde um não veja o outro, estando todos no mesmo ambiente, ouvindo o cd de canto, sendo que os filhotes que se destacarem no aprendizado de canto, são separados para outro ambiente, prosseguindo o treinamento de encarte individualmente.
Uma técnica, na minha opinião, mais eficaz no encarte de filhotes de curió é através do uso de cabine acústica (estúdio) ou caixa vedada, utilizando um aparelho com temporizador com boa qualidade de som, ligando às 06:00 horas e desligando as 18:00 horas, tocando 30 minutos e desligado por 30 minutos. Usar um cd “sem repetição” até a muda de pardo e após usar o cd “com repetição”. Todos sabem que os pássaros estão mais dispostos a cantar na parte da manhã, então já que a tarde os curiós estão pouco propensos a cantar, colocar neste horário o filhote na caixa, irá prestar mais atenção no som e assimilar o canto praia e na parte da manhã deixá-lo fora da caixa para praticar o que está aprendendo, utilizando o cd de canto conforme descrito acima. Evitar ao máximo deixar o filhote ouvindo o canto de outros pássaros, deixá-lo na estaca na sala de estar com o cd de canto ligado e com música ou TV ligada, isso irá distrair o curió de se concentrar no som do cd de canto que está tocando e irá atrapalhar o aprendizado.
O curió tem personalidade própria, qualidades e defeitos, manias e costumes igual aos nós seres humanos, sendo que muitos curiós tem mais facilidades para encartar o canto, outros demoram um pouco mais para encartar. Há curiós que aprendem a cantar depois de adultos, os popularmente conhecidos por “cabeça mole”. Conheci um curió chamado “Silverado” de um amigo meu, que até um ano e meio de idade, mal dava umas pialadas, considerando que meu amigo só tinha este curió e empregava a técnica correta no encarte de canto. Certo dia o “Silverado” soltou o canto, se destacando com um canto praia grande perfeito, com um canto cadenciado, com uma bela voz, andamento e balanço.
Todos sabem que é possível o encarte praia grande em um filhote de curió, porém é uma empreitada longa, não se faz um bom curió de um dia para o outro, requer muito esforço, tempo e dedicação do proprietário.
Boa sorte e sucesso no encarte de seu pardo.

Vilson de Souza - Sorocaba-SP
(Autorizado a cópia deste Artigo para Blogs e Sites, desde que seja citado o nome do autor e a fonte).