Praia Grande Clássico, um encarte difícil, mas possível.


O Curió é um pássaro muito cobiçado por muitos passarinheiros, devido ao seu belo e mavioso canto, pela sua beleza, altivez e postura elegante quando está cantando. No Brasil, mais de 120 cantos diferentes foram encontrados, tendo em seu canto um dialeto regional, dependendo da região do país.
Respeitando obviamente os cantos regionais, todos muito lindos e melodiosos, o praia grande clássico é um dos cantos mais belo e apreciado por todos os aficionados por curió. Esse canto teve origem como o nome diz, na litoral Sul do Estado de São Paulo, através da captura na natureza de um Curió no ano de 1955 ou 1956, no Distrito de Ana Dias, município de Itarirí. Esse curió foi batizado com o nome de Ana Dias, em homenagem ao local onde foi capturado, tendo uma bela voz e facilidade no aprendizado de canto. Ao longo de seus três primeiros anos de vida,  o Curió Ana Dias foi absorvendo e assimilando notas de outros curiós, até que ficou com o magnífico canto praia grande. O seu proprietário, o Sr. Water Moretti, em 1985, portanto, dois anos apenas antes do Curió Ana Dias morrer, teve a brilhante idéia de gravar um disco de vinil com seu belo e melodioso Canto Praia Grande. Hoje, praticamente todos os curiós existentes no país com este mavioso canto, devem isto ao Curió Ana Dias e ao Sr. Water.
O curió é um pássaro canoro com um canto muito lindo, porém muito melindroso no encarte de canto, devido a facilidade que tem em assimilar canto de outro pássaros, principalmente se for criado ouvindo canto de azulão, coleiro, canário da terra, canário belga, entre outros, sem falar do famigerado pardal, pássaro comum em todas as cidades brasileiras.
Então, quem quer ter um curió com canto praia grande clássico perfeito, tem que dedicar muita paciência e tempo no encarte, adquirindo o filhote com no máximo três meses de vida, de excelente genética e criá-lo sem ouvir, em hipótese alguma, o canto de outros pássaros. Usar um aparelho de som específico para encarte de canto de pássaros, com temporizador, programado para ligar às 06:00 horas e desligar às 18:00 horas, tocando o CD de canto 30 minutos por 30 minutos desligado. Hoje existe no comércio, aparelhos de som de vários modelos e marcas para encarte de canto de pássaros, todos de excelente qualidade.
Dizem os exagerados que de cada 1.000 filhotes de curiós machos que nascem, apenas 1 aprende um canto praia grande clássico perfeito, devido aos seus proprietários, por falta de conhecimentos ou por desinteresse, não tomam os devidos cuidados no treinamento de canto, criando próximo a outros pássaros, e colocando um aparelho de som sem temporizador, tocando CD de canto o dia todo. Muitos pensam que tocando o CD de canto direto durante o dia, ele irá aprender mais fácil, ledo engano. Veja você, por exemplo, quando chega em uma festa que esteja tocando músicas, no início seu cérebro percebe o som de uma maneira que você presta atenção na melodia e letra da música que está tocando, porém, depois de um determinado tempo, seu cérebro acostuma com o som, desviando o interesse no som para outras coisas visuais, sendo que você continua ouvindo o som, mas não com o mesmo interesse de quando chegou na festa. Exatamente isso acontece no encarte de canto do curió, se você ligar um CD de canto o dia todo, no início ele presta atenção no canto, depois perde o interesse no que está ouvindo. Ao contrário acontece quando o CD de canto toca 30 minutos e fica desligado por 30 minutos. Durante os 30 minutos em que o CD de canto está tocando ele presta atenção e até arrisca acompanhar o canto, emitindo junto algumas notas, sendo que durante os 30 minutos que o CD de canto estiver desligado, ele pratica o que está aprendendo. Considerando ainda que um CD de canto tocando direto o dia todo, irá estressar o pássaro, fazendo com que ele não aprenda a cantar.
Muitas pessoas contestam quando se diz que o curió aprende a cantar quando ainda está no ovo, ouvindo o canto do pai. Faz sentido, pois soube do caso de um curió galador com um canto com defeito ser vendido após galar uma fêmea, a qual fez a postura de dois ovos galados. Dois dias antes dos ovos eclodirem, o proprietário se desfez do curió galador de canto imperfeito e cheio de defeitos, sendo que esse curió foi  vendido e levado para outra cidade e os filhotes, dois machos, nascerem e mesmo sendo criados sozinhos, sem mestre, somente ouvindo o CD de canto, encartaram o canto herdando do pai com os mesmos defeitos e imperfeições que tinha o seu genitor.
Outra coisa também sem uma explicação lógica é filhotes de curió que tem um pai com canto repetidor, de excelente genética, mesmo sendo criado e treinado dentro da técnica, aprender um canto perfeito, porém não são repetidores ou vice versa.
Existe no Brasil uma sub-espécie de curió, caracterizado por um tamanho menor, a cauda um pouco mais curta, o bico um pouco mais fino, e sua plumagem opaca, conhecido como Curió do Norte, cujo nome científico é ORYZOBORUS ANGOLENSIS TORRIDUS. Essa sub-espécie de curió tem pouca apreciação pelos criadores e mantenedores, devido ao seu biótipo físico que  impede de assimilar qualquer canto regional, ou ainda de ser um curió valente o suficiente para participar de torneios de fibra. Por esse motivo, o curió do norte não é reproduzido em ambiente doméstico ou criatório comercial.
O meu primeiro curió, isso a muitos anos atrás, foi um curió do norte, adquiri pardo, vindo da fronteira de Mato Grosso com Tocantins, acredito que tinha uns 6 meses de idade quando adquiri, tendo em vista o tempo que demorou para fazer a muda de pardo prá preto. Dizem que para encartar o canto praia grande em um curió é um grande desafio, e prá quem gosta de desafios é um prato cheio. Eu encarei esse desafio, porém fui vencido por esse curió do norte, criei ele dentro da técnica, me dedicando ao máximo no encarte de canto durante dois anos, confesso, não consegui. Não teve jeito, o curió do norte aprendeu uma espécie de churria, semelhante ao canto de um pintassilgo, só que bem baixinho, quase nem dava prá ouvir. Então, a conclusão que tirei é que o único curió que não encarta canto é a sub-espécie chamada de  "curió do norte: ORYZOBORUS ANGOLENSIS TORRIDUS". Seria como ensinar uma sub-espécie de papagaio chamada popularmente de tiriva, a falar igual um papagaio, com certeza nunca vai aprender a falar.
Então, aficionados por curió e apreciadores do canto praia grande clássico, mãos-a-obra, vamos encarar esse desafio, ensinar o canto perfeito ao filhote de curió. Dentro do possível, tudo é possível quando se tem determinação, boa vontade e persistência. Usando a técnica é possível encartar o canto praia grande clássico em um filhote de curió. Há curiós que tem mais facilidade no encarte de canto e aprendem o dialeto mais rápido, outros demoram um pouco mais, mas se o proprietário do curió se dedicar de corpo e alma, com certeza irá encartar o canto desejado em seu curió, daí verá que não foi tempo perdido e quando  ver seu curió com uma bela plumagem sedosa e brilhante e ouvir aquele canto perfeito, belo e melodioso, comparado aos acordes de um violino, verá que tudo valeu a pena. 

Vilson de Souza - Sorocaba-SP
(Autorizado a cópia deste Artigo para Blogs e Sites, desde que seja citado o nome do autor e a fonte).