Orientações básicas para encarte do Canto Praia Grande Clássico no filhote de Curió

Curió Muralha - Pardo/Preto

    Algumas orientações básicas para treino do filhote de Curió

1- É necessário buscar filhotes de criadores especializados em produção de curiós repetidores e/ou fibra, e que os reprodutores sejam descendentes de curiós que já tenham se destacado como tais. 

O filhote deverá ouvir um CD do canto  desejado.


Ao adquirir dois ou mais filhotes que permaneçam na mesma residência, é necessário colocar em cabines acústicas  para vetorização de canto, evitando a interferência no canto de outros filhotes.
Prefira adquirir filhotes de casais que já tenham produzido bons resultados, ou que sejam descendentes, ascendentes, irmãos ou irmãs de curiós que já tenham se destacado como repetidores ou fibra. 
A experiência mostrou que o pai, reprodutor com mais de quatro anos, tem influenciado em 70% em seus filhotes.

 2- O uso de aparelhos adequados para audição do canto escolhido para treino do filhote é recomendável. Existe nos clubes, associações e nos torneios, aparelhos próprios para CDs e Fitas, que já vêm conectados com timer e sensor, possibilitando, por exemplo, tocar por 30 minutos e desligar durante 30 minutos, sucessivamente, ligando automaticamente ao clarear o dia e desligando automaticamente ao anoitecer através da fotocélula.
 3- É bom e recomendável ter mais que um filhote para aproveitar a temporada e criação, e posteriormente selecioná-lo. Porém quando estiverem assobiando, já não poderão estar no mesmo ambiente, podendo separá-los colocando em cabines próprias, ou locais diferentes.

Os filhotes passam por três estágios de aprendizado:

1. Engriza ou churria

2. Marca notas

3. Assobia

O primeiro estágio deve durar em torno de 60 a 90 dias. Após esta data, ele deverá partir para o segundo estágio, ou seja, marcar notas (uma espécie de churriado porém com altos e baixos), podendo perceber melhor as notas ficando distante. Nesta fase, se você tiver mais que um filhote, deverá separá-los colocando numa cabine e na falta desta, em local diferente. Após 30 dias, eles deverão entrar no terceiro estágio, já assobiando.

4- Além de necessário, é recomendado para quem tem mais de um curió, o uso de cabines acústicas  para vetorização de canto, a fim de evitar interferência de um canto em outro que dificulta seu desenvolvimento. As cabines têm trazido a curto prazo excelentes resultados por serem acústicas, com som próprio, oxigênio, visor de vidro e tamanho ideal, deixando o pássaro mais comportado e sem stress. Se não possuir, procure mantê-los em locais diferentes para um não interferir no canto do outro.

5- Não é recomendável deixar o curió em cozinhas, banheiros, ou outros locais revestidos com azulejo, porque o curió tenderá a cantar com voz metalizada  devido às características de não absorção e produção de eco. O ambiente ideal deve ser acústico, de preferência com móveis, cortinas, tapetes, etc. para suavizar o som ouvido pelo curió. Como o som se propaga de baixo para cima, rebatendo nas paredes, é recomendável que as caixas acústicas estejam o mais próximo possível do piso e o alto falante não deve ser direcionado diretamente para a gaiola.
O ideal é que o volume seja 1/3 do volume normal que um curió mestre estaria cantando. Uma célula fotossensora no aparelho de som será muito útil porque, quando o curió acordar ao amanhecer o som automaticamente será ligado e, ao contrário se desligará ao anoitecer quando o pássaro for dormir. O ambiente deverá possibilitar ainda que o curió acorde e adormeça nos horários da natureza. Após anoitecer, evite deixar o curió onde haja TV ligada ou lâmpadas acesas.

6- Após cerca de quatro meses a partir do seu nascimento, o filhote fará uma rápida muda de pena, que chamamos de muda de pardo para pardo. Após 12 meses, ele fará uma nova muda passando de pardo para preto. E assim ocorrerá anualmente.
Os interessados em filhotes de alta qualidade e com genética de repetidores e/ou fibra, devem procurar criatórios especializados para terem sucesso.
Curió Muralha

Fonte:/www.sitiodocurio.com.br