Curió Professor - A saga de um campeão!

O "Curió Professor", pássaro que cantou e encantou Brasil afora. Este curió foi mais uma Obra de Deus em nossas vidas, nasceu no dia 18 de dezembro de 2005, na cidade de Terra Boa, Estado do Paraná. Usava a anilha nº 0955, era oriundo do Criadouro dos amigos Luiz Aparecido Chiare e Márcio Fabiano Chiare. Foi criado no Palito na cidade de Cianorte-PR, pelo então tratador e amigo Seco Mala, o qual ministrou aulas de canto desde o nascimento, ouvindo repetidas vezes Cd Ana Dias Selo Prata 30 Anos, na seqüência (três Plios), (quatro x 3-3-4) e (uma x 3-3-4-3-3-4) em tempo determinado: (10x10), instrução esta que foi permanente tanto em sua fase inicial como adulta.
Sua trajetória foi marcante, tendo em vista seu breve tempo de vida, diz o amigo Seco Mala que esta ave era apenas um filhote já chirriava aos 11 dias de vida dentro do ninho, o que vem a contribuir ainda mais para sua magnífica e brilhante história. 
Quando o "Curió Professor" tinha dois meses e meio de vida, já separado lá nos Chiare e em continuo treinamento, o compadre e amigo César Luiz Coser de Maringá-PR com sua percepção apurada o ouve chirriando e marcando bem as notas e acaba por adquirir este curió filhote, que sem saber, viria a escrever sua história tornando-se um dos maiores curiós do Brasil.
César o levou para Maringá-PR e logo notou que o Curió Professor era um prodígio, com pouco tempo, ele já se destacava no meio de outros pardos, demarcou seu território e abriu canto precocemente aos 90 dias de vida, já com ótima voz, andamento e melodia de arrepiar, porém não gostava muito de repetir nesta fase, ficava muito entre 1, 2 e três samaritás, o que nos leva á crer que treinou bastante esses módulos menores, levando-o acerta firmeza na colocação das notas, bem César continuou dando à devida atenção ao bichinho que ao completar nove meses de vida já cantava com voz mais aberta e com séries maiores de repetição, chegando até nove samaritás, variava batidas de praia ficando entre três e oito tanto em passagens como em arremates e já tinha à capacidade de finalizar 80 % das cantadas emitidas. César semanalmente estava em Cascavel-PR e sempre trazia gravações do "Curió Professor", quando eu não ouvia gravação dele logo dava um jeitinho e ligava ao César para ouvir o curió por telefone. Bem, a partir desta fase o compadre começou a levá-lo em alguns torneios do estado de São Paulo. 
Ainda pardo César o levou em três Torneios naquele estado de pasmem, nos três torneios em que levou o "Curió Professor" conquistou três primeiros lugares. Aí então combinamos de ir a um torneio juntos, no sábado pela manhã, sai de Cascavel-PR rumo a Maringá-PR e quando chego lá César resolve puxar o "Curió Professor", sendo que eu nunca havia escutado ele ao vivo e sim apenas em gravações ou por telefone, como já mencionei anteriormente, pois bem - eu já sabia que ele era muito bom, mas minha surpresa foi tamanha ao escutar ao vivo que logo exclamei: “Que cantoria, (conjunto), ótima voz, andamento e melodia”, bem, confiantes na cantoria do curió, arrumamos os apetrechos de viagem, carregamos o aparelho de som, o curió e botamos o pé na estrada, já no domingo dia do torneio em Ourinhos-SP, resolvemos que eu iria puxá-lo na estaca, então chegou o momento e o fiz, embora muito jovem na época, pois só tinha 10 meses de vida e não demonstrando medo algum, simplesmente ele pialou, pialou, pialou e começou a cantar na “surdina“ como de costume, logo preenchia o recinto com sua voz limpa, melodiosa e harmônica. À medida em que sua apresentação avançava, aumentava também nossa ansiedade e o silêncio ia tomando conta do local lentamente. O pessoal ali presente então já com os sentidos aguçados experimentou um estado de espírito de maravilha, encantamento, deleite, o que agradou inclusive aos ouvidos mais exigentes do meio. Neste momento devido ao ótimo desempenho e identificado então um tipo raro de qualidade e que a tempo não se via, tínhamos à certeza de que surgia um novo Campeão que ao término de sua belíssima apresentação fora ovacionado pelo público presente, nos causando muita satisfação e aquela sensação de dever cumprido.
Bem, logo depois deste episódio, acabei adquirindo o "Curió Professor", mantendo-o em rédea curta durante exatamente dois anos, período em que teve total prioridade, eu o mantinha sempre isolado, longe de pardos e ou passarinhos que apresentassem qualquer deficiência e isto tudo somou para torná-lo um pássaro ainda mais sério. Sua instrução auditiva continuava a mesma até então. 
Com o tempo veio o amadurecimento – puxava ele em estacas dia sim dia não e ao menos uma vez por semana eu o levava passear de carro – o que por sinal ele gostava muito, pois ao término de cada volta ele crescia bastante e nos permitia sempre um show à parte. Nesta fase o "Curió Professor" foi aperfeiçoando ainda mais sua cantoria e aumentou significativamente suas séries de repetição, chegando a atingir cantadas de até 21 samaritás, neste momento pensei em mudar o Cd dele que emitia séries mais curtas, porém não o fiz e isso viria ocorrer um pouco mais a frente. Enfim, desta forma pude também contribuir para sua evolução, porém o mantivera fora do circuito de torneios.
Em agosto de 2008 o "Curió Professor" novamente muda de mãos, voltando automaticamente ao antigo proprietário: o Compadre César – Para mim à separação deste curió não foi tão cruel, pois César morava em Cascavel-PR, nesta época, então eu ouvia o "Curió Professor" cantar praticamente todos os finais de semana, então eu e César como conversávamos muito sobre as instruções do "Curió Professor", decidimos em conjunto que chegara a hora de mudar o Cd dele e começamos a ministrar então o mesmo CD Ana Dias Selo Prata 30 Anos, porém na seguinte seqüência: (três Plios), (três x 3-3-4), (uma x 3-3-4-3-3-5) e (uma x 3-3-4-3-3-5-3-3-6) em tempo determinado: (3x18), instrução esta que seguiu continuamente desde então. César então decide participar dos torneios na temporada de 2009, como o curió aumentará suas séries de repetições e tinha disposição para cantar em qualquer lugar, César começou então a levá-lo novamente a torneios conduzindo-o de forma brilhante nas etapas em que participou. Logo nos primeiros torneios em que participou já foi cantando sempre na ponta, distanciando-se na pontuação o que o levaria a conquistar então seu Primeiro Campeonato Brasileiro e posteriormente também se sagrando Campeão dos Campeões, logrando os primeiros lugares nas duas etapas, fato raro e que o projetou entre os grandes curiós do Brasil, inclusive com astúcia por ser o primeiro curió do Sul a conquistar tal feito. 
Já no ano seguinte e agora em posse de seus novos treinadores: os irmãos gêmeos Renato e Reinaldo Souza da cidade de Itajaí-SC, que continuaram manejando o "Curió Professor", exatamente da mesma forma que fazíamos aqui no Paraná, portanto com muito esmero o conduziram novamente ao título de Campeão Brasileiro 2010, sendo que nesta temporada passaram por um grande susto, pois sofreram acidente no percurso, arrumaram carro emprestado e de carona para poder cumprir mais uma etapa. 
Vale ressaltar que o "Curió Professor" ficou em primeiro lugar na Segunda Etapa do Torneio dos Campeões nesta temporada de 2010, na cidade de Camboriu-SC.
Já na Temporada de 2011 o "Curió Professor" vinha muito bem, liderava o Campeonato e inclusive nos proporcionou outro show à parte em Guarujá-SP em 02 de outubro de 2011, continuou participando nos torneios, porém não estava apresentando todo o seu potencial. 
O "Curió Professor" parecia sentir o stress de três anos consecutivos com o pé na estrada. Enfim, participou ainda da antepenúltima etapa na cidade de São José do Rio Preto-SP, neste momento ele já estava sentido algo e não parecia mais um pássaro feliz, mesmo assim ainda viajou para a cidade de Marília-SP, onde viria a participar da penúltima etapa do Campeonato, etapa esta que fatalmente seria à última de sua breve vida, pois, neste dia ele estava bem debilitado e os gêmeos Renato e Reinaldo Souza acabaram resolvendo que não participariam deste torneio para poupar e cuidar dele, o "Curió Professor" foi medicado e teve uma instantânea melhora, tanto é que logo em seguida já subia a maritaca e cantava como se nada tivesse acontecido, mas, infelizmente nos parece que esta melhora seria aquela que muitos de nós já ouvimos falar: a “melhora da morte”, pois teve uma melhora súbita em seu estado geral e acabou vindo a óbito horas depois este grande Fenômeno chamado "Professor" que nos deixou no dia 27 de novembro de 2011. O que em parte nos conforta, é que o guerreiro "Professor" lutou até o seu último suspiro, ficamos todos sem chão com a sua morte precoce, sem respostas – porém temos certeza que Deus não tirou ele da gente para nos punir por algo que fizemos e sim porque era sua hora, bem como ele foi precoce em sua chegada também o foi em sua partida, desta forma e já ausente deste plano, ainda continuava liderando o Campeonato, porém o "curió Universo", que também havia proporcionado belas apresentações durante o decorrer deste Campeonato, acabou conquistando um quinto lugar na última etapa que participará na cidade de Piracicaba-SP e com a posição alcançada, sagra-se Campeão Brasileiro de 2011.
Não custa dizer aqui que às conquistas do "Curió Professor", para nós dos estados do Sul, tiveram um gosto muito especial, pois calculamos que este exemplar percorreu na faixa de 90.000 km em três Temporadas, ou seja, o equivalente à quase três voltas em torno do planeta terra, além disso, as despesas e os riscos foram maiores e por tudo isso suas conquistas se tornaram tão especiais para nós.
Ainda gostaria de relatar, que ao longo desses dois anos em que o "Curió Professor" fez parte da minha vida, não passei um dia sequer triste – pois ele me proporcionou muitos momentos felizes, alegrando a minha vida, teve à capacidade de me sensibilizar e levantar o meu moral, mesmo nos meus piores dias. 
Bem, dito tudo isso, deixo aqui à minha homenagem e o meu agradecimento a este magnífico curió chamado Professor, "in memoriam", a você meu grande amigo, deixo minhas palavras: “Que sinto saudades, que seu canto esta gravado na minha mente e que todas às suas proezas neste plano, ecoam na eternidade, tenho certeza que está nas alturas ao lado de outros grandes campeões e que vem sendo muito bem cuidado pelo nosso Criador. Continue entoando sua canção aos anjos dos céus – e um dia iremos nos reencontrar, mas não agora.
O "Curió Professor" nos serve como exemplo e referência de estilo, balanço e melodia, um grande astro dotado de musicalidade, capaz de seduzir e tocar nossas almas. Agradecimentos também a todos que fizeram parte desta história, desde a criação a treinamento e condução: Luiz Aparecido Chiare, Márcio Fabiano Chiare e Seco Mala,César Luis Coser, Hilânio Nereu Loeff Júnior, Renato Souza e Reinaldo Souza.

Escrito por Hilânio Nereu Loeff Júnior.

Vilson de Souza.