Os cuidados no manejo de seu curió.


Todo mantenedor de curió deve tomar alguns cuidados com seu pássaro, disponibilizando parte de seu tempo para lhe proporcionar conforto e confiabilidade, fazendo com que o seu curió sinta-se seguro ao seu lado e encontre em você um amigo dedicado e comprometido, que visa sempre o bem estar e a vida saudável de seu “alado”.

Para quem quer ter um curió de qualidade, deve necessariamente tomar os seguintes cuidados, considerados básicos e essenciais:

1. A gaiola.
.
Usar uma gaiola de madeira nº 5, 6, ou maior, dispondo de três poleiros e um dorminhoco, de diferentes diâmetros, de madeira ou material similar que permita o pouso equilibrado do curió. Os diferentes diâmetros dos poleiros são para que o pássaro ao pousar, movimente os dedos e evite a calosidade nos pés. Eu costumo usar poleiros frisados de 8, 10 e 12 milímetros.
Os comedouros da gaiola podem ser de cocho alto ou cocho baixo, ficando a critério da preferência do mantenedor.
A manutenção da gaiola deve ser diária, evitando assim o acúmulo de fezes, o que poderá causar doenças ao pássaro. O fundo da gaiola deve ser forrado com papel toalha ou similar. Eu costumo revestir o fundo da gaiola com “papel contact autocolante”, você encontra a venda em Livrarias e Papelarias. O papel contact autocolante dispensa o uso de papel toalha, o que torna mais fácil a limpeza do fundo da gaiola.

2. A alimentação.
.
Uma alimentação balanceada proporciona ao pássaro, bem estar e uma vida saudável. 
Servir ao curió mistura de semente de boa qualidade, de preferência adquirir em comércios que vendem produtos para pássaros, que tenha uma boa rotatividade na venda de sementes, isso evita que você adquira sementes estocadas a muito tempo, que poderá estar mofa e com fungos, o que pode prejudicar a saúde de seu pássaro.
Servir também, um pequeno comedouro com ração extrusada, como um complemento alimentar.
Servir ao pássaro verduras, tipo: talo de couve, almeirão ou espinafre, no mínimo três vezes na semana. Eu costumo servir três dias por semana, segunda, quarta e sexta feira, cada dia um das verduras citadas acima. Servir milho verde ou pepino, a cada quinzena ou uma vez por mês, os quais auxiliam no sistema intestinal dos pássaros, favorecendo nas fezes.
Servir uma vez por semana um ovo de galinha, fervido por 20 minutos em fogo baixo e esmagado com um garfo, com um espremedor da batatas ou passado em uma peneira plástica.
Servir água mineral ou filtrada, trocada todos os dias. Eu costumo servir na gaiola, dois bebedouros de 50 ml, para me precaver de algum bebedouro vazar e o pássaro ficar sem água para beber ou o curió jogar toda a água com o bico, caso comum, pois alguns curiós costumam bicar a água do bebedouro até esvaziá-lo completamente, principalmente nos dias de calor.
Disponibilizar sempre na gaiola um pequeno comedouro com areia para pássaros, encontrada a venda em comércios que vendem produtos para pássaros, que vem lavada e esterilizada. 
Eu costumo misturar na areia, casca de ovo de galinha, pequena torrada no forno e moída. Para moer as casca, enrolo em um pano e bato com um martelo, até ficar bem miúda. 
Evite usar areia comum, pois poderá conter fungos e bactérias que poderão prejudicar a saúde de seu pássaro. 

3. Sol e banho.
.
Nos dias que houver sol, banho de sol por 15 a 20 minutos, de preferência bem cedo ou no final da tarde, pois o sol não está muito quente. A importância do sol é a vitamina D que é absorvida pelo pássaro. 
Eu costumo deixar uma parte da gaiola coberta com a capa ou com um pedaço de papelão, para fazer sombra, pois caso o sol fique muito quente, o curió terá um abrigo na sombra.
De vital importância, em hipótese alguma você deve esquecer, sempre após o banho de sol, trocar a água dos bebedouros, pois no sol a água esquenta bastante.
Após o banho de sol, colocar na gaiola uma banheira com água para o pássaro tomar banho, retirando após. 
Eu costumo colocar três gotas de vinagre de maçã na água do banho, isso irá deixar o pássaro com penas lisas e brilhantes, além de evitar alguma doença nas penas.

4. Encarte, aulas de canto.
.
A parte considerada mais complexa para o mantenedor que quer ter um pássaro com qualidade de canto. O início do aprendizado deve ser aos filhotes, com idade de 40 dias a 3 meses de vida, filho de galador que tenha disposição para cantar e de preferência que seja repetidor. Filho de fêmea que já teve outros filhotes que apresentaram bom desempenho no aprendizado do canto.
Para quem já encartou um pardo no canto praia grande clássico, sabe que não é tão fácil assim. O sucesso no encartamento do canto depende quase que exclusivamente do mantenedor, pois segundo curiozeiros mais antigos, 70% depende da dedicação do proprietário do curió e os outros 30% restantes depende da genética do pássaro.
O sucesso do encarte está diretamente relacionado com a dedicação, a persistência e a paciência do mantenedor.
No treinamento do encarte de canto são usados vários métodos pelos curiozeiros. 
A metodologia mais comum é manter durante o dia (das 06:00 às 18:00h) o filhote de 40 dias a 3 meses, em um stúdio com isolamento acústico (pequeno cômodo revestido com espuma perfilada, medindo 1,50m por 2,00m, com uma janela contendo 3 vidros de 6mm e uma porta vedada com borracha ou E.V.A. para evitar a entrada de som externo). Veja bem, eu falei “stúdio com isolamento acústico” e não “cabine de isolamento acústico”, popularmente conhecido por caixa para encarte, a qual é proibida pelo IBAMA (Art. 44, Parágrafo 1º da IN nº 10, de 19 de setembro de 2011). 
Eu particularmente sempre fui contra o uso de caixa para encartar curió, mesmo antes da proibição, achava um confinamento muito severo, o que causava muito estress ao pássaro. Bem, como nem todo mundo tem espaço e ou condições para construir em sua casa um “studio com isolamento acústico”, a maneira mais comum, usada pela maioria dos curiozeiros é sem dúvidas, a de acomodar o pardo em um pequeno cômodo da casa, no seu quarto ou no quarto de um filho, com a porta e cortinas fechadas, para ficar com pouca luminosidade (penúmbra), com um aparelho de encarte com temporizador, tocando um Cd de encarte, programado para funcionar por 20 minutos e desligado por 40 minutos, com músicas de rádio FM nesse intervalo. 
Após as 18:00h você deve retirar o pássaro do quarto, para pernoitar em outro local que seja escuro e de relativo silêncio. 
O volume usado no aparelho deve ser de 1/3 do canto de um curió cantando.
Se onde o curió irá ter aulas de canto, mesmo com a porta e cortina fechada, o cômodo ficar com luminosidade clara, janelas grandes, manter uma capa toda fechada na gaiola, até o dia em que o pardo comece a soltar o canto. Quando você perceber que o pardo já está firme de notas, abra os ziper da capa e jogue a parte da frente sobre a capa, dando continuidade no treinamento.
Uma observação: todos os dias que tiver sol, retirá-lo do quarto e retirar também a capa da gaiola e colocá-lo tomar um banho de sol por 15 a 20 minutos, preferencialmente de manhã bem cedo ou no final da tarde, quando o sol não está muito quente.
O fator paciência é muito importante no encarte de canto do seu pardo, existe curiós que são precoces no encarte e soltam o canto a partir dos 4 meses, outros nem tanto, as vezes firmando o canto depois dos 10 meses de idade. Então, se você quer ter um curió com qualidade de canto, saiba que não se faz um com curió clássico do dia para a noite, não tenha pressa, seja persistente e não desista, com o tempo tudo vai dar certo, pode ter certeza.
Para quem já possui um curió clássico, que cante praia sem erros, com abertura de canto e que não corte o canto, é primordial deixá-lo cantar uma hora por dia, para intensificar o treinamento de seu pardo, sendo que o pardo apenas ouça o professor cantando e que necessariamente haja um isolamento visual entre mestre e aprendiz.
Quanto ao curió ser repetidor ou não, acredito eu que seja um fator nato do pássaro, já vi curió ser repetidor e seu irmão de ninho não repetir, mesmo sendo empregado o mesmo método de encarte. Já vi galador ser repetidor e seus filhos não serem repetidores, bem como já vi galador que não repetia e seus filhos se destacarem como excelentes repetidores.
Outro fator que é nato do pássaro, é ser ou não ser galador. Já tive curió que não galava de maneira nenhuma, sem nunca ter sido agredido por uma fêmea brava e mesmo colocando a fêmea mais mansa do plantel que estava pedindo gala, ele não galava. Em contra partida, já tive filhote de 6 meses, que ao ser apresentado para as fêmeas, ficava doido, arrepiava as penas, se agarrava na lateral da gaiola e cantava e rasgava direto.

5. O transporte do curió.
.
Quando você notar que seu curió está cantando e está firme de notas, é o momento de começar movimentá-lo. Inicialmente, comece retirando ele do quarto e desencapado coloque a gaiola na estaca, em frente de uma janela com cortinas abertas, para o mesmo começar a demonstrar o que aprendeu. Faça isso por alguns minutos de manhã e alguns minutos a tarde. Depois, capa novamente e de volta para o quarto. Faça isso por alguns dias e após, comece a movimentá-lo, colocando a estaca em locais diferentes no seu pátio, a fim dele ir se familiarizando com o seu território. O próximo passo é levá-lo passear, curió é igual criança, adora ir passear. Com ele na gaiola encapada, de preferência de automóvel, para ele se habituar com o movimento e barulho do carro. Leve ele em praças, onde haja movimento de pessoas, pois o curió tem que socializar, ver gente, ouvir barulho e movimento de carros. Evite levá-lo na casa de amigos que tenha curió, pois o canto de outro curió poderá intimidar o seu pardo, considerando que ele está em um locar estranho e no território de outro curió. 
Outro local que você poderá levar o seu pardo passear e intensificar o treinamento é na natureza, de preferência, se possível onde haja rios ou cachoeiras, o barulho da água estimula muito o curió a soltar e firmar o canto.
Um fator importante, ignorados por muitos, é ao transportar o seu curió de automóvel, colocá-lo no banco traseiro ou dianteiro, com todos os vidros fechados e bater a porta, isso causa um deslocamento de ar, normal para nós, porém incômodo ao pássaro, tendo em vista que o pássaro tem uma audição muito aguçada e sensível, sendo que esse vácuo no deslocamento de ar poderá ser prejudicial ao curió. Então, lembre-se sempre, ao fechar a porta de seu automóvel, deixe parte de um dos vidros aberto para bater a porta. Importante também, ao transportar o seu curió no automóvel, não ligar o ar condicionado, o choque térmico entre calor/frio poderá prejudicar a saúde de seu pássaro.
Com paciência, persistência e dedicação, você faz um bom curió clássico. Você sentirá orgulho ao ouvir o seu pássaro cantando na estaca de sua sala de estar, na casa de um amigo ou em uma praça e verá que o tempo dedicado e o seu esforço não foi em vão e valeu a pena.
.
Amigos, sucesso!

Um grande abraço!

Vilson de Souza.