Curió branco, pássaro raro de extrema beleza!

Todo curiozeiro já viu, ouviu falar ou viu fotos e videos na internet de curiós com as penas 100% brancas ou branco mesclado com pardo ou preto, sem dúvida são pássaros de uma beleza indescritível.
Pouco se sabe sobre o curió branco, o que podemos afirmar é que de um casal de curiós com características normais, ou seja, um curió galador preto com uma fêmea parda, nascem curiós com plumagem 100% branca ou mesclado de branco com pardo ou branco com preto. Presume-se que a cada nascimento de um milhão de filhotes em ambiente doméstico, um nasce branco. 
Poucos registros sobre curió branco tem escrito em revistas e livros sobre esse pássaro, provavelmente pela raridade no nascimento de filhotes que apresentam brancura imaculada em toda sua plumagem ou em parte dela, mas sabe-se que muitos filhotes nasceram em alguns criatórios amadores ou comerciais com essas características.
(Curió com penas 100% brancas - Curió com penas pretas e brancas) 

No Criatório Mineirinho, localizado na cidade de Pouso Alegre-MG, o Sr. Dimas, teve o privilégio de nascer em seu criatório um curió macho todo branco, o qual ele o batizou de “Príncipe do Egito”, curió de uma beleza incrível, inclusive sendo capa da Revista Passarinheiros & Cia Edição nº 50, contendo um pôster desse curió e um artigo publicado a respeito. 
Existe também um registro gravado no DVD “Criação Avançada de Curiós” sobre esse pássaro, onde o Sr. Edilson Guarnieri, Editor da Revista Passarinheiros & Cia fez um brilhante trabalho sobre as técnicas empregadas no manejo e criação de curiós pelo Sr. Dimas, proprietário do Criatório Comercial Mineirinho, bem como filmagens mostrando o plantel e todas as instalações e estruturas do criatório, também apresentando o fenomenal Curió "Príncipe do Egito" no referido DVD.
(Revista Passarinheiros & Cia - DVD Criação Avançada de Curiós) 

Na cidade de Palmeirópolis, Estado de Tocantins, nasceram dois filhotes em ambiente doméstico de uma das ninhadas do Sr. Gilson Bento Carvalho, sendo um filhote de curió pardo e o outro totalmente branco, sendo ambos filhos de fêmea parda e macho preto com abdômen avinhado, cor característica desses pássaros, fenômeno do qual o Sr. Gilson nunca tinha ouvido falar. Artigo a respeito publicado na Revista Globo Rural nº 66, abr/1991. 
(Curió branco nascido em Palmeirópolis-TO) 

Na cidade de Barra do Piraí, no Estado do Rio de Janeiro, após 30 anos de criação do Criadouro Tietê, do Sr. José Carlos Rocha, nasceu em 2008 dois filhotes totalmente brancos com olhos vermelhos (albinos), tendo ambos morrido já anilhados com 20 dias, o que se deduz que curiós brancos albinos são pássaros mais frágeis, com poucas chances de sobrevivência. Em janeiro de 2009, nesse mesmo Criadouro nasceram em uma ninhada três filhotes, sendo dois normais e um filhote macho branco com os olhos pretos, batizado de “Tietê dos Alpes” (veja vídeo no final da matéria). Em Março de 2009 nasceu também uma filhota de curió branco com os olhos pretos, batizada de “Tieta dos Alpes”.
(Curiós brancos nascidos no Criadouro Tietê - Barra do Piraí-RJ) 

Com meus 12 anos de idade, me interessei na criação doméstica de pássaros, onde comecei com um casal de canários belgas, ambos de cor “salsa” sem nenhuma pinta amarela, fato que também me surpreendeu, pois das ninhadas que nasceram, alguns dos filhotes nasceram de cor amarelo intenso, sendo que tirei umas quatro ou cinco ninhadas com esse casal, não me lembro bem. Lembro que na época, procurei me informar com alguns senhores com anos na criação de canários belga, os quais me falaram que o meu casal de canários salsa eram de um fator genético que descenderam de canários amarelos intensos, ou seja, avós ou bisavós deveriam ter pintas amarelo intenso.
(Canários Belgas "Salsa" e "Amarelo Intenso") 

Uma dedução lógica minha, talvez eu esteja equivocado, mas acredito que filhotes de curiós com plumagem branca que de vez em quando nascem de pais de cor normal característica, descendam de antepassados que tinha parte da plumagem branca, provavelmente herdando essa genética.
Nos canários belgas o fator recessivo é responsável pela ausência absoluta de carotenóide, a inibição total do depósito de lipocromo que configura o branco absoluto. A característica genética principal da raça de canários brancos é a incapacidade do organismo metabolizar a pró-vitamina A que ingere, daí a necessidade de se fornecer, em sua dieta, a vitamina A pura, já elaborada.
Quanto ao curió branco (100% com penas brancas ou com parte da plumagem branca), experiências tem que serem feitas, acasalando casais brancos e esperar resultados, ver se nas ninhadas alguns dos filhotes nasçam de cor branca. Quem sabe esteja surgindo uma nova linhagem de curiós.

Vilson de Souza.

Veja abaixo:
(Videos de Curiós brancos nascidos em ambiente doméstico)