Curiós de Santa Catarina - Um máximo de canto, num mínimo de corpo.

Canto Florianópolis
(Também conhecido por "canto catarina" assim apelidado carinhosamente por curiozeiros paulistas e cariocas).
O Curió, esse inseparável amigo integra-se à nossa cultura, nas variadas escalas de grupos sociais, há muitas gerações de "Manézinhos"*.
*Manézinhos: termo popularmente utilizado para designar os naturais de Florianópolis, capital de Santa Catarina.
Falar da nossa gente, seus valores culturais e folclóricos, nossas matas e praias, omitindo este exemplar de curió, agigantado, que a natureza aqui privilegiou como seu berço, estaríamos cometendo uma enorme heresia à maravilhosa espécie desse granívoro.
Este pequeno pássaro de nome curió (oryzoborus angolensis ou Sporophila angolensis, na atual classificação do IBAMA)) vem encantando várias gerações de manezinhos. Aqui em Florianópolis sempre fez parte do folclore, estando presente em várias casas e adotado como amigo e companheiro de passeio. É observado pelos visitantes à cidade, que o "Manezinho" onde vai, leva seu curió, seja de carro, de bicicleta, ou mesmo a pé, carregando a gaiola na palma da mão. Se vai visitar amigos, o pássaro vai junto; é roda da "cervejinha" - lá está o pássaro também, é mesmo o amigo inseparável.
O seu belo e forte canto e a sua característica valentia, conquistaram pessoas aficcionadas por pássaros.
Habitava as matas litorâneas e era muito encontrado até os anos 60. A ação de agrotóxicos e o crescimento urbano destruindo o seu habitat, o levaram a extinção quase total na natureza. Mas através da ação de criadores preservacionistas hoje é criado em larga escala em ambiente doméstico e a sua preservação está garantida.
Existem no Brasil 128 cantos de curiós catalogados e conhecidos, um deles entre tantos é o belíssimo Canto Estilo Florianópolis com notas graves e agudas que formam uma melodia encantadora. Este canto Florianópolis hoje está preservado, registrado através de gravações originais de curiós ditos mestres de canto.
É com satisfação que em Florianópolis são produzidos vários filhotes de curió que encantam com esse dialeto preservando assim o canto Florianópolis, ouvido por muitas gerações daqui e de todo o Brasil.
Há pouco tempo, adeptos da modalidade do "Canto Florianópolis" conquistaram seu "podium", resgatando esse maravilhoso canto, que a tantas gerações vêm conquistando e encantando a nossa mais nobre sensibilidade auditiva, premiando-nos com o seu ordenamento harmonioso, de alteadas e passagens de cantos, de notas rebuscadas e, notadamente quanto aos seus arremates do inconfundível "pandeirinho". Oxalá, a interferência nefasta dos laboratórios de gravações não venham interferir na originalidade do seu dialeto.
Gratifica saber que esse belíssimo cantador extrapolou nossas fronteiras alçando "vôos" solenes e bem altos; certamente através das paradas, com grande índice de audiência e que, certamente, não terá o mesmo fim do nosso "Ariribá", oriundo da Região do Vale do Itajaí. Quem não há de se lembrar? Voltando um pouco a um passado não muito distante, curiós e bicudos eram catalogados pelas entidades governamentais, como espécies em perigo de extinção. Quem diria! Os tempos mudaram... Assegurada hoje a sua sobrevivência; agora a preocupação constituiu-se enfaticamente no processo emergente quanto ao aprimoramento genético, na busca de qualidades cada vez mais enriquecidas.
Aqui em Santa Catarina, o movimento é crescente e bastante consciente, estando previsto vários torneios nesta modalidade de canto, agendados por iniciativa de diversos Clubes e Associações, inclusive em torneios oficiais na modalidade de "Canto Florianópolis", sob o patrocínio da SAC - SOCIEDADE AMIGOS DO CURIÓ. A COBRAP, a nível nacional, também incluiu o Canto Florianópolis em seus torneios.
Além desses eventos mencionados, dos quais participam diversos Clubes e Associações, soma-se também o trabalho individual que vem sendo efetuado pelos criadores, especificamente em Florianópolis, aqui no Estado Santa Catarina, destacando-se fundamentalmente o norteado pelo SÍTIO DO CURIÓ, bem como a relevante participação de renomados criadores, notadamente voltados também para a manutenção e aprimoramento desse mavioso canto.
Vale lembrar, o famoso Curió "Zico"; hoje distante das ferrenhas disputas, encartado "Canto Florianópolis", disputava, à época, com os saudosos Curiós "Trovoada", "Confusão" e tantos outros campeões, e que, na sua trajetória, por várias vezes consagrou-se Campeão do Sul-brasileiro.

Fonte: Sítio do Curió.

Vilson de Souza.