Defendendo território - O curió na natureza.


O curió, cujo nome científico é "Oryzoborus Angolensis", é uma ave canora originária da América do Sul, América Central e de toda a costa litorênea brasileira. 
O Curió gostava de viver perto das aldeias dos índios e devido a característica de se aproximar do ser humano, a sua elegância e a enorme capacidade de disputar pelo canto quem é o dominador do território, bem como a enorme qualidade de seu canto, sem dúvida, o tornou um dos mais belos pássaro canoro na natureza.
O Curió, também conhecido entre os passarinheiros como avinhado ou papa-arroz, é uma ave nativa do Brasil, mas também podem ser encontrados exemplares dela em países vizinhos, como na Bolívia, Paraguai e outros da América do Sul, mas sempre a partir de aves que emigram daqui para lá.
O curió em seu habitat natural, vive em uma determinada área, e em virtude de ser um pássaro extremamente territorialista, não permite em hipótese alguma que outro curió macho ou mesmo outro casal de curió invada sua área, demarcando território através de seu canto. Ele vive solitário ou aos pares, normalmente separado de outras espécies de pássaros, embora às vezes possa misturar-se a bandos de Sporophila e tizius, geralmente durante o período de muda de penas.
O habitat do curió está sempre relacionado a lugares onde há água limpa abundante, e também a ocorrência do capim navalha seu alimento básico na natureza. Costuma viver em brejos, beira de rios, capoeiras arbustivas, clareiras com gramíneas e arbustos nas bordas de florestas altas e pântanos, penetrando também nas florestas.
Faz um ninho de paredes finas, em formato de xícara. Põe dois a três ovos branco-esverdeados com muitas manchas marrons e a eclosão ocorre cerca de 13 dias após a postura. De 11 à 13 dias do nascimento, os filhotes já estão prontos para sairem do ninho. Atingem a maturidade após um ano de idade. O período de acasalamento inicia-se no final do inverno e dura até o término do verão.
Alimenta-se basicamente de alguns insetos, várias sementes em especial a semente do capim navalha, subindo nos pendões de capim ou catando-as no chão.
Encontra-se distribuído em quase todo território nacional, de Pernambuco ao Rio Grande do Sul, passando por Estados da Região Centro-Oeste. Encontrado também do México ao Panamá e em quase todos os países da América do Sul, com exceção do Chile e Uruguai. Habita as regiões litorâneas brasileiras e principalmente o litoral paulista.
Atualmente o curió, assim como muitos outros pássaros brasileiros, encontra-se ameaçado de extinção, em decorrência da caça e comercialização ilegal e principalmente devido a destruição de seus ambientes naturais.
Com o apoio e incentivo do Ibama à criação de curiós em ambiente doméstico (Criadouros comerciais ou amadoristas), esperamos que diminua a caça e a comercialização ilegal desse pássaro e que seja preservados os poucos exemplares de curiós existentes na natureza.
Para quem deseja ter um curió em casa, seja para canto ou para treiná-lo para participar de torneios, o correto e coerente é adquiri-lo de criadouros comerciais devidamente legalizados pelo Ibama, com exame de sexagem, árvore genealógica e nota fiscal.
Considerando que atualmente existe poucos exemplares de curiós em nossas matas, todo curiozeiro apaixonado por esse pássaro, espera e torce para que com a criação doméstica, no futuro nossos filhos, netos e bisnetos e também gerações futuras possam conhecer e ouvir o belo e melodioso canto do curió.

Vilson de Souza.