Cronologia dos primeiros dias de vida do filhote de Curió.


Olá amigos.

Todo curiozeiro sabe que todo curió é um enigma, cada pássaro tem suas características natas, seu temperamento e sua personalidade própria. Por mais que se conheça o curió, sempre estamos aprendendo alguma coisa a seu respeito, seja por dicas de um amigo curiozeiro, seja através de estudo aprofundado em livos e artigos ou mesmo empiricamente, ou seja, através do conhecimento pela observação.
Agradeço ao Sr. Gilson Barbosa pelo brilhante trabalho desenvolvido através de uma pesquisa metodológica, nos trazendo conhecimento sobre filhotes de curió, que de uma maneira ilustrativa com fotos, nos faz conhecer um pouco mais sobre esse fascinante pássaro "O Curió".

Leiam e apreciem o artigo abaixo.

Um abraço!

O Editor

Cronologia dos primeiros dias de vida do filhote de Curió.


1. Primeiro dia de Vida de um filhote de Curió.

Os filhotes nos primeiros momentos após a eclosão (fotografia abaixo tirada logo após o trabalho de eclosão) observamos que ainda permanecem por algumas horas na mesma posição em que se formaram (quando embrião no interior do ovo), desprovidos de energia motora permanecem nesta posição até que recebam por algumas horas o calor do corpo da mãe e iniciem os movimentos de pescoço e cabeça em busca do alimento (inicialmente descoordenados). 
As primeiras refeições (trato) ocorrem após a fase de aquecimento que dura de 06 a 08 horas aproximadamente após a eclosão, contudo a fêmea coloca-se na borda do ninho introduzindo a cabeça em seu interior numa postura de observação e estimulação como se escutasse o pulsar da vida dos filhotes. 
Alterações no comportamento dos filhotes nesta fase tem levado algumas fêmeas a atira-los fora do ninho ambos ou apenas um deles, este comportamento carece ainda de maior aprofundamento tendo em vista a sua baixa incidência, contudo acreditamos que 10 a 20% das fêmeas em reprodução os adotam. Podemos afirmar com segurança que as 6 (seis) primeiras horas que precedem a eclosão são caracterizadas pela inércia dos filhotes que só sobreviverão se aquecidos neste período dando início à fase dos movimentos descoordenados de pescoço e cabeça, filhotes que esfriam no ninho são rejeitados pelas fêmeas e atirados para a morte. 
Recém nascido. - Primeiro dia.
2. Segundo dia de vida de um filhote de Curió.

A foto abaixo foi tirada ao entardecer do segundo dia de vida para poder registrar o momento em que os filhotes abandonam a posição embrionária e buscam o apoio e o aquecimento mútuo entre seu posicionamento invertido que possibilita o apoio do pescoço, mantendo-o na posição vertical para possibilitar o recebimento da alimentação. 
O filhote que adquire esta condição em primeiro lugar geralmente se desenvolve mais rapidamente e será o líder do ninho, inclusive recebendo dos pais uma maior quantidade de alimentos. O filhote que primeiro apóia-se tem sido fruto de nossa atenção no sentido de identificar dominância, liderança futura no ninho e outros aspectos importantes. Podemos observar em poucas horas de vida uma definição de coloração escura sobre as asas que se intensifica para o surgimento da plumagem. 
Um dos filhotes já demonstra nesta fase um maior desenvolvimento motor buscando utilizar-se do parceiro de ninho como apoio, enquanto este ainda mantém desgovernada a cabeça. Podemos observar no filhote que se encontra sobre o irmão de ninho o início do desenvolvimento craniano enquanto no seu irmão este desenvolvimento ainda não se faz notar com tanta ênfase. 
Segundo dia.

3. Terceiro dia de vida de um filhote de Curió.

O terceiro dia de vida do Curió caracteriza-se pelo crescimento avantajado do crânio e dos olhos, (observar fotografia abaixo) proporcionalmente o crânio em alguns casos corresponde a 1/3 do resto do corpo por este motivo os filhotes intensificam mais ainda a busca por apoio mútuo de suas cabeças, pois só com elas eretas é que poderão receber o indispensável alimento, nesta fase um desequilíbrio na competição pelo alimento poderá determinar a morte do outro. 
O criador deve ficar atento para possível dominância de um dos filhotes sobre o seu irmão que poderá ocorrer nas próximas horas. Os filhotes continuam a carecer e notá-se um intumescimento do globo ocular, nesta fase estão sempre entrelaçados e erguem a cabeça ao pressentirem qualquer aproximação. Buscam apoio e aquecimento mútuo e já se visualiza um leve escurecimento de sua pele, bem como um tom rosa avermelhado indicando um aumento de irrigação sanguínea nas áreas que logo receberão os canhões das penas. 
Terceiro dia.

4. Quarto dia de vida de um filhote de Curió.

Observamos neste dia o surgimento dos canhões das penas das asas, bem como indícios do surgimento dos canhões da plumagem dorsal. Ainda observamos a necessidade de apoio e aquecimento mútuo, nesta fase à fêmea ainda os aquece vez por outra. O globo ocular atinge o seu tamanho máximo estabilizando-se com a indução do surgimento das pálpebras. Os filhotes parecem dormir mais que nos dias anteriores. Os olhos ainda permanecem fechados e o Crânio parece ter atingido o seu tamanho máximo. 
Quarto dia. 

5. Quinto dia de vida de um filhote de Curió.

Observamos que ainda buscam apoio e aquecimento mútuo, verificamos o início das aberturas dos canhões das penas. Os olhos ainda continuam muito grandes e já começa o processo de abertura bem como a formação das comissuras (cantos do bico) na coloração branca e observamos ainda o amarelecimento gradual das partes superior do bico e inferior da mandíbula. Os filhotes nesta fase comem em demasia e a competição pelo alimento se intensifica, erguem a cabeça e abrem o bico a menor aproximação, seja ela de quem for. Podemos ainda observar a coloração vermelha intensa e brilhante no interior do bico (abobada palatina) principal indicador de saúde equilibrada.
São esfomeados, nesta fase os criadores poderá intervir e ajudar na alimentação mediante fornecimento de uma "papinha" para corrigir possíveis diferenças no tamanho provocado pela competição alimentar desfavorável para o filhote menos desenvolvido. A formulação e armazenamento desta papinha devem ser cuidadosos. 
Quinto dia.

6. Sexto dia de vida de um filhote de Curió.

Na fotografia apresentada abaixo podemos observar que embora os filhotes tivessem nascidos simultaneamente (eclosão múltipla) apresentam desenvolvimentos diferenciados fato este facilmente constatado pela diferença de tamanho entre eles, o filhote na parte inferior da foto apresenta tamanho corpóreo bastante desenvolvido em relação ao segundo filhote, podemos ainda observar a presença abundante de alimento no seu papo enchendo inclusive o esôfago (parte amarelada junto ao ouvido do filhote situado na parte inferior da fotografia) enquanto o segundo filhote visivelmente menor encolhe-se buscando apoio da cabeça entre as asas já que a acirrada competição desigual pelo alimento não mais possibilita o apoio e aquecimento mútuo iniciando-se aí a luta pela sobrevivência ainda no ninho. É o início do “Salve-se quem puder”. 
Como já abriram os olhos para o mundo ficam muito tímidos com a nossa intervenção, contudo aceitam bem a ajuda alimentar na palheta. Podemos observar a abertura da extremidade de alguns canhões libertando a porção inicial de algumas penas, no filhote maior podemos ver o surgimento dos primeiros canhões das penas da cabeça. O crânio já atingiu o seu tamanho máximo no filhote maior e se estabiliza, enquanto o menor mantém as suas azas levantadas em relação ao corpo para proporcionar o apoio da cabeça indispensável na busca pelo alimento. 
Esta disparidade no tamanho tem como origem os fatos descritos no primeiro e segundo dias quando um dos filhotes buscou apoio no seu companheiro de ninho ainda inerte, enquanto este só veio a manifestar os estímulos horas mais tarde. Daí concluímos que Filhotes de eclosão simultânea só terão o mesmo desenvolvimento se tiverem estímulos também simultâneos, pois algumas refeições a mais poderão determinam que irá sobreviver no ninho. 
Sexto dia.

7. Sétimo dia de vida de um filhote de Curió.

Podemos observar claramente que o filhote dominante além de possuir maior desenvolvimento possui uma plumagem também mais desenvolvida, podemos constatar que apesar das diferenças enfatizadas no sexto dia o filhote menor vem diminuindo as vantagens do líder, mantem o seu espaço ocupado dentro do ninho inclusive forçando o líder a manter-se espremido dentro dos seus limites, tal fato nos induz a acreditar que logo irá recuperar a diferença existente. 
Ficam cada vez mais tímidos a minha presença buscando esconder-se, podemos seguramente afirmar que esta ninhada desenvolve-se dentro da mais perfeita normalidade reunindo inclusive as condições de desenvolvimento para serem anilhados hoje 7° dia, contudo aguardarei mais um dia pois o 8° reúne melhores condições de desenvolvimento para anilharmos com a máxima segurança a ambos. 
Sétimo dia. 

8. Oitavo dia de vida de um filhote de Curió.

Observamos que no oitavo dia a ninhada atinge o seu desenvolvimento pleno, existem diferenças é claro, contudo apresentam um bom padrão de desenvolvimento que podemos avaliar pela definição e coloração da plumagem que se manifesta exuberante. 
Efetuamos o anilhamento sem incidentes e procedemos e contagem dos canhões das penas que compõem a “Plumagem Abdominal” (laterais esquerda e direita) com vistas a subsidiar pesquisa de sexagem. Fatores alheios ao nosso entendimento são responsáveis por um desenvolvimento craniano bem mais acentuado no líder, acarretando também um maior bico. Acreditamos que filhotes provenientes de eclosão múltipla dispondo de algumas horas de estimulo a mais que o seu irmão de ninho desenvolva um crânio tão dispare sem que exista uma forte razão de ser. 
Temos ainda a considerar a existência do saco vitelino reserva alimentar que nutri os filhotes até que os estímulos vitais os dotem da capacidade de receber o alimento da mãe como argumento que anula a atribuição destas diferenças a algumas refeições a mais num momento em que se elas não existissem não fariam muita diferença, pois a natureza pensando neste momento em que os filhotes estão indefesos deu-lhes o saco vitelino. (Nascem dotados de reserva alimentar para no mínimo 8:00 horas). 
Oitavo dia.

9. Nono dia de vida de um Filhote de Curió.

Caros companheiros chegam o nono dia de vida dos filhotes e observamos que o ninho encontra-se completamente preenchido obrigando-os ao encolhimento das asas para que possam caber em um ninho com 8,5cm de diâmetro quando o usual é 6,5cm, embora o ninho seja um pouco avantajado por questões alheias aos objetivos do momento chamamos a atenção para o desenvolvimento desta ninhada com especial ênfase a sua emplumação uniforme e densa de coloração exemplar denotando excelente nutrição dos ninhengos. A foto abaixo dispensa qualquer comentário, fala por se só enche de orgulho o ego passarinheiro de todos aqueles que aprendemos ao longo dos anos preservar. 
Nono dia.


10. Décimo dia de vida de um Filhote de Curió.

Podemos observar na fotografia abaixo um preenchimento total do ninho pelos filhotes, bem como uma emplumação perfeita dotada de características de qualidade, tais como brilho e amplitude das penas, observamos ainda um escurecimento gradual de toda plumagem. Há aspectos indesejáveis que ocorrem durante a criação de ninhadas mal manejadas, resultando num desequilibro da dominância alimentar pelo filhote líder em relação ao seu parceiro de ninho. 
Este desequilíbrio dispare proporciona o raquitismo de um dos filhotes prejudicando o seu desenvolvimento físico com reflexos futuros no desenvolvimento canoro. Observe e compare o espaço vazio que deveria ser preenchido pelo filhote dominado bem como a disparidade em relação ao filhote dominante e compare o desenvolvimento geral do ninho mal manejado com o ninho proveniente de manejo adequado e acompanhado de forma competente por parte do criador no tocante as correções de aspectos contraproducentes que se manifestam durante a “Cria”. 
Filhotes bem manejados e monitorados resultam em filhotes saldáveis, graúdos e bem desenvolvidos em suas funções vitais, logo concluímos ser condição indispensável para alcançarmos resultados futuros. 
Décimo dia. 

Autor do artigo: Gilson Barbosa.

Vilson de Souza - Navegantes-SC.