Biografia - Criatório Fortaleza - Três Pontas-MG


Uma vez ouvi alguém dizer, não lembro quem:
Um homem quando deixa de sonhar, deixa de viver!
Bela frase motivacional!
Veja abaixo a história do Sr. Ronaldo de Assis Pereira, residente em Três Pontas-MG, homem persistente e determinado, que tinha  em mente idéias, um sonho, um projeto e no fim uma realização, montar um Criatório de Curió e encartar o canto praia grande clássico em seus curiós!
Um exemplo a ser seguido por todo curiozeiro com sonho semelhante, com determinação, persistência e força de vontade,  montar o tão sonhado criatório de curió!
Leiam e apreciem!
O Editor.


Minha paixão por pássaros vem desde criança, meu pai era passarinheiro e eu sempre estava junto a ele, e daí também me tornei um passarinheiro, na nossa casa tinha diversos tipos de pássaros, na época não tínhamos pássaros de destaque, sempre ouvia alguns amigos falar sobre o curió que era um pássaro muito apreciado pelo seu canto, daí minha curiosidade foi despertada para conhecer esse canto muito apreciado, mas somente no ano de 1990 adquiri meu primeiro curió, posteriormente filiei-me a FEOMG e logo em seguida a Sociedade de Criadores de Bicudos e Curiós de BH.
Em meados do ano de 2001 fui transferido do trabalho para cidade de Três Pontas no sul de Minas Gerais, trazendo comigo alguns curiós da minha cidade natal Belo Horizonte-MG, frutos de minha criação, curiós estes direcionados para canto Paracambi que era muito apreciado em Minas gerais e Rio de Janeiro, já nos primeiros contatos com passarinheiros daqui da região de sul de Minas Gerais, só ouvia falar de curió canto praia, pensei comigo estou fora da roda, então resolvi mudar minha criação para o canto praia grande.
Em 2003 fui até a cidade de Varginha-MG, para conhecer um curiozeiro conhecido pelo nome de Sr. Argentino, tendo adquirido dois curiós, um já preto de nome Canto Alegre e outro pardo o qual dei nome de Padre Victor em homenagem ao padroeiro da cidade de Três Pontas-MG, e foi com este curió, Padre Victor, que me senti feliz e realizado, pois seria meu primeiro repetidor e que por falta de experiência de minha parte, não encartou o Canto Praia Grande Clássico. Os curiós criados pelo Sr. Argentino na sua maioria era adquiridos do Dimas do Criadouro Mineirinho e possuía também curió da raça Bico Branco.
No final do ano 2006 por motivo de saúde tive que afastar do trabalho, tendo que ir para BH para fazer o tratamento, minha companheira passou a cuidar dos curiós enquanto permanecia em BH, assim que voltei pra casa, resolvi começar meu criatório.
Com poucos recursos financeiros coloquei a mão na obra e resolvi fazer meu criatório nos fundos de minha casa, primeiramente fiz um cômodo dividido em dois ambiente independentes,  daí com uma fêmea adquirida de um amigo  da cidade de Lavras-MG, filha legítima do Pavarotti e Dayana, na temporada de 2007/2008 resolvi criar filhotes com Padre Victor e com a fêmea mencionada acima a qual recebeu o nome de Fortaleza, no final de 2007 fui na final do Torneio dos Campeões em SP onde em contato com o Sr. Odevar, passei a ser sócio da SERCA, somente na temporada 2008/2009 consegui minhas primeiras cria com Padre Victor e Fortaleza, apesar de nascerem alguns filhotes repetidores o canto não foi encartado, ficando igual o do pai, mesmo possuindo cinco cabines acústicas, mas ainda prevalecia minha falta de experiência.
No começo do ano 2009 adquiri na cidade de Pouso Alegre-MG, um filhote da raça Dragão e Bianca e no final de 2009 adquiri um pardo do Vitor Padovan de nome Comando Delta, genética do Montenegro e Canarinha e não parou por ai, mais um ambiente foi construído sendo o terceiro ambiente.
Agora uma grande realização no dia 05 de maio de 2010, fui até a cidade de Mundo Novo-MS conhecer o grande criador  FAXINA, segundo informações, este era o Mago dos Curiós e não deu outra além de uma excelente pessoa um criador nato de curiós sem sistemas, assim como grande amigo de Varginha-MG do Sr. Argentino, estando em Mundo Novo-MS na casa do Faxina, este me mostrou um pássaro já preto que não estava cantando, filho do Mister Mancha II e Velha e uma fêmea filha do Asterix II e Gaiolinha e falou leva que você vai ficar satisfeito, retornei para casa com o casal de curiós e para minha surpresa foi melhor do que a encomenda, pois o curió preto, após alguns dias já aqui em casa começou a soltar seu canto com muita excelência, valentia e repetição.
O Criatório Fortaleza em suas estruturas contam com 05 ambiente independentes, sendo 01 para acasalamento coberto com telha de policarbonato onde serão colocadas somente dez fêmeas para acasalar, fêmeas solteiras, maternidade, filhotes machos apartados tratados no palito e um quarentenário, atualmente 7 cabines acústicas e futuramente serão adquiridas mais 3 cabines.
Hoje, 06 de maio de 2011, um sonho realizado, o “Criatório Fortaleza”, feito com muita humildade e com meu suor e principalmente, com a força de DEUS.
Em 06.05.2011 completei 50 anos de idade e é tudo pura alegria “Obrigado Jesus”!
“Sou brasileiro responsável, cumpridor dos meus deveres, eu tenho o Direito de criar curiós.”
Obrigado Vilson, Editor deste Blog, por ter me cedido este espaço e a todos curiozeiros com um sonho igual ao meu, não desistir jamais!

Ronaldo – Três Pontas-MG.

Fone.: (035) 3265 1761 ou  9958 1738