A Importância da Genética na Criação de Curió

Cientificamente falando a própria palavra já diz, vem do grego “genno” (fazer nascer) é a ciência dos genes, da *hereditariedade e da variação dos seres. Essa ciência estuda a forma de como é passada as características biológicas de geração para geração, no interior dos *organismos, essa informação genética está normalmente contida nos *cromossomos, e outras seqüências de *nucleotídeos, com funções específicas nas células dos seres vivos, ou seja é representado por uma longa seqüência de DNA, (ADN é a abreviatura de ácido desoxirribonucléico (em inglês, DNA: Deoxyribonucleic Acid)) que é uma *molécula orgânica que contem a "informação" que instrui o desenvolvimento e funcionamento de todos os organismos vivos.
*Hereditariedade - Em genética, é hereditário o traço que se transmite pela composição genética dos indivíduos genitores (pai e mãe, avô e avó....).
*Organismo - Em biologia e ecologia, um organismo é um ser vivo.
*Cromossomos - Longa seqüência de DNA, que contém vários genes.
*Gene - É a unidade fundamental da hereditariedade, responsáveis por carregar a informação genética.
*Nucleotídeos - São compostos ricos em energia, e que auxiliam as transformações do organismo.
*Molécula - É um conjunto eletricamente neutro de dois ou mais átomos (são os componentes básicos das moléculas) unidos por pares compartilhados de elétrons (responsável pelo balanceamento de carga dos átomos)  *Orgânico -É um termo genérico para processos ligados à vida.
Sabemos então que as características, físicas e comportamentais, são herdadas por cada ser, pelo ciclo reprodutivo, através do DNA. O DNA de um ser é inigualável a outro, cada um tem o seu próprio código genético, sendo que irmãos, pais e filhos possuem esse código semelhante, mas não iguais. Sendo assim muitos criadores, querem ter exemplares Homozigotos (é um termo da genética para indicar que os alelos presentes em um lócus genético são idênticos), ou seja, puro, para que a linhagem escolhida, e o código genético permaneçam em seu plantel, para isso alguns criadores são favoráveis a fazer cruzamentos consangüíneos entre genitores de bons caracteres, para assim fixar as virtudes desejadas.
Todos nós temos a intenção de montar um criatório, ou de criar um exemplar extraordinário, independente da linha, ou modalidade que iremos seguir, para isso não basta apenas seguirmos tipos de cruzamentos, mas sim nos preocuparmos com fatos e fatores que influenciam em demasia o futuro esperado.
Como podemos ver no gráfico, a reprodução consangüínea, nada mais é do que você cruzar genitores da mesma linha genética. No caso, a reprodução tem ênfase em reproduzir, exemplares com maior totalidades genéticas do Pai reprodutor (Matriz A), pois esse cruzamento pode ser feito invertido, ou seja, com a fêmea (Matriz B). Ao final do ciclo, percebemos que o resultado não é de um exemplar puro por cruza 15/16 (Gráfico 15/16), pois é um consangüíneo 7/8, ou seja, a cria final tem a porcentagem de 87,5% da matriz escolhida (A), para o resultado final chegar a aproximadamente 0,94% deveríamos continuar a reprodução em consangüinidade, sendo que nesse caso já acho muito arriscado, e um tanto desnecessário, pois enfraquece em grande demasia a saúde dos filhotes.
Não sou contra tal reprodução “controlada”, pois com a consangüinidade poderemos tirar filhotes excelentes, pela soma dos genes positivos de ambos genitores, mas sempre devemos lembrar, que ha possibilidade de nascerem filhotes deficientes, fracos, com morte precoce, baixa fertilidade, etc, em função da soma dos genes negativos das matrizes escolhidas, pois todos exemplares possuem defeitos e qualidades, com certeza a reprodução consangüínea aplicada tem a intenção de somar os genes positivos, mas às vezes a soma majoritária é dos negativos, multiplicando-os e fazendo com que acarreta tais frustrações. No entanto com esses cruzamentos, existe possibilidade de gerar em determinados filhotes os pontos positivos herdados de seus pais, tão almejado pelo criador, podendo assim eliminar-se do plantel os que reuniram os elementos negativos.

Cruzamento consangüíneo 15/16 (Puro por cruza)
 Como foi dito anteriormente, no gráfico 15/16 podemos concluir um exemplar puro por cruza, pois a cria final tem quase a totalidade da matriz A.
Outro tipo de cruzamento adotado, por alguns é o cinco oitavos, que há muito tempo já vem sendo feito na pecuária, e com resultados altamente satisfatórios, a principio é um cruzamento que no seu inicio, é muito parecido com o consangüíneo sendo que quando o filhote já tem ¾ (três quarto) 75% do genitor inicial escolhido, o mesmo é cruzado com outrem de grande qualidade também, que seja irmãos de ninho do cruzamento inicial (Matriz B), ou da mesma linha de sangue (B), e que diferenciem, mas possuam grandes qualidades, ou seja, se o genitor da 1º cruza (Matriz A) é excelente em repetição, é favorável cruzar sua cria ¾ com um que seja excepcional em inteligência e andamento, para assim formar o 5/8 perfeito, esse tipo de cruzamento não faz com que tenha um exemplar homozigoto, mas sim um exemplar com as qualidades desejadas, e com muito mais vigor e força, alem de um índice muito menor de negatividade dos genes, o que retarda as deficiências contidas na consangüinidade. Após termos concluído a reprodução 5/8 podemos fazer outro cruzamento, acasalando uma fêmea de sangue "5/8 B + 3/8 A" com um macho do mesmo grau de sangue, o exemplar resultante guarda as mesmas características genéticas dos pais, podendo assim preservar toda a genética escolhida, e aplicada ao exemplar final .
Quando me refiro a tais características, me refiro a um todo, no aspecto físico (porte, penas, formas (cabeça, bico etc...) na inteligência (aprendizado de canto) na voz (andamento, repetição, melodia) na criação (alimentação, tratamento dos filhotes) comportamento em fim tudo que tenha constado nos aspectos positivos e negativos, de seus descendentes, e antecedentes, com certeza influenciará, em sua linhagem, sendo que para isso de nada adianta fazermos cruzamentos desgovernados com pássaros que sejam apenas de boa genética, pois hoje podemos constatar com total clareza que existe muita coisa boa no mercado, mas para tudo tem que ter um bom senso, conhecimento e experiência, ou seja, para termos uma reprodução bem sucedida, devemos ter uma efetiva administração das associações dos genes. Por exemplo, de nada adianta você cruzar um Curio que tenha grande índice de repetição, mas não é dotado de inteligência de aprendizado de notas e andamento, com uma fêmea que também gera filhotes de repetição, mas que não tenha tal inteligência, sendo assim a possibilidade de sair filhotes com um índice de aprendizado maior é muito inferior, pois tendo apenas repetição no “sangue” certamente sairá um filhote que terá fôlego para repetir, mas com retorno de canto e falhas de nota, agora você fazendo uma cruza a qual a fêmea tenha certa inteligência, mas é dotada de pouca repetição com o mesmo macho, ha grande possibilidade de adquirir filhotes com repetição, andamento e notas corretas, conclui-se então que antes de fazermos qualquer cruzamento devemos adquirir ou possuir, reprodutores que tenhamos conhecimento de suas crias, para que não tenhamos frustrações.
Vendo todos os gráficos e tipos de cruzamentos, podemos perceber que sempre ha uma forma, de chegarmos a uma cruza desejada ou pura, quando temos ênfase em estabelecer o fenótipo das mesmas, isso nada mais é do que, você constituir aparência física, manifestar uma característica física (cor, tamanho, etc) que varie entre indivíduos. O fenótipo é determinado até certo ponto pelo genótipo, que é o conjunto de genes de um individuo( Gene - É a unidade fundamental da hereditariedade) que condiciona os fenótipos totais. Podemos traçar então, um mapa reprodutivo voltado à linha sanguínea desejada, sendo que essa reprodução será altamente satisfatória, se tivermos a intenção de predominância em fenótipagem o que não é o caso. Sendo assim um dos fatores principais e de extrema importância, alem da genética escolhida e o Estereótipo (Conjunto de conhecimentos que recebemos de fontes externas), ou seja, a forma e meio de como a ave viverá, como será tratada, manejada, submetida a situações adversas, pois de nada adianta termos uma grande raça formada ou pura se não é manejada adequadamente, conclusão, você irá desperdiçar tempo, e com certeza estragar o futuro de um belo passaro, não obtendo o sucesso esperado, pois tudo na vida tem uma lógica, e basta sermos competentes, idôneos, perseverantes e termos grande senso de observação, para que todo um trabalho não seja desperdiçado por um pequeno deslize ou falta de competência.

Manoel Pereira Neto. 


Fonte: Curioonline.com.br