Em busca do Curió perfeito.


Toda pessoa fascinada por curió sonha em ter um pássaro com uma bela plumagem, uma bela postura e altivez, e principalmente um canto perfeito, seja o praia grande clássico ou outro canto regional, com bastante balanço, voz e melodia.
Todos já ouviram falar que para ter um curió bom, dizem os curiozeiros experientes, que 30% depende de genética, filhotes descendentes de curiós raçadores famosos como Gaiola Preta, Matuto, Soberano, Guardião, Canarinho, Miracatu, Tilim, entre outros ou que descendam de curiós que já apresentaram bons resultados em torneios. Os outros 70% depende exclusivamente do proprietário, missão um pouco complexa e que necessita de muita dedicação, seja no manejo e alimentação do filhote ou no treinamento acirrado do encarte de canto.
Uma alimentação balanceada é essencial na formação e manutenção de um curió, devemos servir diariamente mistura de sementes na proporção de 70% de alpiste, 20% de painço branco, 10% de painço verde, além de pequenas quantidades de painço português, senha, milheto, arroz com casca, níger e aveia. Misturas prontas nestas proporções tem a venda em casas comerciais (Agro Pet).
Devemos servir também ração extrusada, encontra-se a venda em Agro Pet, indispensável para a alimentação de curiós devido a alta digestibilidade que atende totalmente às exigências nutricionais do pássaro, pois contém Prebiótico que promove o crescimento seletivo de bactérias benéficas presentes nos intestinos, diminuindo por competição os microorganismos patogênicos e prevenindo infecções intestinais. Seu uso evita problemas nutricionais, como excesso de gordura e deficiência de vitaminas, freqüentes nas dietas à base de sementes.
Muito importante aos curiós, sem dúvida, é a farinhada, facilmente encontradas no mercado farinhadas prontas, balanceadas para as diversas espécies de pássaros. As farinhadas é um importante componente do manejo alimentar. Além de possibilitarem um melhor equilíbrio da dieta, permitem a inclusão de vários complementos como prebióticos, probióticos, suplementos vitamínicos, remédios, vermífugos, premix, aminoácidos etc. A farinhada é de fundamental importância na alimentação dos filhotes.
Indispensável falar em um bebedouro com água, de preferência água filtrada ou água mineral, devendo necessariamente ser trocada diariamente.
Outra coisa importante é manter sempre na gaiola um recepiente com areia, pois todos sabem que as aves não possuem dentes. Como nos curiós, o processo de digestão ocorre quando os músculos da moela se contraem triturando os grãos de alimentos ingeridos, é nesse processo que a areia desempenha um papel fundamental. É a areia que permite a "trituragem" que antecede à digestão e proceda de maneira completa, permitindo que a ave possa extrair do alimento todo o seu valor nutritivo. A areia deve permanecer diariamente  na gaiola, pois as aves saberão quanto e quando se alimentar.

É muito importante o cálcio para o curió, portanto deixar sempre na gaiola uma mistura de areia com casca de ovo moída e a farinha de ostra. A casca de ovo é uma rica fonte de cálcio o qual é indispensável para a vida dos pássaros, bem como osso de siba e farinha de ostra, encontrada a venda nas Agro Pet.

As vitaminas são muito importante para os curiós, desde o nascimento até a fase adulta, durante toda a vida do pássaro e precisa ser complementada com proteínas e sais minerais.

Vitamina "A": Auxilia no crescimento e é indispensável para o organismo defendendo escorbuto e protegendo a epiderme, é encontrada no pepino, na gema de ovo e na cenoura.

Vitamina "B": (B1, B2, B6 e B12) ajuda no desenvolvimento dos filhotes e fortalece os nervos, é encontrada no pão, couve, cenouras e gema de ovo.

Vitamina "C": Dá boa condição ao sangue e é preventivo contra moléstia da pele, é encontrada no tomate, laranja e limão. (Dificilmente um curió aceita essas três frutas, mas não custa tentar servir um pedaço, principalmente a laranja e o tomate).

Vitamina "D": A falta desta vitamina causa raquitismo, é encontrada nos raios solares, na gema de ovo e no leite.
(Ineressante o banho de sol diário ao curió, sempre que possível, por uns 5 minutos, preferencialmente de manhã bem cedo).

Vitamina "E": Proporciona vigor mental e também estimula e fertiliza os pássaros, é encontrada no germe do trigo, amendoim, agrião e flocos de aveia.

Amido, açúcares e gorduras: Não são muito importante para os pássaros, proporciona energia e bom sono, é encontrada na farinha e na gema de ovo.

Proteínas: Necessária para o crescimento e para manter bem os ossos, a pele e o sangue. Ajuda para evitar doenças, é encontrada no leite, ovos, pão, cereais, carne (tenébrio molitor).

Cálcio: Para formar os ossos, coagular o sangue, regular a pulsação, contrair e relaxar os músculos; é encontrado no almeirão, na casca de ovo e no osso de Siba.

Ferro: Para produzir sangue e outras células, é encontrado na carne (Tenébrio Molitor), no almeirão e agrião.

Iodo: Importante durante a adolescência e o período de postura, é encontrado no agrião e couve.

Fósforo: Ajuda as funções do cérebro e do sistema nervoso, é encontrado na carne (Tenébrio Molitor), ovos e trigo.

Um grande cuidado que devemos tomar são com as verduras, pois deverão ser bem lavadas e colocadas por 30 minuto em uma solução de água (98%) e vinagre (2%). Evite alface e salsa. 

Dê também ao curió, uma vez por semana, talo de couve e milho verde (cru), de preferência milho verde com os grãos macios, não dê milho verde comprado em supermercados, que esteja em bandeja de isopor, geralmente são milhos verdes colhidos a muito tempo e devido ao calor estão azedos. Procure comprar milho em feiras livres, de preferência colhidos recentemente e com palha.

A muda de pena nos curiós ocorrem inicialmente a “muda de pardo” que acontece entre o 4º e 5º mês após o nascimento do filhote, ocorrendo após a “muda de pena e bico” que acontece de 12 em 12 meses, geralmente a partir da data da muda de pardo. A muda de pardo prá preto, no caso dos machos, ocorrem a partir dos 420 dias após o nascimento do filhote. Interessante e primordial colocar uma banheira diariamente para o banho do curió, retirando da gaiola após o banho. Colocar 3 gotas de vinagre de maçã na água do banho, além de evitar ácaros nas penas, ainda deixará uma plumagem sedosa e brilhante. A muda de bico é o processo pelo qual as aves substituem o revestimento queratinoso do bico, gasto pelo tempo e pelo uso por um revestimento novo. Muitas vezes esta muda ocorre em uma época determinada do ano, conhecida como “Época da Muda” que normalmente coincide com a muda anual da plumagem. Durante o período de muda, seja de penas e/ou bico a ave fica mais quieta e letárgica mesmo. O canto diminui bastante e este não deve ser estimulado. Nessa fase coloque sua ave em local tranqüilo, com luminosidade amena e sem contato visual ou sonoro com outra ave. Após a muda completa de penas, é importante manter o curió por uns 20 a 30 dias em uma gaiola voadeira grande, com 2 poleiros de diferente bitola, exemplo, 8 e 10 milímetros de circunferência, nas extremidades da gaiola, com o comedouro num lado e o bebeduro no outro, para que o curió voe bastante, exercitando dessa maneira os 9 sacos aureos, o que será essencial para o canto e repetição.

Quanto ao treinamento para o encarte de canto, é um assunto um pouco complexo e extenso, requer do proprietário do curió muita dedicação, paciência e tempo. Para quem gosta de desafios, é um prato cheio, não basta por prá tocar um CD do canto de preferência e deixá-lo o dia todo ligado, achando que o curió vai aprender a cantar.
Existem várias maneiras técnicas e empíricas para o encarte de canto de um curió. Uma maneira usada por muitos curiozeiros, que obtiveram êxitos no treinamento do encarte de canto, é começar o treinamento antes dos 3 meses de idade do filhote, preferencialmente em um ambiente com pouca luminosidade, com uma boa acústica, usar um aparelho com temporizador que tenha uma boa qualidade de som, ligando o aparelho às 06:00 horas e desligando às 18:00 horas, tocando por 30 minutos e sem tocar ou sintonizado em uma estação de rádio FM por 30 minutos. O som de uma rádio FM tocando por 30 minutos é importante para não ficar aquele silêncio absoluto, além de evitar o filhote de ouvir o canto de outros pássaros, tais como pardais, canários da terra, etc. ou aquele canário belga do vizinho que canta o dia inteiro. O curió tem uma audição aguçada, portanto ligar o aparelho com som baixo, mais ou menos 1/3 do volume que um curió  adulto estaria cantando. Evitar deixar o filhote onde tenha TV ligada, música alta, ou pessoas conversando, isso tira a atenção do filhote no som do CD de canto. Quem possui mais de um curió em casa, procurar se possível, deixá-los onde um não ouça o outro e não deixá-lo perto ou ouvindo pialadas de fêmea de curió, isso também irá distraí-lo e fazer com que o filhote não preste atenção no som do CD de canto.
Quanto a ser ou não ser um curió repetidor, aí que entra a genética do curió, tem curió filho de repetidor que dá excelente repetidor, em contra partida, há filhote de repetidor que não irá repetir e vice versa. Não existe uma fórmula mágica prá ensinar um curió a repetir, isso é nato do pássaro, uns são repetidores mesmo quando pardos, outros começam a repetir após adultos (pretos), outros, mesmo encartando um canto praia grande clássico perfeito, não irão repetir. Para um curió ser considerado repetidor, deve efetuar 5 ou mais cantos completos.
Há curiós que tem mais facilidade no encarte de canto e aprendem o dialeto mais rápido, outros demoram um pouco mais, mas se o proprietário do curió se dedicar de corpo e alma, com certeza irá encartar o canto desejado em seu curió, daí verá que não foi tempo perdido e quando  ver seu curió com uma bela plumagem sedosa e brilhante e ouvir aquele canto perfeito, belo e melodioso, comparado aos acordes de um violino, verá que tudo valeu a pena.
Sucesso no encarte de seu filhote de curió.

Vilson de Souza - Sorocaba-SP
(Autorizado a cópia deste Artigo para Blogs e Sites, desde que seja citado o nome do autor e a fonte).