A importância do Tratamento manual no desenvolvimento dos filhotes. (Texto, Fotos e Videos).


O curió é um pássaro que se reproduz com relativa facilidade em ambiente doméstico. A mortandade de filhotes, no entanto, é um problema que pode ocorrer se o pássaro não estiver recebendo quantidade de proteínas suficiente, especialmente nos primeiros dias de vida.
Na natureza, tanto macho quanto fêmea se ocupam de trazer até o ninho o alimento ideal para os filhotes. Em ambiente doméstico, é o criador quem deverá oferecer essas proteínas. Geralmente, usa-se a larvinha de um besouro do gênero Tenébrio para alimentar os passarinhos já nos seus primeiros dias de vida. Basta colocá-las vivas em um recipiente com boa profundidade, no fundo da gaiola. A mãe se encarregará de levá-las até o ninho, depositando-as diretamente nos bicos de seus filhotes.
Muitos estabelecimentos especializados em pássaros têm as larvas ou fornecem endereços dos criadores de pássaros da região, que produzem esses insetos para consumo próprio e têm excedentes para vender. Se o criador não conseguir as larvas, ou a fêmea se recusar a alimentar os filhotes, pode-se recorrer ainda a farinhas protéicas específicas para crescimento, também encontradas em casas do ramo. Com esse alimento, faz-se uma papinha, utilizando-se água ou leite, levando o alimento à boca de cada filhote com o auxílio de uma pequena colher, pelo menos a cada duas horas.
Outro fator importante a ser verificado diz respeito à temperatura do ambiente. Em regiões muito frias, principalmente se os filhotes não estiverem com a mãe, manter a temperatura próxima dos 37ºC é essencial para evitar que morram. Para controlar o calor do ninho, quando a fêmea não está presente, pode-se instalar no local uma lâmpada de 25 watts e controlar a temperatura com o auxílio de um termômetro. 
O monitoramento constante desse ambiente e os cuidados com a nutrição das pequenas aves são fundamentais para se reduzirem as perdas dos filhotes criados em ambiente doméstico.
É a dedicação do criador quase sempre é decisiva, nesses casos.

Escrito por: Ernesto de Souza

*****************************************************
VEJA VIDEO ABAIXO:
*****************************************************
Clique PAUSE ou STOP no Audio do Canto Praia Grande Clássico (ACIMA - NO INÍCIO DA PÁGINA) para assistir o Video.
*******************************************************

Alimentação manual aos filhotes 

Temos observado nos últimos anos um grande avanço nos cuidados com os pássaros criados e mantidos em ambiente doméstico. A evolução das técnicas de criação, reprodução e tratamento é muito expressiva. O mercado acompanha esta evolução, com o desenvolvimento de produtos modernos e específicos para pássaros e aves ornamentais.  
O despertar para a consciência ambiental tem aproximado cada vez mais as pessoas das maravilhas de nossa natureza. A preocupação com a conservação das inúmeras riquezas de nossa fauna e flora faz parte do dia-a-dia de nossa população, desde crianças até os mais idosos.  
Temos hoje distribuídos por todo o país vários centros de recuperação de animais silvestres. Estes animais são protegidos pela legislação ambiental, porém muitas vezes são flagrados nas mãos cruéis do tráfico de animais. O sucesso no tratamento, recuperação e re-introdução destes animais na natureza tem ocorrido graças ao conhecimento técnico e boa vontade dos profissionais envolvidos, além do suporte de produtos modernos e técnicas avançadas.
Uma das estratégias adotadas para combater o comércio ilegal de aves silvestres foi a normatização para o funcionamento de criatórios de pássaros silvestres, que são fiscalizados pelo IBAMA. A partir daí o mercado começou a ser abastecido com pássaros silvestres legalizados e devidamente documentados. Assim os consumidores passaram a ter a oportunidade de manter em suas casas pássaros como curió, bicudo, azulão, trinca-ferro, coleiro, entre outros, sem o peso legal e moral de manter em cativeiro animais coletados na natureza.

Aves e pássaros como Pets

Dentro da rica diversidade de animais da fauna brasileira, a variedade de aves é grande destaque. Com a legalização dos criatórios houve um aumento muito grande no número de pássaros mantidos como Pet. Hoje é possível manter em casa desde pássaros como Curió e Sabiá, até grandes Psitacídeos como Papagaios e Araras, todos oriundos da criação legalizada.

Alcon Club Papas para filhotes

No processo de criação controlada e tecnicamente bem conduzida, há uma constante preocupação com o desenvolvimento de aves saudáveis e mansas. A criação dos filhotes “na mão”, com a alimentação fornecida constantemente pelo técnico tratador, é prática comum principalmente com Psitacídeos. É importante ressaltar que os Psitacídeos médios e grandes possuem uma maturidade bastante tardia, entre 3 e 7 anos. Os filhotes já criados, vendidos com alguns meses de vida, ainda são “bebês”. A criação “na mão” aproxima muito estas aves das pessoas e desenvolve animais extremamente mansos.

A importância da alimentação aos filhotes

O processo de alimentação dos filhotes pelos pais na natureza é extremamente delicado e importante. Junto com o alimento que os pais transferem de seu trato para os filhotes, também são transferidas enzimas digestivas e bactérias benéficas responsáveis pela colonização da flora intestinal. Este processo de enriquecimento da capacidade digestiva dos filhotes é fundamental para seu desenvolvimento, daí a necessidade de extremo critério com relação à qualidade do alimento que irá substituir a alimentação pelos pais na natureza. Muitos dos problemas enfrentados com filhotes estão relacionados com a alimentação, em especial o manejo incorreto e a qualidade duvidosa do alimento.
Alcon Club Papa para Filhotes é um alimento completo, cientificamente desenvolvido para alimentação de filhotes do nascimento ao “desmame”. Pode ser usado tanto para alimentação de filhotes “na mão”, sem a participação dos pais, assim como para a suplementação de pais e filhotes em sistemas em que os pais participam da criação. Também recomendado para a alimentação de pássaros doentes ou convalescentes. Apresenta excelente digestibilidade, pela presença de enzimas digestivas, perfeito balanceamento de nutrientes e uniformidade na textura. Além de vitaminas e minerais, o alimento é enriquecido com Prebiótico e Probiótico que favorecem a instalação da flora intestinal benéfica aos filhotes, responsável pela melhoria na absorção de nutrientes e maior resistência às doenças.
Alcon Club Papa para Filhotes está disponível em duas versões:
Psitacídeos: Papagaios, Araras, Calopsitas, Agapórnis, Periquitos, entre outros.
Pássaros: Curiós, Bicudos, Azulões, Canários, Exóticos, Coleiras, Sabiás, Trinca-Ferros, entre outros.

Alguns cuidados na Alimentação Manual dos filhotes

O sucesso para o maior aproveitamento do alimento está na combinação de quantidade e freqüência de administração, que varia conforme a espécie. Criadores experientes costumam ter definidos estes critérios para as suas espécies.
A cada alimentação o filhote consome cerca de 10 a 12 % de seu peso corporal.
Experiência e cuidados do tratador são fundamentais no manejo alimentar dos delicados filhotes.
Para evitar o risco de contaminação, é muito importante a limpeza criteriosa de todo o material de preparo e fornecimento da papa, como tigelas, sondas e seringas.
Cuidados com a temperatura: Evitar usar água com temperatura superior a 50ºC durante o preparo da papa, para não comprometer a atividade de alguns componentes. Observar com rigor  a  temperatura  de  fornecimento da papa,  cerca de 38ºC, que deve ser homogênea em toda a mistura. Quando o tempo de alimentação for relativamente longo (vários filhotes), cuidar para que a temperatura de fornecimento seja mantida. Pode-se usar uma estrutura do tipo “banho Maria”.
Cuidar para não superalimentar os filhotes. Algumas aves costumam ainda demonstrar interesse pelo alimento, mesmo já tendo esgotada sua capacidade de ingestão. Nestes casos há risco de regurgitação e inalação do alimento, com conseqüentes problemas respiratórios, como pneumonia.
Não reaproveitar papa preparada para alimentação anterior. Preparar a quantidade necessária para cada administração e descartar eventuais sobras.
Após a alimentação, havendo restos de alimento no bico, remover com água morna. Pingar algumas gotas de água dentro no bico, para limpeza interna.

Fonte: www.saudeanimal.com.br


VEJA VIDEO ABAIXO:
*****************************************************
Clique PAUSE ou STOP no Audio do Canto Praia Grande Clássico (ACIMA - NO INÍCIO DA PÁGINA) para assistir o Video.