Tráfico de pássaros silvestres.

Só existe uma solução para o Ibama combater o tráfico de pássaros silvestres,
incentivando e apoiando a criação em ambientes domésticos
e em criatórios/criadouros comerciais.
Um grande problema ecológico e também político no Brasil é o tráfico de pássaros silvestres, principalmente determinadas aves da região amazônica, que hoje já se encontram em extinção pelo fato desse elevado tráfico.
Muitas entidades e órgãos não-governamentais completam o Ibama no sentido de apoiar as causas, e conseqüentemente a elevação da proteção nas matas, evitando que o tráfico aumente e os animais realmente desapareçam.
Entre todos os tipos de tráfico, o de animais e pássaros é a terceira atividade com maior produção e dinheiro sujo que se movimenta no país.
É importante ressaltar que o tráfico de pássaros silvestres é grande no Brasil devido justamente a grande diversidade de animais e espécies, desde peixes com matanças ilegais, até aves mais raras, mamíferos, insetos, entre muitos outros.
Acredita-se que o tráfico interno nas regiões atingidas seja feito por caminhoneiros, viajantes, motoristas de ônibus, que aproveitam a viagem para ganhar dinheiro ilegalmente com cargas de animais e pássaros capturados nas matas.
Para o combate de qualquer tipo de tráfico, desde o de droga, arma ou mesmo o tráfico de pássaros é necessário que as pessoas que vejam  cenas suspeitas denunciem de forma anônima pelos telefones disponíveis pela polícia local ou mesmo através do telefone 190 da PM, os quais acionarão o Ibama ou Polícia Ambiental/Florestal.
Certamente a Polícia Ambiental ou Florestal existem para  combater a matança e desaparecimento de pássaros silvestres .
Em caso de alguma cena estranha com caminhões ou mesmo outros veículos carregados de animais ou pássaros, o Disk-Denúncia é fácil e você pode realmente salvar vidas de animais e pássaros, que não tem como se defender das maldades dos seres humanos sem escrúpulos.
Além é claro que a denúncia contribuiu para que a população seja um dos órgãos responsáveis e polícia para o combate do tráfico.
Os animais e pássaros silvestres que são clandestinamente capturados nas matas brasileiras, geralmente a região Norte ou Nordeste são vendidos ilegalmente e com maus tratos em feiras livres na região sudeste.
Para se notar o tamanho da gravidade desse tráfico a rota para esse comércio quase atravessa todo o país pelas rodovias federais, onde realmente a fiscalização ainda é falha.
Já para as vendas internacionais os planos dos traficantes são bem mais elaborados e exigem regras e esquemas para que os planos dêem certo. Assim os animais e pássaros que são levados para fora do país são vendidos a preços muito maiores em pets-shops, principalmente da Europa e Ásia.

Para pensar e refletir

Diante do texto acima exposto, os políticos do país e o órgão responsável (Ibama) só tem um caminho a seguir, a única e derradeira solução para acabar definitivamente com o tráfico de pássaros da fauna brasileira seria transformar o Ato Administrativo (IN 15/2010) em um Projeto de Lei, regulando as atividades dos Criadores Amadores e dos Criadores Comerciais de Passeriformes.
Como um projeto de lei não se cria da noite para o dia, medidas urgentes deverão ser tomadas junto ao Ibama para revisar a IN-015/2010.
O Ibama incentivando e apoiando a criação de  pássaros em ambientes domésticos e em criatórios/criadouros comerciais, sem dúvida irá coibir o comércio ilegal de pássaros em feiras livres, aumentando a demanda para as pessoas que querem adquirir  pássaros devidamente legalizados.


"A melhor forma de acabar com o comércio ilegal, é adquirir pássaros de forma legal e consciente, de criadores idôneos, responsáveis e registrados junto ao Ibama"!


****************************************************
VEJA O VIDEO ABAIXO:
Clique PAUSE ou STOP no Audio do Canto Praia Grande Clássico (acima, no início da página) para assistir o Video.