Alimentação balanceada. A importância da ração extrusada, das verduras e da mistura de sementes aos pássaros.

Veterinários há muito tempo vem alertando sobre as doenças em aviários e criatórios/criadouros causadas pela má nutrição nos pássaros.
Pesquisas em nutrição de aves tem feito grandes avanços e, como resultado, fabricantes de comida para pássaros tem sido capazes de formular variadas e nutritivas rações extrusadas e farinhadas. As vantagens de um produto extrusado incluem a ausência de pó no alimento e a exclusão do risco de contaminação por bactérias. 
Os extrusados são resultado de extensivas pesquisas e testes e são formulados para satisfazer todos as necessidades nutricionais dos pássaros. 
Muitos criadores tem registrado aumento do sucesso reprodutivo após ministrarem além da alimentação habitual, a ração extrusada com complemento alimentar. Uma vez que os produtos tem validade de 1 a 2 anos você obtém sempre comida fresca da embalagem. Ao contrário de muitas sementes que são estocadas em pilhas que ficam ali estragando por muitos anos. 
Há anos tem sido reconhecido por mantenedores e criadores de pássaros que as sementes não são uma fonte de nutrientes adequada. Sementes são sempre carentes em cálcio, sódio, A, D3, K, B12, C, colina e lisina. Dependendo da semente, riboflavina, niacina, fósforo, iodo, cobre, zinco manganês e selênio também podem estar deficientes, bem como os aminoácidos metionina e triptofano. Ainda assim, mesmo destacando essas deficiências, muitos livros discutem o uso de sementes simplesmente sugerindo que suas deficiências sejam suplementadas de várias formas. Se as aves comessem os suplementos, esse raciocínio poderia ser adequado, entretanto, como muitos criadores sabem, as aves irão pegar apenas as sementes mais palatáveis e familiares, ignorando outras sementes, vegetais, frutas ou proteínas animais que também possa ser colocada a disposição. Por essa razão devemos revolucionar nosso conceito em formulação de dietas e não encarar as sementes como a base de uma dieta, mas sim uma alimentação balanceada.
Uma alimentação composta somente por sementes pode provocar uma série de distúrbios carenciais. Como exemplo, os níveis protéicos da maioria das sementes podem ser suficientes para suportar as necessidades de manutenção de um pássaro adulto, fora do período reprodutivo ou muda, mas não são capazes de satisfazer as exigências nas fases de crescimento, postura, etc. Além disso, as sementes geralmente estão envolvidas, direta ou indiretamente, na maioria dos problemas de saúde das aves de gaiola, já que possuem grandes quantidades de fungos, bactérias e produtos alergênicos. Paralelamente, existe alto risco de estarem contaminadas por toxinas de fungos ou agrotóxicos.
Mesmo para pássaros comedores de sementes, alimentá-los apenas com elas não é apropriado. Mesmo quando diferentes tipos de sementes são fornecidas, as sementes não serão capazes de suprir todas as necessidades minerais e vitamínicas necessárias. 
Sementes não contém nutrientes suficientes para manter um pássaro saudável ou prover nutrientes adequados para a reprodução. Sementes possuem baixas concentrações de cálcio e são também deficientes em proteínas, minerais e vitaminas. Alimentar os pássaros apenas com sementes pode causar severas deficiências nutricionais e a morte prematura dos pássaros.
Devido ao fato das cascas representarem de 18 a 69 % das sementes e serem removidas antes da deglutição, uma parte significativa das misturas de sementes são transformadas em lixo. Algumas ainda são muito gordurosas e promovem a obesidade. O processo de extrusão induz certas modificações químicas e físicas no alimento que são vantajosas. A alta temperatura destrói microorganismos potencialmente patógenos.
Portanto, mantenedores e criadores de pássaros, procurem sempre adquirir sementes com boa procedência, verificando sempre a data de fabricação e validade, observando atentamente se não estão mofas e deixe sempre a disposição dos pássaros, além de verduras e da alimentação de praxe, um comedouro com ração extrusada, como um complemento alimentar.

Vilson de Souza.