Canto Goiana - O Canto de Curió apreciado no Nordeste.

O Curió, também conhecido como avinhado e papa-arroz é um pássaro canoro nativo do Brasil, também podem ser encontrados exemplares na Bolívia, Paraguai e outros países da América do Sul, sempre a partir de aves que emigram daqui para lá. Existem parentes próximos do nosso Curió na Nigéria (África) e na Califórnia (EUA), porém diferem do nosso em plumagem e canto.
No Nordeste brasileiro existe diversos tipos diferentes de canto de Curió, normalmente caracterizados por serem oriundos de regiões determinadas onde vivem, tendo os filhotes machos aprendido o canto com seus pais. Os cantos de Curió que foram sendo mais conhecidos e difundidos foram os que possuíam a qualidade diferenciada da repetição.
No município de Goiana, situado no litoral pernambucano, próximo à divisa com a Paraíba, eram encontrados curiós que cantavam um dialeto conhecido como Vi-vi-té-teu, composto por 10 notas e muito apreciado pelos criadores nordestinos.
Muitos curiós, em ambiente doméstico, perderam algumas notas do canto e passaram a cantar Vó-vin-té-té-téu-tom-tom. Com o declínio da população natural e o desenvolvimento da reprodução em ambiente doméstico a nova forma, simplificada, de executar o dialeto foi se espalhando pelos plantéis nordestinos e passou a ser o canto preferido na região.
No final da década de 90, alguns criadores iniciaram um esforço para recuperar a originalidade desse dialeto. O criador paraibano Gilvan Figueiredo, a partir de uma gravação do Curió "Jóia Rara", efetuada na década de 80, conseguiu encartar alguns curiós com as notas do dialeto original.
O dialeto estava salvo em sua originalidade.
Em uma reunião de criadores de Pernambuco e da Paraíba, apreciadores do dialeto e empenhados em sua preservação, convencionou chamá-lo de Canto Goiana em alusão a região onde se originou.
Atualmente existem muitos curiós cantando o Canto Goiana no nordeste e o dialeto reconquistou a sua condição de mais apreciado pelos criadores da região.
Não é Canto Goiano e sim Canto Goiana (que é uma cidade do interior de Pernambuco), onde havia um local chamado Tanquinho, que tinha vários curiós mateiros de canto inigualável. Até hoje é referência como canto de bom estilo no Nordeste Brasileiro.

O estilo vovô-viu, tomou outros rumos e adquiriu outros padrões. O que temos hoje, dentro dos cantos Goiana, diversos tipos de estilos, que se distinguem pelo número de notas, sendo o canto super clássico, o vóvó vim vim teu teu teu teu tom tom.

Há também com outras entrada de canto como o Vó Vim (especial), Vó Vim vim (clássico), Vóvó Vim (clássico especial) e o Vóvó Vim Vim (Super Clássico), que podem ter até 04 "Teus". Então se diferem pela entrada de canto e no número de "Teus", lembrando que as batidas (Tom Tom) são imprescindíveis em qualquer um deles.

Estávamos, a alguns anos, tentando chegar a um denominador comum, quanto ao estilo padrão de nossa região (CE, PB, RN, PE, AL e parte de SE) e determinar qual dos tipos de canto , seria considerado o Canto Super Clássico e o vóvó vim vim teu teu teu teu tom tom, foi eleito pela maioria.

Como no Nordeste não somos admiradores do canto praia, nem Paracambi, ou de qualquer outro de outra Região, resolvemos resgatar o que havia de melhor em nosso estado (PE) e através de algumas "montagens" de curiós do passado (mateiros), chegamos ao "ideal" que temos hoje:


- Entrada de canto: VóVó
- Passagem de Canto: Vim Vim
- Alteada de canto em até quatro notas: Teu Teu Teu
- Remate de canto: Tom Tom

Temos verdadeiras maravilhas cantando no nosso estilo Super Clássico, de genética reconhecida nacionalmente, repetindo bastante.
Respeitando todas as modalidades de cantos regionais, vale lembrar que, "o melhor estilo é aquele que mais agrada aos ouvidos do dono".

Kleber de Recife
Diretor AOPE - Associação Ornitológica de Pernambuco

Fone: www.criadouronoreh.com

Veja Audio e Video abaixo:
Clique PAUSE ou STOP no Audio do Canto Praia Grande Clássico (ACIMA,  NO INÍCIO DA PÁGINA)
 para ouvir e assistir o Audio e o Video.
 
 

Canto Goiana Super Clássico
Clique Play e Aguarde até carregar o audio.