Torneios de canto e suas modalidades. O tão cobiçado Troféu Ana Dias.


FIBRA:

O torneio de fibra é onde são colocados os pássaros lado a lado, na distancia de 25 cm no formato de um círculo.
Essa modalidade mede a fibra do curió, trinca ferro, coleiro e bicudo. Vence aquele que cantar mais durante a marcação que é feita durante 15 minutos.
No caso do curió e bicudo, o juiz faz a marcação eletrônica, assim que o pássaro abrir o bico para cantar ele aperta o marcador, soltando quando os pássaros parar de cantar.
Em média o curió e o bicudo que vence, canta varias vezes até formar um total de tempo. Que pode chegar até 8 ou 9 minutos, dentro dos 15 minutos de avaliação.
No caso do trinca ferro e coleiro, o juiz faz a marcação manual em uma cartela numerada de 1 até 250, assim que o pássaro abrir o bico para cantar ele risca um número na cartela.
Em média o trinca ferro e o coleiro que vence, canta varias vezes até formar um número total de cantadas. Que pode ultrapassar até 200 cantos, dentro dos 15 minutos de avaliação.


CANTO LIVRE:

Ele se divide em três partes e não é avaliada a qualidade de canto, mais sim a quantidade de canto do pássaro durante 5 minutos de avaliação.

SEM REPETIÇÃO:

São computadas todas as cantadas que o pássaro der na sua apresentação, sendo que essas cantadas não poderão ultrapassar 15 segundos.

COM REPETIÇÃO:
 
São computadas todas as cantadas que o pássaro der na sua apresentação, sendo que essas cantadas não poderão ser inferior a 15 segundos.
Em ambos os casos a marcação também é eletrônica, cabendo ao juiz apenas apertar o botão toda às vezes q o curió cantar.

CANTOS CLÁSSICOS:

Os pássaros se apresentam sozinho e a mesma, dura 5 minutos, (podendo cair para 4 dependendo do numero de participante).

A diferença é na avaliação que é feita por juizes sem marcação eletrônica, as avaliações seguem o regulamento dando ênfase em andamento de canto, voz, melodia, colocação de notas e apresentação, (disposição e repetição). 


Este é o tão cobiçado Troféu Ana Dias

 

O troféu “ANA DIAS – CURIÓ DO SÉCULO” foi criado pelo Sr. Watter Moretti (Jundiaí-SP), juntamente com a artista plástica e escultora Semiramis Mojola, em 1987, em homenagem ao inigualável curió que em vida emocionou e encantou os amantes do Canto Praia Grande Superclássico.

Esse troféu é uma verdadeira obra de arte, de uma beleza incomum e fruto de uma excepcional inspiração de seus idealizadores.

A sua conquista representa a maior premiação que possa ser alcançada por um expositor de torneios de Canto de Curió Clássico Com Repetição. É realmente o sonho dos curiozeiros. Acreditamos que possa ser comparado ao “Oscar” do mundo do cinema.

Anualmente ele é dedicado ao Campeão Brasileiro dessa categoria e desde o seu invento, em 1987, os curiós que conseguiram essa extraordinária façanha foram os seguintes:

(Em l987 houve dois ganhadores)
1987 – Fumaça - de Benedito Morato do Amaral – Sorocaba-SP
1987 – Águia Negra – de Severiano Gonçalves – São Paulo-SP
1988 – Estrela de Prata – de Manoel dos Santos Filho – São Paulo-SP
1989 – Estrela da Prata - de Manoel dos Santos Filho – São Paulo-SP
1990 – Estrela de Prata - de Manoel dos Santos Filho – São Paulo-SP
1991 – Alvorada – de Juvêncio Pedro Dias – Bauru-SP
1992 – Alvorada – de José Antonio Carneiro de Souza Filho – Taubaté-SP
1993 – Alvorada – de José Antonio Carneiro de Souza Filho – Taubaté-SP
1994 – Curumim do Vale – de Luiz Carlos Lesen Escalante – São Paulo-SP
1995 – Jubileu de Prata – de João Batista Forlani Neto – São Paulo-SP
1996 – Jubileu de Prata – de João Batista Forlani Neto – São Paulo-SP
1997 – Pavaroti – de Renato Rossi – São Paulo-SP

1998 – Estrela da Serra – de Antonio Pereira da Silva – Botucatu-SP
1999 – Santa Maria – de Paulo R. Milian Martins – S. J. Rio Preto-SP
2000 – Dominique – de Francisco Parmigiano – São Paulo-SP
2001 – Cyborg – de Roberto Rivelino – São Paulo-SP
2002 – Big Brother – de João Batista Forlani Neto – São Paulo-SP
(Em 2003 houve dois ganhadores)
2003 – Big Brother – de João Batista Forlani Neto – São Paulo-SP
2003 – Valente – de João Batista Forlani Neto – São Paulo-SP
2004 – Cabeça Branca – de Luiz Sérgio da Silva – Marília-SP
2005 – Viola Neto – de Afonso Carlos Neves – Barretos-SP
2006 – Lual do Vale – de Luiz Carlos Lesen Escalante – São Paulo-SP
2007 – Menino Prodígio – de José Roberto Moretti – Jaboticabal-SP
2008 – Muralha – de Antonio José Pêcego – Uberlândia-MG
2009 - Professor – de Cesar Luis Coser – Cascavel-PR

Em 1991, o saudoso Watter Moretti, transferiu os direitos autorais do Canto do Curió Ana Dias ao Senhor Olívio Nishiura, o qual em consideração e especial estima ao seu amigo deu continuidade a essa significativa premiação.

Nesta oportunidade rendemos nossa singela homenagem póstuma ao seu criador Watter Moretti, bem como ao nosso querido amigo Olívio Nishiura pela perpetuação desse magnífico prêmio.

Se você é possuidor de um curió Praia Grande Clássico, poderá concorrer a esse belíssimo troféu, não esquecendo que quem compete é o curió e não o seu dono, porém, se você é proprietário de um curió competitivo e de ótima qualidade e não o expor em torneios, ele certamente ficará no anonimato.

Então, meu amigo, compareça e participe dos nossos torneios expondo seu pássaro; quem sabe será ele o grande Campeão desta temporada e, se me permite, fazendo uma respeitosa analogia com a Academia Brasileira de Letras, o seu nome poderá constar desta relação de imortais membros da “Academia Brasileira dos Curiozeiros Dedicados em Exposição” (ABCDE).

Antonio Pereira da Silva - Botucatu-SP