Conheça mais sobre as novidades dos Exames de DNA nos pássaros.

A tecnologia mais inovadora, com altíssima confiabilidade e custo acessível, razão do enorme sucesso alcançado em tão pouco tempo, entre criadores de todas as regiões do Brasil.
Entrevista realizada com Juliana Paz, Coordenadora de Marketing e Vendas da Exon Biotecnologia, a mais avançada empresa na área de exames de DNA de aves.
Exame de sexagem por DNA, já conhecido entre criadores e amantes de aves, qual seria a sua importância?
Muitas espécies de aves não apresentam dimorfismo sexual (diferença visível entre machos e fêmeas) quando filhotes ou até mesmo durante toda a vida.
O exame de sexagem por DNA utiliza técnicas avançadas de biologia molecular para resolver este problema. Rapidamente (em até 3 dias úteis) e com baixo custo, é possível saber o sexo da ave, com precisão de 99,9%. Assim, não há problemas, por exemplo, de filhotes que são vendidos ou comprados como macho e na verdade são fêmeas, etc.
A coleta de material é simples? Como pode ser feita?
A Exon é a empresa que mais inova em tecnologia e por isso tem muito mais opções de coleta. Os criadores pediram e nós atendemos! Foi assim que além da “antiga” coleta de sangue, disponibilizamos também a coleta de penas de bulbo seco (aquelas peninhas comuns, sem sangue) e também de casca de ovo para as aves ainda mais especiais! São as coletas mais simples e menos estressantes para as aves.
Depois da coleta feita, o criador ainda aproveita e envia no envelope prépago da Exon (o correio é por nossa conta), ao chegar no laboratório começa o processamento das amostras e os resultados saem rapidinho! e o cliente pode acompanhar até pela internet, no sistema online!
O que é o Bulbo Seco e qual é a vantagem?
A pena com bulbo seco é aquela “comum”, que não tem sangue e é encontrada em aves de qualquer idade e em qualquer época do ano. Diferente do que ocorre nas penas com sangue, que são penas em crescimento e são encontradas apenas em filhotes ou em pássaros que estão em “muda”, ou seja, a facilidade é que essa coleta pode ser feita a qualquer momento e com menos estresse para a ave, já que as peninhas de bulbo seco se “soltam” mais facilmente do que aquelas com sangue.
No caso do bulbo seco, o DNA é extraído da própria “pontinha” da pena, (podemos fazer uma comparação com nosso “fio de cabelo” e sua “raiz”) e não através do “sangue contido na pena”, que nesse caso seria o próprio exame através do sangue.
Só quem é líder e tem os profissionais mais experientes e a tecnologia mais avançada pode oferecer os exames com penas “comuns” de bulbo seco. Além disso, trabalhamos com o mesmo preço, prazo e perfeição do exame em qualquer tipo de coleta.
E a Casca do Ovo, qual é a vantagem dessa inovação?
A principal vantagem deste tipo de exame é que a coleta do material é feita sem precisar tocar na ave, evitando assim qualquer estresse na hora da coleta. Uma outra vantagem é a antecipação, pois a coleta será feita imediatamente logo após o nascimento, enquanto que nos outros tipos de coleta é preciso esperar de uma a duas semanas. Essa coleta tem sido usada como opção em caso de aves mais “especiais” (filhos de campeões ou aves “muito queridas”)
Em quais aves o criador pode fazer a sexagem?
O novo teste da casca de ovo e todos os outros tipos de coleta, podem ser utilizados para as mesmas aves já padronizadas na empresa. A Exon padronizou mais de 600 espécies de aves para sexagem por DNA. É a maior lista de padronização molecular de aves do país e a terceira maior lista do mundo.
Quem quiser conhecer ou saber mais sobre todas essas facilidades, como deve proceder?
A solicitação gratuita de kits de coleta, manual e envelope pré-pago, pode ser feita através do telefone (11) 3039 8370 ou do site www. exon.com.br.


Fonte: Revista Passaricultores.