Entrevista com o Sr. Antonio José Franco de Souza Pêcego, proprietário do Criatório Muralha - Uberlândia-MG.

Meus caros leitores, é com grande satisfação que o  Blog  CURIOZEIROS - Mais que um Hobby, uma Paixão! faz uma entrevista com o Sr. Antonio José Franco de Souza Pêcego, MM Juiz de Direito e Criador Amadorista de Curiós. 
O Sr. Antonio Pêcego foi proprietário do "Curió MARUC", com o qual se consagrou Vice-Campeão Brasileiro pela FEBRAPS, e Campeão do Torneio dos Campeões pela COBRAP, ambos no Praia Grande Clássico, Sem Repetição, em 2005.
Em 2006, com o mesmo curió, de forma inédita, logrou êxito e conquistou os Títulos de Campeão Brasileiro antecipado com cinco vitórias e 109 pontos, e, na mesma temporada, Campeão do Torneio dos Campeões, na categoria Praia Grande Clássico, sem Repetição, ambos pela FEBRAPS. 
Foi também proprietário do notório "Curió MURALHA",  conquistando o Título de Campeão Brasileiro na categoria Praia Grande, Pardo com Repetição, pela Febraps, no ano de 2007 e em 2008, ainda com o "Curió MURALHA", agora já adulto em seu primeiro ano de preto, também de forma inédita, conquistou os Títulos, numa mesma temporada, de Campeão Brasileiro e Campeão do Torneio dos Campeões, ambos no Praia Grande Clássico, Com Repetição, pela Febraps, obtendo ao final dessa temporada o famoso Troféu Ana Dias, pela conquista do brasileiro nessa categoria mais importante.
O Sr. Antonio Pêcego inaugurou recentemente o CRIATÓRIO MURALHA, localiado na cidade de Uberlândia-MG, com um plantel escolhido a dedo, composto de curiós de excelente genética.
Com certeza, em breve, teremos curiós de destaque nos Torneios de Canto Praia Grande Clássico, oriundos do CRIATÓRIO MURALHA,  Berço de Campeões e Fortaleza de Clássicos!

 E N T R E V I S T A
Legenda: B.C.  – Blog Curiozeiros
                  C.M. – Criatório Muralha

B.C. – Sabe-se que é nato em algumas pessoas terem um animal de estimação, seja um pássaro, um cão, um gato, um cavalo, um peixe ornamental, enfim, uma paixão de criança, que além de brinquedos, adora ter e tratar com muito amor e carinho de um animal de estimação.
Quando despertou no Senhor o interesse por pássaros? Começou se interessando por curiós ou outras espécies de pássaros?
C.M. – Aos nove anos de idade eu tive o meu clássico casal de piriquitos australianos, isso em 1967.  Depois tive canário belga, azulão, bichanchão, tiziu, todo tipo de coleiro, caboclinho, só tendo o meu primeiro curió no final da década de 80, sendo um Paracambi do Piccinini de Matias Barbosa e, em seguida, um Vi vi té teu.

B.C. – Todos os Curiozeiros conheceram ou já ouviram falar da fama do “Curió Muralha”, sem dúvida um dos melhores, entre os melhores curiós campeões do país.
Em que Criadouro e com que idade o “Curió Muralha” foi adquirido?  Quais as técnicas utilizadas pelo Senhor no encarte de canto praia grande clássico? Quais as premiações conquistadas pelo fabuloso “Curió Muralha”? Quem é seu atual proprietário?   
C.M. – O Curió Muralha foi criado pelo meu amigo Dimas do Criadouro Mineirinho de Pouso Alegre/MG, tendo me presenteado ele quando tinha 36 dias de vida.  As técnicas de encarte variam conforme o pardo que você tem na mão, notadamente o seu comportamento e genética que carrega, daí que não há uma fórmula matemática, mas sim alguns cuidados básicos, como forçosamente o deixar em local de boa acústica, com bom equipamento de som, que inclui falante e CD, de luminosidade amena, esta que pode ser controlado por meio de capa e/ou cortinas, enfim o assunto é tão extenso que só num livro para tecermos os detalhes, aliás, coisa que meu filho mais velho me incentiva a fazer, quem sabe daqui uns anos.  O Muralha nasceu em 15/12/2006, tendo comigo sido campeão brasileiro com repetição em 2007, quando pardo.  Em 2008, já preto, fomos campeões brasileiros no praia grande clássico com repetição e campeão do torneio dos campeões na mesma temporada, feito triplamente inédito, isto porque nunca houve nenhum curió pardo que no seu primeiro ano de preto tenha sido campeão brasileiro na principal categoria, ou seja, no praia grande clássico com repetição que lhe valeu o famoso Troféu Ana Dias, bem como cumulativamente sido o campeão do torneio dos campeões, isso ainda depois de ter sido campeão brasileiro de pardo, isto tudo pela FEBRAPS.  Agora, nas mãos do meu amigo pessoal Israel desde agosto de 2009 que, se diga de passagem, vem fazendo um brilhante trabalho como mantenedor, veio a se consagrar mais uma vez campeão do torneio dos campeões em 2010, agora pela FEOSP.

B.C. – A maioria dos admiradores de curió já tomaram conhecimento que o Senhor inaugurou recentemente um Criatório de Curió, com matrizes escolhidas a dedo, com curiós selecionados entre as melhores no que se refere a genética. 
O plantel do “Criatório Muralha” foi composto por quantas fêmeas e Quantos machos? Será voltado exclusivamente para o encarte do canto praia grande clássico?
C.M. – Começamos com um número que logo subiu no plantel, sendo que pretendemos, num primeiro momento, trabalharmos com no máximo 20, embora tenhamos 16 fêmeas.  Não tem jeito, a tendência é o plantel aumentar, obviamente se você visa fazer um trabalho de apuramento genético sério.  Machos galadores atuantes, temos três (Mauá, Vai Vem II e Chico Bento) sendo que os demais estão tentando virar galadores, inclusive dois pardos de excelente genética. Sim, a criação é voltada desde o nascimento, com exclusividade, para o Praia Grande Clássico que foi por onde consegui todas as minhas conquistas no brasileiro nos últimos seis anos de torneios.

B.C. – Nos dias de hoje todos os Criadores amadores e criadores comerciais buscam diversos métodos e técnicas no treinamento do encarte dos filhotes, todos buscando a perfeição do canto praia grande clássico.
No “Criatório Muralha” será usado o sistema de criação Withdrawn. O Senhor poderia fazer um explanação sobre o que é? e como funciona esse sistema?
C.M. – Esse nome foi o Olívio Nishiura que outrora nos deu conhecimento por meio de seu site.  Consiste o método em você isolar a fêmea com três a quatro dias em um cômodo acústico, onde ficará livre de estresse e os filhotes de sons indesejáveis, só escutando o CD de instrução para o berçário até o desmame que ocorre entre o 35º e 40 º dia de vida. 

B.C. – No “Criatório Muralha” como são as estruturas de suas instalações, ou seja, como são os compartimentos de criação?
C.M. – A coisa é bastante simples. A estrutura fica localizada numa residência de fundos do imóvel principal, havendo cinco cômodos.  Basicamente, temos três em funcionamento, sendo um para fêmeas aprontando e galando, outro para fêmeas com os filhotes, outro para os galadores.  Outro está reclamando obras para implementação, em especial um onde se pretende fazer um berçário acústico, enquanto o de entrada é para a recepção, acusticamente idealizado onde está uma estaca para colocar algum curió para cantar.

B.C. – Todos os Criadouros/Criatórios preocupam-se muito com genética de seus curiós raçadores.
Qual será a base de raça que o “Criatório Muralha” irá utilizar na reprodução de seus filhotes de curió?
C.M. – Veja bem, entendemos, com respeito às opiniões em contrário, que o curió pode vir a ser raçador, geneticamente falando, mas são poucos que dão bons filhotes com qualquer fêmea, a maioria dá com essa ou aquela fêmea, ou essa ou aquela cruza.  Dando uma visitada no nosso site www.criatoriomuralha.com.br poderão notar que, na essência, a base está concentrada na raça Matuto/Gaiola Preta, Curumim, Guardião, Faraó, Vezuveo, Soberano 306, com pitadas de outras excelentes raças como Prata e Paulista, Encrenca etc, até mesmo para eventual e necessário choque de sangue nos cruzamentos consangüíneos verticais para termos F1, F2 etc.

B.C. – Com a imposição do IBAMA na IN 15, de 22 de dezembro de 2010, no Art. 5º, § 2º, obriga todos os Criadores Amadores de Passeriformes com um plantel superior a 30 espécimes a migrarem para Criatórios/Criadouros Comerciais.
O Senhor é Criador Amador ou Comercial de Curiós? Caso o Senhor seja Criador Amador, pretende migrar para Criador Comercial ou irá continuar como Criador Amador por convicção?
C.M. – Somos criadores amadoristas de passeriformes por hobby, com fins preservacionistas dessa espécie ameaçada de extinção.  Por imposição legal não posso ser comercial, assumindo, se for o caso, a minha esposa nessa qualidade, mas essa “obrigação de fazer” do IBAMA por meio dessa malfadada IN n. 15/2010, assim como outras, inclusive proibições, é flagrante inconstitucional porque “ninguém é obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa, senão em virtude de lei ” (art. 5º, II, da CF), e essa Instrução Normativa é mero ato administrativo.  O correto é ser a migração para comercial uma faculdade e não obrigação como dispõe essa IN.

B.C. – Como criador regularmente cadastrado no IBAMA, seja amadorista ou comercial, mas preservacionista por excelência, o Senhor já enfrentou algum tipo de problema com a Autarquia?
C.M. – Nunca tive qualquer problema, sendo sempre muito bem recebido pelos funcionários da Superintendência que sou vinculada (Uberlândia/MG), inclusive quando liguei para Brasília para a Central do SISPASS fui muito bem atendido ao telefone, embora saiba que isso não ocorra em outras Unidades da Federação como, dentre outras, São Paulo.

B.C. – A IN 15, de 22 de dezembro de 2010, desagradou todos os criadores amadores e comerciais de passeriformes silvestres, em alguns itens:
1) Apenas 30 pássaros por criador;
2) Apenas 10 anilhas ano por criador respeitando o teto máximo;
3) Um pássaro só pode ser transferido por 3 vezes em toda sua vida;
4) Deve-se agora declarar a posturas dos ovos também;
5) O criador amadorista não pode passar pássaros para o criador comercial;
6) Todo pássaro comprado de criadores comerciais por amadorista é pelo Sispass;
7) Quem tiver pássaros do ANEXO II não podem criar e nem transferi-lo;
8) Os anéis serão confeccionados pelo criador com a númeração fornecida pelo IBAMA;
9) Fica proibido o uso de caixa acústica para encartamento de canto;
10) Fica proibido levar o pássaro para passear por logradouros ou praças e áreas naturais para treinamento.

Na sua opinião, a IN 15 deveria ser revogada ou revista em alguns artigos? O IBAMA com esta imposição da IN 15, está ajudando ou prejudicando a criação e conseqüentemente com a preservação das espécies ameaçadas de extinção?
C.M. – Bom, para ficar mais prático e de fácil compreensão para todos, vou responder rapidamente vinculando aos números acima, depois respondo as perguntas finais.

1) Absurdo limitar em 30 passeriformes o amador, o que acaba com qualquer pretensão científica de apuramento genético, bem como com todas aquelas que há décadas vem se realizando, já que para tal necessário se segurar filhotes e filhotas para efetuar cruzamentos com os pais, o que, por menor que seja o plantel, facilmente será ultrapassado esse número.  Vejamos: Você tem apenas 10 fêmeas.  Se cada uma tiver três posturas por temporada, o que é normal e saudável, com dois ovos por cada, teremos ao final da mesma, isso considerando hipoteticamente que todos nasçam, 60 filhotes. Em regra, nasce um macho e uma fêmea, mas sabemos que o número de fêmeas que nascem sempre é maior.  Ok, então tenhamos a conta básica de 30 fêmeas, dessas, você resolve segurar 20 das melhores para começar um trabalho de apuramento genético, ou seja, de cara, sem contar com os galadores, numa única temporada você teria mais de 30 passeriformes.  Essa política é contrária ao Meio Ambiente, ao protocolo de Kyoto e à Agenda 21 que fomenta a criação de silvestres/nativos em ambiente doméstico.

2) Outro absurdo que está diretamente vinculado à limitação acima, ou seja, acaba com a criação amadorista nos transformando em meros multiplicadores, não permitindo fácil acesso a qualquer um dos espécimes nativos criados em ambiente doméstico ao impor um número menor disponível em sociedade, o que fomenta o tráfico ilegal de aves e a caça ilegal.  Essas medidas, pode escrever, a se manterem, acarretará sérios reflexos sociais com desempregos e empresas do segmento quebrando com a queda de movimentação do negócio da linha pet, já que os reflexos na criação amadorista que está fadada ao término com o tempo acarretará a implosão dos criadores comerciais.

3) Três transferências, por que ? Esse impedimento está diretamente ligado aos dois tópicos acima, ou seja, acaba com a criação amadora de passeriformes, impondo ao último adquirente ou beneficiado que fique com aquele espécime até a morte, mesmo que não reproduza a contento, não interesse ao trabalho genético que se passou a realizar, que não tenha perdido o canto desejado etc.

4) Declarar postura de ovos, isso só pode ter saído da cabeça de quem nunca criou.  Tem ovo que não enche, fica em branco, quebram, goram, tá doido, já imaginou as milhares de informações dessa natureza que receberão a cada temporada, basta para o controle a declaração de nascimento.

5) Se o criador amadorista não pode passar os seus pássaros para o comercial, então para quem irá passar.  Todo comercial antes foi amador e o trabalho sério e científico de apuramento genético implica necessariamente em trocas de genética, no caso, entre amadores e comerciais, basta só haver a declaração para controle do sistema, já que agora o comercial, ao que parece, se disvinculou do SISFAUNA e tem que declarar tudo também ao SISPASS.

6) Todo pássaro adquirido de criadores comerciais, mediante a legítima nota fiscal é do dono, do proprietário em que a nota foi emitida.  Acho justo que se declare no SISPASS se você pretende tirar filhotes daquele passeriforme, do contrário a obrigação de fazer é inconstitucional, até porque mesmo que você declare a aquisição, você deve ter a livre disponibilidade daquilo que lhe pertence, mas, repito, declara para que o SISPASS tenha controle quem são os pais daquele filhote (a).

7) Criadores com passeriformes do Anexo II que não podem criar e nem transferi-los, o que irão fazer ?  Se a política séria de um Meio Ambiente equilibrado recomenda o repovoamento, que o IBAMA não tem condições de fazer pela precariedade sanitária e de instalações dos CETAS, o certo seria que todos destinassem um percentual para esse fim, agora fazer com que aquele que outrora teve autorização para criar, investisse, no caso de muitos comerciais, milhares de reais com empregados etc, o que farão agora ?  É muita irresponsabilidade essa vedação do dia para a noite sem qualquer estudo sério e bom senso de homens de boa vontade.

8) Anéis, outro problema sério.  Particularmente, num primeiro momento não vejo nada demais nessa medida.  Desde a IN 01/2003 que se exige anilhas invioláveis, no que pergunto, desde quando anilhas de alumínio são invioláveis. Seria só porque não são abertas ? É muita ingenuidade se pensar dessa forma, é muita desinformação.  Quer acabar com qualquer irregularidade, que as anilhas sejam de aço inox; que se exija genotipagem e que, se for o caso, se taxe as transferências, mas não as limitar. Com essas medidas, acredito que quase todos os problemas que possam existir de hoje seriam sanados, e nós, criadores regularmente cadastrados no IBAMA não seríamos irresponsavelmente confundidos com traficantes, nós, criadores amadoristas que somos compostos por Empresários Comerciais, Médicos, Dentistas, Autônomos, Juízes de Direito, Promotores de Justiça, Advogados, Profissionais Liberais, Oficiais de alta patente das Forças Armadas etc.

9) Proibição de caixas acústicas ? O que são caixas acústicas ? Muito subjetivismo para o meu gosto, além de flagrante ilegalidade e inconstitucionalidade nessa proibição que não tem respaldo em lei.  Outrossim, por que proibir ? Qual estudo que há recomendando essa drástica medida ?

10) Outra proibição ilegal e inconstitucional, além de ir de encontro ao fim de permitir ao espécime criado em ambiente doméstico a sua identificação com o habitat mais próximo do natural, o que contrária qualquer política séria de meio ambiente.

No mais, administrativamente essa IN deveria ser revogada, atendendo a autoridade administrativa responsável (Presidente do IBAMA) os critérios de conveniência e oportunidade, pois do contrário vejo uma enxurrada de ações judiciais visando a sua invalidação pelas ilegalidade e inconstitucionalidades que se vislumbram, já que flagrantemente o IBAMA está legislando por meio de um Ato Administrativo que não pode impor obrigações de fazer ou deixar de fazer ao administrado, ou seja, a todos nós criadores devidamente cadastrados no órgão.

B.C. – Considerando o seu conhecimento e experiência com curió, qual o conselho que o Senhor dá a pessoas interessadas em começar uma criação de curiós?
C.M. – Faça uma visita ao criatório desejado, veja como a criação ocorre, procure se informar da idoneidade do criador na praça e, enfim, comece com poucos curiós, mas logo verá o quanto é enaltecedora e importante essa atividade de preservação por meio da criação doméstica.

B.C. – Quais são suas últimas palavras que o Senhor gostaria de dizer aos leitores do Blog CURIOZEIROS - Mais que um Hobby, uma Paixão?
C.M. – Bom, gostaria primeiramente de agradecer ao amigo essa oportunidade que me concedeu, e desejar a todos que sejam muito felizes com os seus curiós e criação.

*****************************************************
NOTA DO EDITOR:

Quero agradecer o amigo, Sr. Antonio Pêcego pela brilhante  colaboração, que apesar de dispor de pouco tempo em virtude de seus afazeres profissionais, não mediu esforços em responder as perguntas formuladas por este editor.
Coloco o Blog CURIOZEIROS - Mais que um Hobby, uma Paixão! a sua inteira disposição.

Muito obrigado!

Um abraço! 

*****************************************************
CAROS LEITORES, VEJAM ABAIXO, ATRAVÉS DE POSTAGENS DE VIDEOS,  (PARTE 1 E 2) DE UMA HOMENAGEM PRESTADA PELA REVISTA PASSARINHEIROS & CIA AO SR. ANTONIO PÊCEGO E AO SEU "CURIÓ MURALHA", CAMPEÃO BRASILEIRO E CAMPEÃO DOS CAMPEÕES EM 2008:
(Clique PAUSE ou STOP no Audio do Canto Praia Grande Clássico (ACIMA - NO INÍCIO DA PÁGINA), para assistir os Videos postados abaixo).
*****************************************************