Qual é o preço de um curió ?

O preço de um curió é relativo, depende da região do país, depende da genética de seus antecessores e principalmente da qualidade de seu canto.

Um curió vale de acordo com a qualidade de seu canto, ou seja, seu preço está relacionado com a raça apurada, com voz, balanço, andamento, melodia e repetição. Um curió com esses adjetivos é muito valorizado e tem um alto valor comercial.

Um curió campeão em torneios de canto, além de seu momento de fama, sendo considerado um ídolo por todos os curiozeiros do país, pode valer uma fortuna, equivalendo ao preço de três carros populares até ao preço de um apartamento de luxo.

Curiós bons de canto e repetidores são muito cobiçados por criadores comerciais, com o objetivo de um melhoramento genético no plantel do criadouro, pois como diz o ditado: “tal pai, tal filho”, e um curió repetidor com fêmea filha de curió repetidor, tem possibilidades lógicas de nascerem filhotes bons de canto, inteligentes no sentido de assimilarem com facilidades as notas de canto, identificando-se como repetidores natos.

Lembro os amigos curiozeiros, que há exceção à regra, nem sempre a teoria anda junto com a prática, ou seja, as vezes curiós filhos de repetidores, aprendem um canto perfeito, com voz, balanço, andamento e melodia, porém não são repetidores. As vezes curiós filhos de curiós que não repetem, se destacam como excelentes repetidores. Geralmente, a linhagem da genética faz a diferença, filhotes de curiós raçadores, quase sempre se destacarão como excepcionais cantores.

Todos sabem que um criador amadorista de pássaros devidamente cadastrado no Ibama/Sispass, de acordo com as normas e instrução normativa do órgão, poderá criar passeriformes em ambiente doméstico, com um número limitado de filhotes e que poderá fazer transação de pássaros através de permuta por outros pássaros ou fazer doação de pássaros a amigos que sejam cadastrados no Ibama. Somente poderão comercializar pássaros, criatórios/criadouros comerciais legalizados, emitindo nota fiscal.

Um filhote de curió com genética apurada adquirido em criatório/criadouro comercial custa em média o preço de R$ 500,00 à R$ 1.500,00.
.
Um campeão não é “campeão” ao acaso, um tri-atleta, um atirador de competição (elite), um lutador de boxe, etc, só conseguem atingir o lugar mais alto do pódium, treinando exaustivamente, dependendo obviamente de muito treino, de uma alimentação balanceada e da dedicação assídua e irrestrita de seu treinador.  O mesmo ocorre com um curió, de nada adianta um aficionado por curió, adquirir um filhote com 40 dias, de excelente genética, com o intuito de participar de torneio de canto de curiós e achar que comprou um futuro campeão.
.
Um curió apto para participar de torneios de canto está condicionado ao treinamento do encarte que receber de seu proprietário/mantenedor. Para formar um curió aspirante a um futuro campeão, dependerá exclusivamente de um longínquo e dedicado treinamento no encarte de canto aplicado pelo seu dono, sendo adquirido com até três meses de idade, sendo criado sem ouvir, em hipótese alguma, o canto de outros pássaros, não ouvindo pialados de fêmeas ou canto imperfeito de outros curiós, sendo ministrado aulas de encarte através de Cd do canto pretendido, com aparelho de som específico com timer e temporizador, na proporção de 30 minutos ligado por 30 minutos desligado, das 06:00 às 18:00 horas, todos os dias. Se possuir um curió com canto perfeito, ministrar aulas com o mestre ao vivo, por uma hora diária, de preferência na parte da manhã, bem cedo, deixando o aluno distante do professor, distância essa onde o filhote consiga ouvir o canto do mestre, usando isolamento visual entre as gaiolas. Após uma hora de treinamento, novamente aulas de canto do Cd.
.
Está técnica de treinamento de canto é usada pela maioria dos curiozeiros, muitos usam outras técnicas, teóricas ou impíricas, respeito todas as técnicas, todos os curiozeiros buscam o mesmo objetivo, formar curiós bons de canto e em condições de participar de torneios.
.
Já ouvi essa expressão: “meu curió não tem preço, é como um filho. Você venderia seu filho?” O Proprietário de um curió campeão não vende seu pupilo por dinheiro nenhum desse mundo e se um dia, por qualquer motivo, disponibilizá-lo a venda, pode ter certeza, será por um alto valor.

Vilson de Souza – Sorocaba-SP.
(Autorizado a cópia deste Artigo para Blogs e Sites, desde que seja citado o nome do autor e a fonte).


Veja o vídeo abaixo:
Clique PAUSE ou STOP no Audio do Canto Praia Grande Clássico (ACIMA,  NO INÍCIO DA PÁGINA)
para assistir o Video.